Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Pedro Santos

Iva em Acto isolado

6 publicações neste tópico

Bom Dia,

Durante o ano trabalhei numa empresa, com a condição que no final do ano faria um recibo de acto isolado que cobrisse os valores que me pagaram mensalmente. Como era a única opção que me davam tive que aceitar. Também me disseram que , como é o primeiro emprego e o valor é baixo, não teria de pagar impostos. No entanto agora, ao verificar o recibo, parece que tenho de pagar IVA em cima do que recebi e depois IRS. Preciso de saber se está correcto ou se estou a fazer uma interpretação errada do que li.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor que te pagaram foi com IVA incluído?

Normalmente é assim:

- Acorda-se um valor para o serviço, imaginemos, 1000€.

- Em cima desse serviço acrescenta-se o valor do IVA (normalmente 21%, ou seja 210€)

* Isto é o que a entidade a quem é prestado o serviço tem de pagar: 1210€

- Caso a entidade a quem é prestado o serviço tenha contabilidade organizada pode ser logo feita a retenção no fonte de IRS (21,5%, ou seja, 215€)

* se tiver sido feita retenção na fonte, a entidade paga 995€ a quem lhe prestou o serviço e entrega os 215€ ao Estado.

- Se houve cobrança de IVA, tens que o entregar nas Finanças até ao fim do mês seguinte.

- No ano seguinte, quando fizeres a declaração de IRS, o preço do serviço (sem IVA) vai entrar como rendimento e também declaras o que já foi retido na fonte. Juntamente com os demais elementos da declaração é calculado o imposto que tens de pagar - se a retenção na fonte que já fizeste ultrapassar esse valor as Finanças devolvem o excesso; se ficar aquém, tens de pagar o que falta.

Agora, tens que ver em que é que isto encaixa no que acordaste com a empresa a quem prestaste o serviço. Por exemplo, se o preço que acordaste com eles já tinha IVA incluído, tens de partir o preço de forma a discriminar o que é o IVA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A empresa tem contabilidade organizada, mas como é a primeira vez que vou fazer declaração de impostos não sei se vão fazer retenção. Quanto ao IVA foi-me dito que não teria de pagar nada, mas sendo assim vou ter de falar com os empregadores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A empresa tem contabilidade organizada, mas como é a primeira vez que vou fazer declaração de impostos não sei se vão fazer retenção. Quanto ao IVA foi-me dito que não teria de pagar nada, mas sendo assim vou ter de falar com os empregadores.

Relativamente à retenção na fonte, não tem a ver com o facto de ser a primeira vez ou não. Mas tem sempre em mente que não havendo retenção na fonte agora, terás necessariamente que pagar o imposto no próximo ano, portanto convém que estejas preparado com o montante em causa quando chegar a altura...

Quanto ao IVA, há efectivamente actividades que estão isentas de IVA, que podes consultar no Artigo 9º do Código do IVA (disponível no portal das finanças). De que actividade se trata?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta, só tenho mais uma duvida. Quando nas suas contas diz que a empresa teria de pagar ao estado 215€ se fizer a retenção, isso já inclui o IVA? Ou seja, depois eu não teria de ir pagar o IVA às finanças? E, em caso seja isento de IVA, o que faço com o recibo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta, só tenho mais uma duvida. Quando nas suas contas diz que a empresa teria de pagar ao estado 215€ se fizer a retenção, isso já inclui o IVA? Ou seja, depois eu não teria de ir pagar o IVA às finanças? E, em caso seja isento de IVA, o que faço com o recibo.

Não tem nada a ver com IVA. A retenção na fonte é referente ao IRS. Repara que os valores até são diferentes, porque as taxas são diferentes. Mas ambos são calculados a partir da mesma base (os 1000€ no exemplo que dei).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0