Visitante Susana Fernandes

Descontos antigos para segurança social

9 publicações neste tópico

Reparei que no meu registo de remunerações anuais existe 2 anos (1995 e 1996) dos quais não tenho descontos e outros três anos que estão incompletos.

Esta ausência de descontos deve-se muito que algumas das entidade que trabalhei não fizeram descontos, noutros casos não trabalhei e estive em casa, e noutros trabalhei muito pouco tempo (1 mês e alguns até menos).

Pretendia fazer os descontos desta época de forma a ter os anos seguidos sem intervalos ou falhas de descontos.

Qual é a possibilidade de fazer isso e se posso fazer como doméstica!  ???

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que não podes tapar esses "buracos" mas acho que podes fazer descontos adicionais, para além do que é exigido.

De qualquer forma, se começaste a trabalhar nessa altura, o mais provável é que ainda possas optar pelos regimes de cálculo de reforma em que se contam apenas os últimos anos com descontos (actualmente é considerada toda a carreira contributiva) e teres ou não descontado nesses anos talvez não faça tanta diferença assim, pelo menos nos mais antigos.

O melhor é capaz de ser contactares a SS e colocares as tuas dúvidas directamente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

os anos incompletos são juntos até completar um ano completo, e assim sucessivamente. Esta é a forma que a SS usa para contar o tempo de serviço em anos com menos de 120 dias de descontos (120 dias = 1 ano completo) .

relativamente aos meses em que trabalhaste e a entidade patronal não entregou os descontos se tiveres os respectivos recibos podes apresentar queixa da entidade patronal e o problema deixa de ser teu. Desconheço é se existe algum período de prescrição, é natural que exista pois temos que compreender que não é razoável ir apresentar queixa de algo que aconteceu há 15 anos atrás, se foi esse o caso: até se pode dar o caso de a entidade patronal já não existir e tu também terias culpa na medida em que não verificaste atempadamente se tudo estava regularizado.

no entanto se não é esse o caso deves apresentar queixa na SS indo munida dos respectivos recibos de vencimento os quais comprovam que entregaste o teu dinheiro à empresa para quem trabalhavas com a finalidade de ser entregue na SS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Desconheço é se existe algum período de prescrição

Existe - é de 5 anos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Reparei que no meu registo de remunerações anuais existe 2 anos (1995 e 1996) dos quais não tenho descontos e outros três anos que estão incompletos.

Esta ausência de descontos deve-se muito que algumas das entidade que trabalhei não fizeram descontos, noutros casos não trabalhei e estive em casa, e noutros trabalhei muito pouco tempo (1 mês e alguns até menos).

Pretendia fazer os descontos desta época de forma a ter os anos seguidos sem intervalos ou falhas de descontos.

Qual é a possibilidade de fazer isso e se posso fazer como doméstica!  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando fiz a minha prova de recursos fui ver os meus descontos e reparei que a minha empresa nos anos de 2000 a 2005 apenas descontava 240 dias apos 2005 passou a ser 360 dias mas eu sempre descontei por inteiro estes anos todos como é isto possivel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando fiz a minha prova de recursos fui ver os meus descontos e reparei que a minha empresa nos anos de 2000 a 2005 apenas descontava 240 dias apos 2005 passou a ser 360 dias mas eu sempre descontei por inteiro estes anos todos como é isto possivel.

Isso só perguntando à empresa ou à SS. Tenta perceber quais são os meses em falta e se há alguma particularidade nesses meses.

Também se pode dar o caso de haver erros de processamento - já por duas vezes passei por um cenário de transferência entre empresas em que começou a haver problemas com o processamento dos meus salários na SS - mandei-lhes um mail e a resposta da SS é que as folhas de vencimentos estavam lá só que havia erros processuais e o sistema não as aceitava. Resolveram o problema das duas vezes.

Infelizmente, como no teu caso já se passaram 5 anos, se for por culpa da empresa ter fugido à SS julgo que já não há muito que possas fazer... mas informa-te na SS de qq forma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de saber cuantos descontos tenho da seguransa sosial

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens duas maneiras :

1ª ) regista-te na Segurança Social Directa e após isso feito e teres a tua password podes consultar online a tua carreira contributiva

2ª ) diriges-te a um posto da Seg. Social e solicitas uma contagem da tua carreira contributiva - dar-ta-ão ao fim de poucos meses

eu tive que fazer isto (2ª opção )  há pouco tempo pois detectei erros de contagem de tempo na consulta via internet e  a resposta veio passados 4 meses e com todas as minha dúvidas corrigidas

as minhas dúvidas prendiam-se exactamente com períodos em que havia mudado de emprego, há já bastantes anos, tal como diz o pauloaguia na mensagem anterior, e, nesses anos, apareciam-me na internet falhas de contagem de tempo - mas depois ele estava lá todo na tal contagem que solicitei ao balcão da segurança social.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead