Visitante UGLOPS

RECIBOS VERDES

7 publicações neste tópico

Bom dia,

PRETENDO (RE)INICIAR ACTIVIDADE DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM NOME INDIVIDUAL (RECIBOS VERDES).

CONTEXTO RECENTE:

- Trabalhei até Junho 2010 numa empresa durante 5 anos completos, tendo eu rescindido o contrato por justa causa (o processo está a seguir o percurso normal em tribunal);

- Em paralelo tinha duas actividades abertas por conta própria (prestação de serviços e comissionista) - NÃO ATINGI OS 10.000,00€

- Entretanto nesse mesmo mês encerrei as duas actividades junto das Finanças;

- Em relação ao possível subsídio de desemprego decorrente do primeiro ponto, é um assunto demasiado complexo devido à morosidade de processos, além de que não sou talhado para subsídio-dependente (...) Tém sido cartas registadas entre mim e a Seg Social sem fim...

QUESTÃO:

- Se reiniciar agora actividade como prestação de serviços (provavelmente no primeiro escalão, pois começarei com um cliente) com um rendimento perto dos 100,00€ A QUE PAGAMENTOS ESTOU SUJEITO? i.e. não quero trabalhar para perder dinheiro...

- sei que não pagarei cobrarei nem pagarei IVA no escalão mais baixo

- sei que estou sujeito ao pagamento por conta, já em consequência da actividade de anos anteriores, mas só terei que pagar se atingir o tecto de 10.000,00€

- e em relação à retenção na fonte, sendo valores tão baixos tenho mesmo que fazê-lo? (já agora a minha mulher já faz uma razoável retenção na fonte trabalhando por conta de outrem).

- a grande dúvida é a Seg Social? Quanto terei que pagar aproximadamente?

CONCLUSÃO: num primeiro mês com rendimentos abaixo dos 200,00€ vou perder dinheiro (para além dos pequenos gastos com material que já fiz...)?

OBRIGADO!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Se reiniciar agora actividade como prestação de serviços (provavelmente no primeiro escalão, pois começarei com um cliente) com um rendimento perto dos 100,00€ A QUE PAGAMENTOS ESTOU SUJEITO? i.e. não quero trabalhar para perder dinheiro...

Seg. Social

- sei que estou sujeito ao pagamento por conta, já em consequência da actividade de anos anteriores, mas só terei que pagar se atingir o tecto de 10.000,00€

Posso estar enganado mas tenho ideia que a dispensa de pagamento dos pagamentos por conta não está directamente relacionada com o limite de 10.000€ mas sim com o facto de o contribuinte prever não ter que pagar aquela importância em imposto. Se na declaração do ano seguinte houver imposto a pagar e os pagamentos por conta não tiverem sido feitos, o fisco cobra juros.

- e em relação à retenção na fonte, sendo valores tão baixos tenho mesmo que fazê-lo? (já agora a minha mulher já faz uma razoável retenção na fonte trabalhando por conta de outrem).

A retenção na fonte só é obrigatória depois de ultrapassado o limite dos 10.000€

- a grande dúvida é a Seg Social? Quanto terei que pagar aproximadamente?

A contribuição correspondente ao escalão mais baixo é de 25,4%, o que dá cerca de 160€

http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.03.02

No entanto, num cenário de baixos rendimentos, pode-se fazer um requerimento para pagar menos - é uma questão de contactar a SS para saber detalhes (alguns estão já na página que indiquei)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Paulo Guia,

Muito obrigado pela(s) resposta(s).

Penso que de facto que o melhor que tenho a fazer é colocar a questão do modo mais simples, para ver se não ficam dúvidas no final:

Se eu 'ganhar' 500,00€ por mês, e independentemente do pagamento por conta que já estou mais ou menos esclarecido, o que é que sobra no final de cada mês?

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se eu 'ganhar' 500,00€ por mês, e independentemente do pagamento por conta que já estou mais ou menos esclarecido, o que é que sobra no final de cada mês?

Assumindo que descontas para a Seg. Social pelo mínimo (ou seja, os tais 160€) sobram-te 340€ em cada mês.

Mas uma vez que isso não chega a 18xIAS, eu falava com a SS para saber quais são as tuas hipóteses de descontar menos...

Já agora, esqueci-me de mais uma despesa - o seguro de acidentes de trabalho...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se por ano, vc passar recibos, até 6 vezes o IAS, vc pode pedir isenção de pagamentos á seg. social.

forreta,

Mas pelo facto de ser uma re-abertura de actividade e no 1º ano ele ter atingido acima dos 6 IAS, pode ter agora e ainda isenção na mesma? ou apenas pode pedir uma redução no pagamento de acordo com o rendimento proposto (tal como diz o Paulo Aguiar)?

???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Preciso de ajuda!

Trabalho por conta de outrem, efectiva, mas surgiu-me agora um trabalho a recibos-verdes, cujo montante não irá ultrapassar os 10.000 EUR/ano.

Que descontos farei? Que impostos terei que pagar (IVA / IRS)?

Aquilo que recebo anualmente do trabalho por conta de outrem vai ser afectado pelo adicional que irei receber em recibos verdes, em termos de declaração de IRS?

Não quero assumir nada sem me esclarecer 1º e estou muito apreensiva.

Muito grata ficarei pela resposta.

Clarisse

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não tens que estar apreensiva, só vais pagar mais IRS.

dado que trabalhas por conta de outrem estás isenta de pagar seg. social.

deves apenas solicitar que te façam retenção na fonte de IRS (nos recibos que passares) e, no final, integrares isso na tua declaração anual no anexo correspondente aos trabalhadores independentes.

depois é só fazer as contas : ganhas , por exemplo,  mais 8.000 euros - vais ver em que escalão te posicionas e calculas o que vais pagar a mais, apenas isso.

portanto só ficas a ganhar - embora evidentemente pagues imposto sobre essa quantia a mais...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead