Visitante Neko

Compra de 2ª casa

5 publicações neste tópico

Tenho uma casa e vivo com a minha esposa.

Queria comprar uma 2ª casa para habitar mas não vendemos a casa onde estamos agora.

Poderei comprar a nova casa sem pagar IMT?

Imaginemos estes 3 cenários:

a) Compro a nova casa e vamos viver para lá e arrendo a casa em que estou agora.

B) Compro a nova casa e fico a viver na mesma casa sendo a nova casa apenas para passar férias.

c) Compro a nova casa e fico a viver lá e arrendo a casa antiga e daqui a 1 ano volto para a casa antiga e arrendo a casa nova.

Como funciona com o IMT nestes casos?

Obrigado pela atenção que possam dar-me

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se estiveres de facto a falar de IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), então em qualquer um desses casos terás de pagar.

Existem algumas isenções, mas eu diria que praticamente todas as aquisições de imóveis por particulares estão sujeitas a IMT.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas não se paga se o valor da compra for superior a 90.000 euros? A nova casa custa 75.000 euros.

Terei de pagar IMT se ficar com essa casa para habitação? E posso arrendar a casa antiga? E se não arrendar nenhuma? Posso ter duas casas como habitação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes ter mil casas.

Existem 2 impostos a ter em conta: IMT e IMI.

O IMT é o que pagas por comprar uma casa e pagas uma única vez. Se o valor da compra não ultrapassar um determinado valor ficarás isento. Não sei o valor ao certo.

O IMI é a antiga contribuição autárquica e paga-se todos os anos. Porém o contribuinte pode ficar isento por um determinado período (actualmente pode chegar aos 8 anos) durante 2 vezes em toda a vida.

Porém só podes beneficiar desta isenção numa só casa de cada vez, e desde que seja para habitação própria e permanente (a casa de férias nunca fica isenta, por ex.).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas não se paga se o valor da compra for superior a 90.000 euros? A nova casa custa 75.000 euros.

Terei de pagar IMT se ficar com essa casa para habitação? E posso arrendar a casa antiga? E se não arrendar nenhuma? Posso ter duas casas como habitação?

Se a casa for comprada para habitação própria e permanente não paga IMT desde que o preço da compra fique abaixo dos 90 mil (mais coisa menos coisa).

Se a casa for comprada para outros fins, mesmo o escalão mais baixo paga taxa.

De notar que inicialmente o IMT é pago pelo valor da escritura mas se a administração fiscal reavaliar o imóvel para um valor mais alto, será feito o acerto por esse valor.

Mais detalhes:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6040/604020/article.jhtml?articleID=2367

Código do IMT

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor