Visitante Rui...

Deduções à colecta dúvida Modelo 3 IRS

3 publicações neste tópico

Quando se diz: "São dedutíveis à colecta 30% das seguintes importâncias:" no CIRS, quer dizer:

1. Só se pode colocar na declaração 30% do valor das facturas que temos ou,

2. Colocamos o valor total das facturas e depois o cálculo apenas vai incidir sobre 30% do valor que nós especificámos na declaração.

A mesma dúvida se passa com os valores máximos, são os valores máximos o que podemos declarar ou vão ser apenas os valores que vão ser tidos em conta.

Por exemplo: se tiver 5000 em despezas de saude o quais apenas poderia deduzir 30% o que colocava na declaraçao? 5000 ou 1500?

e se o valor máximo for de 400 mas se tiver 800, posso colocar 800 ou só posso mesmo colocar no máximo 400?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

colocas sempre o valor real: se tens 5.000 euros de despesas com saúde colocas isso, e o mesmo para todas as outras deduções que apresentes.

o sistema informático das finanças encarrega-se do resto, i.e. faz as contas e se ultrapassar o máximo dedutível ele limita-se a inscrever automaticamente esse máximo para efeito dos cálculos, tu não tens que te preocupar com nada mais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, era o que pensava. Um colega meu é que me atrofiou a cabeça.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead