Visitante Cristiana

Garantia da Casa

7 publicações neste tópico

Olá, a um ano comprei uma casa nova e disserame que a casa tinha 5 anos de garantia.

Este ano apareceunos alguns problemas minimos mas como temos garantia queremos que nos ajeitem a casa. Entramos em contato telefonico mas não adiantou pois nos dias que diziam que viriam cá nunca apareciam então mandamos um e-mail e demos um prazo de um mes para que nos resolvessem o problemas esse mes já passou e nem uma resposta obtivemos.

O e-mail serve como prova caso tenha que ir por outras vias para me resolvrem o problema ou o melhor é enviar uma carta.

Caso eles continuem sem ligar o que devo fazer?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem lhe disse que a casa tinha de garantia 5 anos?

Quando é que foi efectivamente a compra da casa?

Se a resposta à primeira questão for o construtor, deverá enviar uma carta registada com aviso de recepção estipulando um prazo razoável para corrigir os defeitos. Findo esse prazo, entrará em contacto com outras entidades (DECO, Julgados de Paz - consoante o valor total das obras -, Tribunal) afim de resolver o problema.

Tem a morada actualizada do "vendedor/construtor"?

A empresa é reconhecida ou só tem contactos de telemóvel e email?

Independentemente da resposta a estas questões, pode fazer mais duas coisas:

1. dirigir-se à empresa e pedir o livro de reclamações;

2. dirigir-se à DECO numa primeira fase para ouvir conselhos e depois se for necessário contratar um advogado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem me disse que a casa tinha 5 anos de garantia foi o senhor da imobiliária, mas o engenheiro da obra tambem me disse acho que me vou dirigir a sede da empresa que construiu o predio e fazer a reclamação por escrito.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem me disse que a casa tinha 5 anos de garantia foi o senhor da imobiliária, mas o engenheiro da obra tambem me disse acho que me vou dirigir a sede da empresa que construiu o predio e fazer a reclamação por escrito.

Obrigado

Actualmente, embora já se fale à algum tempo sobre isso, a ordem quer aumentar a garantia para 10 anos. E para isso pretendem instituir um fundo para casos como o seu.

Entretanto, não deixe o tempo passar, pois pode-se dar o caso do imóvel ter uma idade de construção superior, embora só o tenha adquirido recentemente!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O predio é de 2004, mas isso quer dizer que já não tenho direito a garantia por o predio ter mais de 5 anos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O predio é de 2004, mas isso quer dizer que já não tenho direito a garantia por o predio ter mais de 5 anos?

Era mesmo essa a situação que suspeitava do seu relato.

Neste caso, o melhor que tem a fazer é dirigir-se a uma delegação da DECO para se aconselhar, pois pode-se dar o caso de quem construiu a casa ter na sua ideia que o prazo de garantia já expirou!...

Em princípio a garantia só começa a contar a partir da data da escritura e ai sim, a empresa construtora terá de assumir as obras. Caso contrário, poderá deixar uma reclamação na agência imobiliária por lhe prestarem declarações que a induziram em erro!...

Mas estou praticamente convencido que há algures por ai um pouco de desleixo e fazer passar o tempo para o prazo expirar!...

Tal como lhe disse anteriormente, não deixe passar muito mais tempo. Carta registada com aviso de recepção (hoje em dia até nem  é preciso aviso de recepção pois os CTT têm um serviço onde pode acompanhar o percurso da dita carta registada) a indicar os defeitos (se for acompanhado de fotos melhor) e um prazo razoável para lhe responderem (15 a 20 dias). Passado esse prazo, DECO, Julgados da Paz (mediante o valor envolvido), advogado e Tribunal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead