manovio

Dúvidas sobre os fundos de Obrigações

6 publicações neste tópico

Bem  estou a pensar investir tanto em depósitos a prazo como em fundo de obrigações, e o fundo que tenho a analisar é o PIMCO TOTAL  RETURN BOND E EUR (HDG)ACC, só que sou assolados com algumas dúvidas tenho então tentado pesquisar sobre o assunto e tenho aprendido algumas coisas mas tenho algumas dúvidas em relação às maturidades e cupões passando ao exemplo do fundo que referi em cima temos estes dados e não entendo o que significa e portanto pedia a vossa ajuda.

sendo que estou a pensar neste investimento como medio a longo prazo até 3 anos.

Maturidades % Obrig.

1 a 3          28.97

3 a 5          13.15

5 a 7          9.49

7 a 10        19.29

10 a 15        1.82

15 a 20        2.31

20 a 30        3.65

Mais de 30    11.31

Cupões % Obrig.

Cupõe 0    0.00

0 a 4        56.04

4 a 6        26.34

6 a 8        9.40

8 a 10      3.51

10 a 12    1.68

Mais de 12 3.02

Obrigado e toda ajuda é bem vinda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma mera opinião sobre esses fundos. Invista apenas e só se não precisar do dinheiro nesse prazo temporal estimado. Caso necessite do capital investido, será penalizado, ou não (se conseguir comprador para essas obrigações) e pode até perder parte do capital!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lendo apenas o que escreveste aqui parece-me que se trata da distribuição dos investimentos do fundo:

É um fundo de obrigações em que 28,97% dessas obrigações têm uma maturidade compreendida entre 1 a 3 (anos?), 13,15% têm uma maturidade entre 3 a 5, etc.

Quanto à rentabilidade, 56,04% das obrigações que constituem o fundo tem uma taxa de cupão (juro) entre 0% e 4%, 26,34% dos títulos têm uma taxa entre 4% e 6%, etc.

Uma mera opinião sobre esses fundos. Invista apenas e só se não precisar do dinheiro nesse prazo temporal estimado. Caso necessite do capital investido, será penalizado, ou não (se conseguir comprador para essas obrigações) e pode até perder parte do capital!...

Uma das vantagens dos fundos é justamente essa - não é preciso preocupar-se com o arranjar ou não comprador para um título em particular. à partida o fundo tem mais liquidez que muitos dos activos que o constituem, deve ser mais fácil "livrar-se dele", se for preciso.

Além disso a gestão do fundo fica a cargo de outra entidade que não o investidor, para o melhor e para o pior - quem tem que se preocupar em arranjar compradores caso haja uma mudança de activos é justamente a entidade gestora do fundo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela disponibilidade das resposta, em relação à quantia que quero investir nesse fundo ainda não sei quando porque ainda estou aprender sobre os fundos de obrigações e são cerca de 10000  de 3 anos, representa 25% da minha poupança os 75% é para colocar em depósitos a prazo. Mas se tiver que ficar mais tempo no fundo fico é um dinheiro que está já com esse objectivo traçado, o fundo em questão é de risco baixo.

Segundo o prospecto,

"O Fundo investe pelo menos dois terços dos

seus activos em uma carteira diversificada de títulos de

renda fixa de diferentes maturidades. A duração média

da carteira deste Fundo, normalmente variam dentro de

três a seis anos de duração com base nas previsões do

Consultor de Investimento para as taxas de juros."

Como foi aconselhado pelo o pfa estou a tentar primeiro entender o fundo

Voltando às dúvidas que me assolam, esse cupões ( juros )são pagos de que forma ou seja se em ups, e são englobados no fundo constituido por mim e que por periodicidade que esses cupões são pagos.

Espero ir continuando aprender assim com as vossas respostas eh

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma das vantagens dos fundos é justamente essa - não é preciso preocupar-se com o arranjar ou não comprador para um título em particular. à partida o fundo tem mais liquidez que muitos dos activos que o constituem, deve ser mais fácil "livrar-se dele", se for preciso.

Além disso a gestão do fundo fica a cargo de outra entidade que não o investidor, para o melhor e para o pior - quem tem que se preocupar em arranjar compradores caso haja uma mudança de activos é justamente a entidade gestora do fundo.

Pois, mas o investidor pode vir a precisar para um imprevisto qualquer, e nesse caso a gestão de fundo não lhe vai entregar de imediato o capital investido nesse "fundo". Até porque é preciso "pagar" (comissões) aos profissionais que gerem esses fundos. Se fosse assim tão simples, poderiamos esquecer o mercado das acções, o mercado das obrigações, o mercado de titulos de tesouro,... e investir apenas no mercado dos fundos, pois eles tratam de tudo... á partida!

O risco de um fundo de investimento pode ser definido como o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado investindo em um determinado fundo. Dessa forma, os fundos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, fundos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Fundos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Subscrevi o ano passado Fundos com uma grande componente de obrigações do Estado. Estavam a 3%. Agora diz-me o gestor que as obrigações do estado rondam os 7%. Como é que se perde dinheiro assim ? Não percebo. Vale a pena continuar com estes fundos ? Poderei recuperar algum do prejuízo ou alguém me aconselha outra opção? Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead