Pedro Pais

Taxa fixa ou variável?

31 publicações neste tópico

Parece que são poucos os que optam pela taxa fixa nos créditos habitação. Porquê? Porque se prefere os créditos de taxa variável? Gostava de vos <em>ouvir</em> falar sobre esta temática.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que são poucos os que optam pela taxa fixa nos créditos habitação. Porquê? Porque se prefere os créditos de taxa variável? Gostava de vos <em>ouvir</em> falar sobre esta temática.

È facil entender tal como a bolsa tem altos e baixos e paralelamente a economia mundial tambem as taxas para fumentar a economia tem que baixar e por arrastamento as taxas a pagar dos creditos varios têm o mesmo caminho.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso têm a ver com a mesma razão pela qual as pessos, regras geral, falham na bolsa, têm demasiado esperança que coisas boas aconteçam e fazem por esquecer o risco que correm.

Quando as taxas estiveram em valores mínimos, aí sim era de optar por uma taxa fixa.

Agora que estamos em valores históricos é mais provável que as subidas sejam raras e muito ligeiras, para estabilizar a inflação, e a apartir daí um novo ciclo de descida.

Quem tiver possibilidade pode criar uma taxa fixa (hedge) através da tomada de posições longas no ETF DB-X EONIA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Basicamente, sim porque esta é uma pergunta que nunca poderá ter uma forma directa e única de ser apresentada, concordo com o comentário do pedro pais na sua ´página inicial: será melhor apostar na taxa fixa se a pessoa que tem o crédito não tem possibilidades de cumprir com as suas obrigações caso a taxa de referência volte a subir; caso contrário não será a altura mais apropriada para correr este risco, visto que ao nível que estão as taxas neste momento elas só devem ter tendência para baixar, é um caso de tempo... e nestas circunstâncias um crédito asociado a uma taxa variável poderá ter alguma probabilidade de baixar...

É sempre uma escolha difícil para o devedor e difícil de explicar a razão da escolha de qualquer uma delas (fixa ou variável), tamanha é a sua volatilidade e incerteza.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Basicamente, sim porque esta é uma pergunta que nunca poderá ter uma forma directa e única de ser apresentada, concordo com o comentário do pedro pais na sua ´página inicial: será melhor apostar na taxa fixa se a pessoa que tem o crédito não tem possibilidades de cumprir com as suas obrigações caso a taxa de referência volte a subir; caso contrário não será a altura mais apropriada para correr este risco, visto que ao nível que estão as taxas neste momento elas só devem ter tendência para baixar, é um caso de tempo... e nestas circunstâncias um crédito asociado a uma taxa variável poderá ter alguma probabilidade de baixar...

É sempre uma escolha difícil para o devedor e difícil de explicar a razão da escolha de qualquer uma delas (fixa ou variável), tamanha é a sua volatilidade e Se Fincerteza.....

Se Fôr um credito por meio ano ainda é vantajoso taxa fixa , mas se Fôr por mais tempo é quase certo que a taxa variavel trará mais vantagem
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem tiver possibilidade pode criar uma taxa fixa (hedge) através da tomada de posições longas no ETF DB-X EONIA.

Eu diria que isso já é demasiado avançado para o comum dos mortais, como eu :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra hipótese a ponderar é a prestação fixa (diferente de taxa fixa), em que o valor da prestação se mantém e o prazo do empréstimo aumenta ou diminui consoante as taxas de juro aumentam ou diminuem, respectivamente.

Parece-me uma boa solução para os tempos que correm e para quem não quer correr riscos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra hipótese a ponderar é a prestação fixa (diferente de taxa fixa), em que o valor da prestação se mantém e o prazo do empréstimo aumenta ou diminui consoante as taxas de juro aumentam ou diminuem, respectivamente.

Parece-me uma boa solução para os tempos que correm e para quem não quer correr riscos.

O problema é que a maior parte dos créditos já <em>roça</em> a duração máxima e normalmente as condições associadas a esse tipo de produtos não é tão interessante. Mas é sempre boa ideia comparar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim parece-me que a hipótese de contratar um CH com taxa fixa poderá ser positiva para as famílias. Sobretudo quando é dada a possibilidade ao cliente de fixar a taxa durante um prazo de 3/5 e até 10 anos. Mas a questão que se levanta é a seguinte: quando optar por variável ou fixa? Para mim a resposta é simples: quanto mais perto a Euribor estiver da barreira dos 2%, melhor a hipótese de contratar à taxa fixa se revela, porque é exactamente esta taxa que o BCE (responsável pela política orçamental e monetária dos países da Zona Euro) definiu, no Plano de Estabilidade e Crescimento, como objectivo para os países membros (Portugal inclusive). Posto isto, entende-se que o BCE tentará situar a taxa de juro de referência da moeda única junto dos 2%, trazendo por arrasto a Euribor (taxa de juro de referência dos CH).

Por estas razoes, considero que para já não vejo a contratação de créditos com taxa fixa uma solução viável para os próximos tempos. Quem sabe dentro de 3/5 anos, quando a taxa de juro de referência na Zona Euro voltar aos níveis de 2005. Mas para já não!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mim a resposta é simples: quanto mais perto a Euribor estiver da barreira dos 2%, melhor a hipótese de contratar à taxa fixa se revela, porque é exactamente esta taxa que o BCE (responsável pela política orçamental e monetária dos países da Zona Euro) definiu, no Plano de Estabilidade e Crescimento, como objectivo para os países membros (Portugal inclusive).

A questão é que mesmo nestas alturas, a taxa fixa não ronda os 2% - é bastante mais alta que a Euribor (os bancos não podem correr o risco de começar a subir por aí de repente e os cliente pagarem o empréstimo a preço de saldo). Ou seja, os clientes, como normalmente pensam é no imediato, não se sentem nada atraídos a optar pela taxa fixa porque é muito mais alta.

Mas mesmo assim, nessa altura era bem menor do que é hoje, isso sem dúvida. E quem contratou em empréstimo a taxa fixa há 2-3 anos hoje está bem mais descansado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens razão pauloaguia quando dizes que "mesmo nestas alturas, a taxa fixa não ronda os 2%". Tanto mais porque à que contar com o "spread" do banco. Porém, encaro este cenário como um sinal, como uma perspectiva de mercado futura. Foi exactamente o que sucedeu há 2-3 anos e, hoje, quem contratou um CH com taxa fixa está feliz da vida. Porém, durante um tempo andou a pagar mais que a maioria que opta por taxa variável: é o preço a pagar pela estabilidade futura!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A meu ver nesta altura do campeonato não é bom negócio contratar a taxa fixa, porque a mesma fica em níveis muito altos, quando a tendência pelo menos para o inicio do próximo ano é descer.

E também não deve ser contratada quando está a descer deve-se esperar um período de acalmia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E quem contratou em empréstimo a taxa fixa há 2-3 anos hoje está bem mais descansado...

E a poupar algum dinheiro também, mesmo que tenha perdido algum quando contratou a taxa fixa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Eu estou para adquirir casa! E fui fazer uma simulação e fiz com taxa fixa!

Pois na minha opinião acho que neste momento compensa bastante, pois as taxas não param de subir, e caso tenham visto as noticias vai ter tendência para aumentar até 2010.

A diferença que me fazia na simulação era que depois de 10 anos de taxa fixa aumentava-me a prestação de 100 euros.

Eu no meu ver taxa fixa acaba por ser melhor, porque como neste momento está sempre a subir, assim temos uma despesa que sabemos que é aquilo e aquilo mesmo. Enquanto se for variável estamos sempre sujeitos a altos e altos, porque baixos não me acredito lá muito

E lembrem -se de uma coisa os bancos são os maiores ladrões, por isso nunca ficam a perder ;)  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que se se tem uma "almofada", pronta intervir, caso as taxas subam, a taxa variável é mais sedutora!

Caso contrário, a fixa, dá-nos o conforto de saber que a prestação é aquela que se contratou! Se o Banco vai ter prejuízos futuros, problema deles!

No entanto, há Bancos (quase todos que têm um misto fixa/varíável (por exemplo é fixa a 5 anos e passa a variável após esse prazo)! É uma hipótese a considerar, se bem que acredite, que daqui a 2 anos, tudo já estará nos "eixos" (optimista que eu sou)!

De qualquer forma não há respostas fáceis a perguntas difíceis!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tambem estou a pensar em meter taxa fixa a 2 anos.

Dá uma diferença de menos 100€ no empréstimo por mês.

E duvido que as coisas acalmem durante os próximos 2 anos ao ponto das taxas descerem abaixo dos 3,9%

Os bancos estão a aliviar para as pessoas pagarem os empréstimos visto estarem a ficar entupidos com casas devolvidas.

Mas não devem baixar assim tanto...

De qualquer maneira devo de fazer a escritura em Janeiro e isso vai dar-me tempo para examinar o mercado e tomar uma decisão mais acertada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão é que mesmo nestas alturas, a taxa fixa não ronda os 2% - é bastante mais alta que a Euribor (os bancos não podem correr o risco de começar a subir por aí de repente e os cliente pagarem o empréstimo a preço de saldo). Ou seja, os clientes, como normalmente pensam é no imediato, não se sentem nada atraídos a optar pela taxa fixa porque é muito mais alta.

Mas mesmo assim, nessa altura era bem menor do que é hoje, isso sem dúvida. E quem contratou em empréstimo a taxa fixa há 2-3 anos hoje está bem mais descansado...

Paulo, não posso concordar contudo o que escreveste.

Acredito que nunca baixarão a 2 pontos, mas que podem pontualmente encontrar-se abaixo das suas congéneres indexadas à Euribor, não me restam duvidas.

Ainda hoje tive a prova de que o credito com tx fixa era "mais barato" que com tx variável (comparando TAEG).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo, não posso concordar contudo o que escreveste.

Acredito que nunca baixarão a 2 pontos, mas que podem pontualmente encontrar-se abaixo das suas congéneres indexadas à Euribor, não me restam duvidas.

Ainda hoje tive a prova de que o credito com tx fixa era "mais barato" que com tx variável (comparando TAEG).

Eu continuo a concordar com o que escrevi, pode é ter outras interpretações ;)

Eu quis dizer é que quando as Euribor andarem pelos 2%, a taxa fixa estará bem mais alta; não quis dizer que ela estará sempre bem mais alta. Aliás, ainda há pouco tempo as Euribor estavam nos 5% e a taxa SWAP abaixo delas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, ninguém espere fixar uma taxa pelos valores mínimos de uma Euribor.

As taxas fixas irão cair, mas não tanto como a Euribor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estou num dilema...

Vou-me meter numa casa e tenho a opção da taxa fixa a 2 anos (TAE 5.585%) e a Euribor 3M (TAE 5.609%). Estes valores são relativos ao 2º ano (no 1º à uma taxa promocional por causa dos seguros).

Fazendo as contas pago menos 136.53€ com a taxa fixa a 2 anos... Mas a Euribor está a cair!!!

Eu devo fazer a escritura em Janeiro/Fevereiro... Compensará optar pela taxa fixa?

Obrigado a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estou num dilema...

Vou-me meter numa casa e tenho a opção da taxa fixa a 2 anos (TAE 5.585%) e a Euribor 3M (TAE 5.609%). Estes valores são relativos ao 2º ano (no 1º à uma taxa promocional por causa dos seguros).

Fazendo as contas pago menos 136.53€ com a taxa fixa a 2 anos... Mas a Euribor está a cair!!!

Eu devo fazer a escritura em Janeiro/Fevereiro... Compensará optar pela taxa fixa?

Obrigado a todos.

Eu, provavelmente, não optava por taxa fixa, durante um curto prazo, nesta altura do campeonato.

Ao faze-lo, optaria por fixa-la por longos períodos, provavelmente por 30 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Saiu na edição escrita de há um par de dias...

Basicamente diz que a taxa fixa a "compensar" só se for a de 30 anos.

Taxas fixas de poucos anos nesta altura tudo indica que será mau negócio

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eis o que  hoje o Jornal de Negócios online diz sobre o tema:

Taxa fixa ou variável? Vai valer a pena indexar o crédito à Euribor?

As taxas de juro estão em queda. A Euribor já está aos níveis de 2006. Compensa indexar o empréstimo a uma taxa variável? As nossas contas dizem que sim.

"......Esta é uma questão que muitas vezes se coloca quando se decide contrair um empréstimo para comprar habitação. Regra geral, em altura de descida das taxas de juro as taxas variáveis, como a Euribor, tendem a compensar. Mas em época de subidas de juros, como se verificou nos últimos três anos, a taxa fixa é mais compensadora.

Se vai contrair um empréstimo este ano, tenha em atenção que as taxas fixas praticadas actualmente pelos bancos estão mais altas que as médias das taxas Euribor. O que significa que um empréstimo indexado a uma taxa fixa é actualmente mais caro. Por isso, nesta altura o melhor será optar por indexar o empréstimo à taxa Euribor. Mas gaste algum tempo a comparar para tentar poupar dinheiro.

O Negócios fez os cálculos. Quem contrair um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos, com um "spread" de 0,7% e optar por indexar o seu crédito à Euribor a seis meses vai pagar, em Janeiro, 481,17 euros, considerando a média mensal da Euribor de Dezembro (mês de referência para o cálculo dos juros no primeiro mês do ano). A revisão deste empréstimo ocorrerá em Julho e, segundo os juros contratados pelos bancos entre si nos mercados internacionais para o futuro, a Euribor a seis meses deverá rondar os 2,195%. Este valor corresponde a uma prestação de 415,96 euros.

No acumulado, em 12 meses uma família que tenha um empréstimo nestas condições pagará 5.382,78 euros (excluindo outros custos).

Já as taxas fixas a cinco anos praticadas pelos bancos, estão acima destes valores.Considerando a taxa fixa a cinco anos praticada pela CGD, que se encontra em 3,75%, um empréstimo nas condições anteriormente descritas corresponde a uma prestação mensal de 503,72 euros. Isto é, ao longo do ano, o encargo com o crédito seria de 6.044,64 euros, mais 661,86 euros , ou 12,3%, do que o empréstimo indexado à Euribor a seis meses......"

Da minha autoria é somente o "negrito"! Não fiz qualquer cálculo, pelo que espero que estes estejam certos!

Para quem quiser/precisar de mais informações: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=348002

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não discordo do que está publicado nesse artigo (e, aliás já foi colocado noutros tópicos aqui no fórum, pelos vistos é o assunto que está mais na ordem do dia :))

Mas há uma coisa a que eles dão pouco ênfase: hoje as taxas fixas são efectivamente mais altas que as variáveis. Mas e daqui a 3, 4, 10 anos? Será que vão estar sempre mais baixas? E, havendo oscilações, a partir de que valores é que começaria a compensar ter escolhido hoje uma taxa fixa?

Não quer dizer que recomende uma ou outra modalidade. Mas se uma pessoa está disposta a empenhar-se a 40 anos, porque é que as análises hão de ser feitas apenas aos valores dos dias de hoje? (sabendo à partida que é impossível fazer grandes previsões a 40 anos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor