Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
susana tavares

crédito à habitação

2 publicações neste tópico

Boa tarde Pedro!

Agradeço desde já toda a disponibilidade que tem para tratar destes assuntos e ajudar muitas pessoas, que como eu tem dúvidas e não sabem a quem recorrer.

Tenho um empréstimo bancário com há 12 anos (crédito bonificado). O empréstimo foi feito a 30 anos. O valor pedido foi 16.400,00Contos. neste momento devo cerca de 60.000,00€. O valor amortizado é mais ou menos de 240,00€ e 74,00€ de juro.

O meu spread é de 0,5% o que eu acho que é muito bom! A questão é esta, eu pretendo saber se faço bem ou não em amortizar o meu empréstimo neste momento. Se sim gostava de saber se é melhor abater em anos ou em valor. A partir de que valores é que devo amortizar? é que o dinheiro não é muito e pode eventualmente não valer a pena.Compensa ir abatendo de vez em quando, ou será melhor juntar e abater o mais possivel? Muito obrigado.

Cumprimentos

Susana Tavares

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Do ponto de vista da amortização a teoria é: se se consegue investir o dinheiro a uma taxa líquida superior à do crédito então invista-se, senão mais vale ir amortizando o empréstimo.

Para além desta regra, no entanto, há que ter em conta o dinheiro que nos sobra - alguma liquidez é importante e nunca se sabe o dia de amanhã. Só se deve usar para amortizar o empréstimo dinheiro que efectivamente não nos faça (ou possa vir a fazer) falta. Se de hoje para amanhã se perdesse o emprego, será que o dinheiro que está posto de parte dava para aguentar durante uns meses? Ou para pagr um internamento no hospital em caso de acidente? Ou uma reparação no carro? Se há dinheiro que chegue posto de lado (fundo de emergência) então o resto pode ser usado para amortizar (ou investir, se for mais vantajoso). Senão mais vale continuar a amealhar durante algum tempo...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0