vic

Cálculo dos juros

4 publicações neste tópico

Saudações a todos!

É a primeira vez que utilizo este site. Se estou a incorrer em alguma falta, desculpem.

O que me trouxe aqui é o facto de andar à procura de uma forma de calcular os juros do meu crédito à habitação. Com esta constante variação das taxas e as grandes diferenças que elas vêm fazendo nos valores a pagar veio-me a curiosidade de verificar essas diferenças. O banco é a CGD e lá deram-me uma fórmula que eu tenho utilizado mas que me dá valores muito diferentes dos pretendidos. A fórmula é esta :

J= C x Tx x Temp / 365

J - Juros

C - Capital

Tx - Taxa Euribor + Spread

Temp - Tempo que falta pagar

O capital não sei se é o que foi contratado ou o que falta pagar, tenho utilizado este último. O tempo também não sei se ponho em dias ou meses, tenho colocado em meses. O resultado tem sido valores altíssimos, totalmente discrepantes.

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O banco é a CGD e lá deram-me uma fórmula que eu tenho utilizado mas que me dá valores muito diferentes dos pretendidos. A fórmula é esta :

J= C x Tx x Temp / 365

J - Juros

C - Capital

Tx - Taxa Euribor + Spread

Temp - Tempo que falta pagar

O capital não sei se é o que foi contratado ou o que falta pagar, tenho utilizado este último. O tempo também não sei se ponho em dias ou meses, tenho colocado em meses. O resultado tem sido valores altíssimos, totalmente discrepantes.

A fórmula foi alterada recentemente (Junho) embora eu não saiba se já se aplica ao teu contrato (caso a última revisão tenha sido antes de Junho ainda se aplicam os 365 dias, senão passam a 360).

O capital é efectivamente o capital ainda em dívida. Ou seja, vai diminuindo todos os meses e com eles a parcela de juros.

O tempo refere-se ao número de dias no mês. Ou seja, se deves 70 000, à taxa de 5% e desde o último pagamento passaram 30 dias,então a componente de juros será de 291,67€ (não esquecer que, na fórmula, 5% = 0,05). Tudo o que pagas para além disso é abatido ao valor da dívida.

Podes fazer esses cálculos mais facilmente através do Mapa de Juros, no blog (penso que nessa ferramento o tempo de cálculo dos juros está fixo nos 30 dias para facilitar... pode haver pequenas discrepâncias relativamente à fórmula usada por outros bancos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Antes de mais quero agradecer-lhe a resposta deveras bem elucidativa.

Já fiz o cálculo e os valores já estão realmente mais aproximados. Julgo que a diferença terá haver com a forma como calculam a taxa euribor a aplicar. Entretanto, como valores a pagar aparecem-me os juros, diversos e a amortização. Os diversos no crédito à habitação são 1.10 euros mas no multiopções aumentam para 7.20 euros, sem qualquer descriminação sobre o que são estes diversos.

Obrigado!

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

Entretanto, como valores a pagar aparecem-me os juros, diversos e a amortização. Os diversos no crédito à habitação são 1.10 euros mas no multiopções aumentam para 7.20 euros, sem qualquer descriminação sobre o que são estes diversos.

Esses diversos podem ser impostos, taxas mensais cobradas pelo banco, um sem número de coisas... O melhor mesmo é pedir ao banco para esclarecer... e, já agora, depois vir cá contar-nos, pode haver mais pessoas interessadas ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead