Visitante Paulinho34

Livro sobre poupança

9 publicações neste tópico

Gostava de oferecer um livro sobre como e o porquê de poupar ao meu irmão.

Ele ganha 100 e gasta 150... já tem muitos créditos que foram amortizados pelos meus pais com a minha ajuda.

Ele tem 22 anos e não tem cabeça, quanto mais ganha mais gasta... não tem noção que tem de poupar. Para ele o dinheiro "queima-lhe" nas mãos.

Existe algum livro com uma linguagem acessível sobre como poupar e sobretudo como poupar? Dava mais importância a um livro cujo autor tenha passado por problemas financeiros para ver se ajuda mais a "entrar" na cabeça dele.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião isso não vai lá com livros. O melhor que têm a fazer é explicar-lhe que:

- Não pode continuadamente gastar mais do que aquilo que ganha;

- Se contrair créditos ou outro tipo de obrigações está por sua conta.

Se ele continuar com o comportamento actual (e a vossa família não o ajudar em nada, com excepção do que é necessário para a "sobrevivência"), rapidamente se vai aperceber que se está a meter em encrencas. Vai ser uma lição severa de aprender, mas como tem 22 anos tem muito tempo para recuperar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião isso não vai lá com livros. O melhor que têm a fazer é explicar-lhe que:

- Não pode continuadamente gastar mais do que aquilo que ganha;

- Se contrair créditos ou outro tipo de obrigações está por sua conta.

Se ele continuar com o comportamento actual (e a vossa família não o ajudar em nada, com excepção do que é necessário para a "sobrevivência"), rapidamente se vai aperceber que se está a meter em encrencas. Vai ser uma lição severa de aprender, mas como tem 22 anos tem muito tempo para recuperar.

Com actual conjuntura financeira que o pais atravessa e os meios de comunicação/publicidade todos os dias a falarem na importância de poupar (Dinheiro, serviços, energias, bens..etc )...com 22 anos tem que abrir os olhos rapidamente, caso contrário, tenho toda a certeza que os erros de agora se iram reflectir no futuro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está complicado de lhe meter na cabeça que tem de poupar. O dinheiro queima-lhe nas mãos e as financeiras são pior que carraças. Estão sempre a ligar se ele quer créditos e ele não resiste!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se vocês deixarem de lhe amortizar os empréstimos e ele tiver que os pagar sozinho vais ver se não aprende...

Por outro lado, se começar a ter problemas em pagá-los, as financeiras também deixam de lhe "oferecer" empréstimos...

É certo que se começar a ficar com situações de incumprimento fica com o nome no BdP e problemas para arranjar outros créditos... mas se ele não sabe usar o crédito, o melhor mesmo é capaz de ser não ter acesso a ele.

Outra coisa - as financeiras contactam-no porque têm os dados dele. Segundo a lei de protecção de dados, ele pode pedir o acesso e a eliminação dos seus dados pessoais (desde que não sejam necessários, por exemplo, que não haja empréstimos ainda activos) ou exigir não ser mais contactado novamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por outro lado, se começar a ter problemas em pagá-los, as financeiras também deixam de lhe "oferecer" empréstimos...

Também podem chamar "o cobrador do fraque".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Totalmente de acordo.

Uma conversa séria e definitiva de quem acaba por pagar os créditos .Os seus pais.

Se ainda assim não for lá, é deixá-lo ir para o BDP. Tratamento duro , mas neste caso me pareçe o melhor.

È o que eu faria ao meu filho. Aos 22 anos ou os pais ensinam que tudo o que fazemos tem consequencias ou a vida vai ensinar da pior maneira.

Aos 22 anos ir para o bdp ainda não é um grande problema.

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas se ele quiser mesmo insistir num livro que fale de poupanças, ofereça-lhe o : "O Homem mais rico da Babilónia".

É excelente, de facil leitura, prático e resulta.

Bem haja

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

livros interessantes e de fácil leitura:

pai rico pai pobre - Robert Kiyosaki

Descubra o milinoario que há em si - Pedro Carrilho

Mas também é tal coisa, se ele só se interessa em gastar não vai ser fácil

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead