PauloC

Transferência Isenção IMI

9 publicações neste tópico

Boa Noite,

Há 8 anos quando comprei casa, fiquei com isenção de pagar IMI durante 10 anos, até 2012 (antiga contribuição autarquica, penso eu).

Nos proximos meses irei vender a minha casa e comprar uma nova. Gostaria de saber se ainda ficarei isento até 2012 de pagar IMI ou se posso fazer novo pedido de isenção. O valor patrimonial do novo imovel é de 168.310,00€.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Poderá fazer novo pedido de isenção. Cada agegado familiar tem direito, se não estou enganado, a fazer 2 pedidos de isenção (penso que para imóveis diferentes).

O actual pedido deixa de ter efeito visto que o imóvel vai deixar de ser seu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E ao fazer novo pedido, pelo valor do imovel, terei direito a 4 anos de isenção, não é?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto. De 157.500,01 EUR até 236.250 EUR são atribuídos 4 anos de isenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que se fizer o pedido de isenção ainda este ano, perde logo 1 ano!...  :o

Convem que faça o pedido de isenção a partir do dia 1 de Janeiro e que não ultrapasse 6o dias após a compra da sua nova casa!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiquei esclarecido.

Obrigado pela dica! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Solicito o favor que me esclareçam sff, em 2001 adquiri um imóvel e fiquei isento de IMI durante 10 anos, este ano tive que mudar a morada por força maior e fui obrigado a cessar esta concessão.

Neste momento estou outra vez no mesmo imóvel, visto que na altura apenas transferi a morada, tenho direito a pedir o IMI restante?

Ao pedir este IMI, já estou a usar a 2ª concessão a que tenho direito?

È possivel indicarem-me a tabela destas atribuições? ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Solicito o favor que me esclareçam sff, em 2001 adquiri um imóvel e fiquei isento de IMI durante 10 anos, este ano tive que mudar a morada por força maior e fui obrigado a cessar esta concessão.

Neste momento estou outra vez no mesmo imóvel, visto que na altura apenas transferi a morada, tenho direito a pedir o IMI restante?

Ao pedir este IMI, já estou a usar a 2ª concessão a que tenho direito?

Creio que nas Finanças da sua zona de residência o poderão esclarecer devidamente.

Aquilo que pretende é pedir isenção do IMI por mais um ano relativamente ao mesmo imóvel no qual deixou de habitar durante um ano sensivelmente.

Cessou, deixou de ter isenção. Durante esse tempo alguêm pagou IMI relatimente a esse imóvel?

Já voltou a alterar a sua morada, nas Finanças, para este imóvel?

Continua a ser o titular deste imóvel ou há outro titular?

Parece-me que não tem direito a pedir nova isenção de IMI (atenção que não se sabe, e não estou a entrar com esse dado, qual o valor actual do imóvel) visto que a morada é a mesma. A não ser que o titular do imóvel seja agora outra pessoa e esta faça o tal pedido de isenção na altura devida.

Relativamente ao usufruto da restante isenção do IMI, só mesmo a sua repartição de Finanças o poderá esclarecer!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Informo que mal recebi a notificação para cessar o IMI, fui logo notificado a pagar o IMI no valor de 253,00€.

Ainda este ano, voltei a alterar a morada fiscal para esse imóvel, ficando então, para todos os efeitos 1 ano por usufruir.

Durante este tempo, o único titular deste imóvel manteve-se inalterado.

JPMF1 ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor