Visitante MGAM2

Poupar nas Despesas Obrigatórias

11 publicações neste tópico

Nos tempos que se avizinham o melhor mesmo é poupar em tudo o que seja possível e come sta ideia em mente resolvi dar uma volta às contas fixas lá de casa: Água, Luz, Gás, Comunicações.

Com a TvCabo foi fácil  e aconselho todos os clientes fora do período de fidelização a renegociar o seu contracto, eu consegui uma poupa de 25 € mensais. Esta redução veio acompanhada de um aumento de canais e uma redução da largura de banda da Net, mas acho que com 10MB até consigo aspirar toda a internet para dentro do meu disco num abrir e fechar de olhos (eu sou do tempo dos 640kbs na netcabo e já era qq coisa de bom, por isso se pudesse pagar menos e ter apenas 2MB não me importava nada).

Na água, nada a fazer.

Agora vem a razão deste meu post.

Não consegui chegar à conclusão de como reduzir a factura do Gás e da Luz, após esgotar as medidas activas de poupança (acabar com os standby's, desligar o fogão uns minutos antes de acabar o cozinhado etc), estava a pensar mudar de tarifário ou de fornecedor, alguém já o fez com sucesso?

EDP - estava a pensar mudar para o 5D (mas pelo que li não é adequado à maioria de nós), Endesa (site em baixo), Bi-horária (por mais que leia ainda não percebi se a poupança é real).

Gás - mudar de fornecedor, a Gascan e uma empresa que vende gás propano canalizado, que pelo que percebi tem maior poder calorifico e logo ajuda a poupar. (já alguém experimentou?) - http://www.gascan.pt/

Obrigado pela ajuda e se tiverem outras ideias de poupança neste tema, são muito bem-vindas. ;D

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos tempos que se avizinham o melhor mesmo é poupar em tudo o que seja possível e come sta ideia em mente resolvi dar uma volta às contas fixas lá de casa: Água, Luz, Gás, Comunicações.

Com a TvCabo foi fácil  e aconselho todos os clientes fora do período de fidelização a renegociar o seu contracto, eu consegui uma poupa de 25 € mensais. Esta redução veio acompanhada de um aumento de canais e uma redução da largura de banda da Net, mas acho que com 10MB até consigo aspirar toda a internet para dentro do meu disco num abrir e fechar de olhos (eu sou do tempo dos 640kbs na netcabo e já era qq coisa de bom, por isso se pudesse pagar menos e ter apenas 2MB não me importava nada).

Na água, nada a fazer.

Agora vem a razão deste meu post.

Não consegui chegar à conclusão de como reduzir a factura do Gás e da Luz, após esgotar as medidas activas de poupança (acabar com os standby's, desligar o fogão uns minutos antes de acabar o cozinhado etc), estava a pensar mudar de tarifário ou de fornecedor, alguém já o fez com sucesso?

EDP - estava a pensar mudar para o 5D (mas pelo que li não é adequado à maioria de nós), Endesa (site em baixo), Bi-horária (por mais que leia ainda não percebi se a poupança é real).

Gás - mudar de fornecedor, a Gascan e uma empresa que vende gás propano canalizado, que pelo que percebi tem maior poder calorifico e logo ajuda a poupar. (já alguém experimentou?) - http://www.gascan.pt/

Obrigado pela ajuda e se tiverem outras ideias de poupança neste tema, são muito bem-vindas. ;D

Cumps

boas

Gás não utilizo! Quanto á electricidade, também estou a ponderar isso e o único dado a acrescentar é que a partir de Janeiro de 2011 a Iberdrola vai começar a abrir lojas físicas e a ser um concorrente sério á EDP, a minha fonte é  um colaborador da Iberdrola

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro quando a EDP 5D apareceu havia dois grandes "contras":

- caso a potência contratada fosse muito baixa (uma vez que eles apenas disponibilizam tarifário a partir dos 6,9kVA)

- a componente fixa do contador era bastante mais baixa que a da tarifa regulada mas a tarifa da energia bastante mais alta, pelo que, dependendo do perfil de consumo, podia acabar por sair a factura bem mais cara.

Em todos os outros cenários, o consumidor saía a ganhar. Aliás, estive a dar uma vista de olhos aos tarifários da EDP 5D e ao regulado e parece que o preço da energia já é igual nos dois, pelo que o segundo contra aparentemente desapareceu.

Relativamente à Endesa, quando entraram no mercado começaram com uma campanha que oferecia desconto sobre a tarifa regulada, tudo o resto era igual (ou seja, compensava trocar pelo desconto). Infelizmente não tinham tarifário bi-horário e não me compensava porque ia acabar por ficar a pagar mais...

Quanto à tarifa bi-horária, a poupança é real, mas implica que os hábitos se adequem à mesma. Por exemplo, eu tenho a tarifa semanal e deixo as tarefas mais pesadas (máquinas de lavar, passar a ferro, etc) para a madrugada ou para o fim de semana. De vez em quando faço as contas ao que gastaria se estivesse na tarifa simples e, até agora, tem saído sempre mais barato (nem sempre a diferença é significativa, é certo, mas está lá).

Para muita gente, alguns destes hábitos são um transtorno; para mim é algo natural porque durante a semana estou fora de casa a maior parte do dia, por isso, para mim, faz todo o sentido.

Para comparação dos vários tarifários podes consultar o site da ERSE: http://www.erse.pt/pt/electricidade/simuladores/simuladoresdecomparacaodeprecosnomercado/Paginas/simuladorcomparacaodeprecos.aspx

Se já tiveres um contador bi-horário, ajuda bastante na hora de decidir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não se pode mudar de gás para a Gascan se não se estiver num prédio / zona servido por essa empresa, pois as habitações servidas por gás propano canalizado têm que ser todas do mesmo fornecedor num mesmo prédio. Acresce que a Gascan não actua em zonas já servidas por gás natural (não sei se é o teu caso).   Acresce que o gás mais económico sob o ponto de vista do utilizador é sem dúvida o gás natural - eu fiz essas contas na altura em que mudei e a poupança anual foi extremamente significativa pois embora se passem a gastar mais m3 por ano o respectivo custo unitário é bastante mais baixo.

e Endesa não consegue concorrer com a EDP por vários motivos - um deles porque não tem (ou não tinha, quando os contactei) tarifário bi-horário e apenas fazia um desconto de 5% (nessa altura) durante o 1º ano, depois os preços eram idênticos (mercado regulado...). A EDP 5D não me pareceu competitiva em relação ao mercado regulado, fiz essa aproximação mas desisti por não me parecer vantajosa.  

Por outro lado a EDP é um dos fornecedores de utilities com um melhor nível de serviço ao cliente, eu pelo menos estou completamente satisfeito e não os trocaria por um pequeno desconto. Eu desde que tenho (há já alguns anos) tarifa bi-horária poupei bastante dinheiro - consegui poupar, relativamente à tarifa plana, cerca de 1,5 mês de despesa média, aproximadamente, quando mudei fiz essas contas. Consumo entre 35% a 40% de electricidade em horário económico e o restante em horário normal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

P.S: se fizeres uma pesquisa aqui no fórum por EDP5D ou Endesa, encontras muitos comentários de pessoas que já fizeram ou pensaram em fazer a troca ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como extra adiciono a informação que durante o horário de verão, a EDP tri-horaria compensa em detrimento da bi-horária. No inverno, como eles colocam um período extra mais caro ao final do dia, horário em que a maioria das pessoas já estão em casa, torna inviavel.

Acrescento ainda que a mudança entre tri e bi é realizada sem qualquer deslocação, basicamente eles somam as horas de cheias com as de ponta, pois o horario economico é o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acabei o periodo de fidelização do MEO.

Tenho pacote 10 plus e o preço de mercado é 46 euros. Renegociei e estou a pagar 35,50 com a box incluída.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Sr. se quer poupar no Gás, mude para Gás Natural recomendo-lhe por experiência própria, devo-lhe dizer que eu também gastava Gascan e a diferença é acima de 50% menos.

Cumprimentos

José Nobre

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sr. Pedro li o seu blog e se o Sr esta interessado em poupar devo de o informar que na luz e agua não encontro vantagens, mas sim no gás, pois eu consumia Gascan e mudei para Gás Natural devo de lhe dizer que poupo na ordem dos 60%, o valor calorifico e inferior mas justifica visto que o preço do G. Natural é de 0,87 cêntimos o metro cúbico e o gascan é de 4 euros e qualquer coisa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acabei o periodo de fidelização do MEO.

Tenho pacote 10 plus e o preço de mercado é 46 euros. Renegociei e estou a pagar 35,50 com a box incluída.

Depende da zona onde reside!...  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou Gascan, Gás propano canalizado. Infelizmente vivo num prédio e nesta zona não existe gás natural. Para trocar de fornecedor todo o prédio tinha que querer. Como a placa do fogão já é elétrica, acho que a melhor solução é um cilindro e acabar com o gás. No mês de janeiro foram 35,08 euros. não parece muito, mas somos só 2 cá em casa. 

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead