Visitante orlando

Como investir 3000€ por mês?

12 publicações neste tópico

bom dia a todos os membros do forum,depois de pesquizar no google como investir encontrei este blog e desde esse momento sigo-o atentamente!

neste momento entou na suiça a 3 anos eu e a minha mulher e o caso e o seguinte

tenho uma habitaçao propria neste momento (nao e a moradia de sonho,mas sim uns anexos que contrui tipo T2 max com todo o conforto que preciso).

e neste momento consigo poupar mensalmente 3000€ por mes

como jovens que somos (temos 25/20 anos) gostaria de pedir conselhos de como potencializar este dinheiro disponivel a longo prazo.. 5 anos em media que e o tempo que tenho em mente ficar por aqui.

o que me aconcelham?

desde ja o meu obrigado a todos e ao pedro em expecial por criar este excelente blog.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não sei qual a melhor aplicação, mas acho que dar uma vista de olhos pelos produtos que vários bancos têm..

Mesmo assim, apostava num produto de capital garantido, mesmo que com ganhos menores, e num banco solido...

a razão ao qual respondi a este tópico.. é apenas para lhe dizer que com uma poupança mensal dessas, volte a Portugal na altura da reforma....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Orlando e parabéns por essa poupança mensal  ;D

O Franco Suíço provavelmente irá valorizar-se  relativamente ao Euro nos próximos tempos. Eu se fosse a si para já aplicava-o num banco suíço e em francos. Talvez optasse por uma gestão de carteiras de tipo conservador mas isso já depende do risco que está disposto a correr.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não sei qual a melhor aplicação, mas acho que dar uma vista de olhos pelos produtos que vários bancos têm..

Mesmo assim, apostava num produto de capital garantido, mesmo que com ganhos menores, e num banco solido...

a razão ao qual respondi a este tópico.. é apenas para lhe dizer que com uma poupança mensal dessas, volte a Portugal na altura da reforma....

Ou nem volte. A economia portuguesa está de rastos! :'(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E verdade que as coisas teem-se complicado em portugal da o motivo da minha (e de muitos outros) de portugal,mas so quem esta fora sabe como e a vida de imigrante e o ano todo casa trabalho,trabalho casa..sempre a espera da hora de por os pes em portugal e como se tudo de bom para-se e apenas o calendario anda-se. :-\ :-\ :-\

falando da ideia de reter o dinheiro em francos tenho duvidas a cerca disso pois em fevereiro de 2008 o franco face ao euro estava a 1,65fch e neste momento esta muito bem posicionado quase no seu valor mais alto de sempre 1.33fch.

claro que como toda a gente sonho em fazer uma casita e ter o meio proprio negocio mas como vou estar por aqui uns tempos, queria rentabelizalo ao maximo mas em euros,nao va o diabo tecelas e o franco cair a pique e perder muito na converçao.

se alguem me poder dar umas dicas agradecia muito :P

tenho em mente uma possivelidade de investir em certificados do tezouro o que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Orlando, se me permite vou meter uma colherada.

portanto as opções são:

i) investimento em divida publica de um pais falido e à beira da bancarrota caso os alemães acordem mal dispostos um destes dias, que paga (se pagar) cerca de 5 ou 6% de juro (??? não sei mt bem como andam a remunerar os CT mas julgo que não estou longe) ao fim de 10 anos;

ou

ii) investir em DP em francos suiços, uma moeda historicamente forte, pertencente a uma economia desenvolvida e estavel. ainda por cima o historico dos ultimos dois anos (de acordo com a sua propria informação) indica um ganho cambial equivalente a uma TANB de 12% (contas por alto com base nos cambios que indicou no seu post, sem considerações de impostos, taxas, manutenção, etc).

realmente a escolha é dificil....

O meu conselho é, se estiver disposto a manter a evolução do par €/CHF debaixo de olho (não vá o diabo tece-las), investir a maior parte das suas poupanças em CHF e em instituições suiças que considere seguras. Mais tarde e se a situação mudar (o CHF começar a desvalorizar face ao €) redistribua o bolo de forma a previligiar o €.

no que toca aos CT, se consideras o risco de investir num estado que apresenta defices anuais sucessivos, com uma economia que sofre de anemia e cresceu 1% ao ano durante a ultima decada, a troco de 6%/ano (se mantiveres o investimento por 10 anos) compensador...

mudando de assunto... tive oportunidade de visitar a Suiça este verão. um pais encantador (gostei especialmente da parte alemã). Estás em que zona?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lothar_m,

com essa visão tão catastrófica, para além de assustares o nosso amigo emigrado, em relação à sua terra natal, o que não à partida não é nada animador, arriscas-te a ser o novo "Medina Carreira" do nosso fórum! ;)

não diga que a situação em Portugal esteja famosa, longe disso, mas vivemos ambos, nós e os Suiços, no mesmo sistema económico e a internacionalização europeia da crise é, há muito, um dado adquirido, ou não tivesse já surgido o caso da Islândia, que de País globalmente mais desenvolvido do mundo, passou a um dos maus exemplos de prosperidade económica na Europa (ah! e tal como a Suiça tb não está sob égide da UE!)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

lothar_m,

e uma situaçao complicada mesmo tenho pensado nos CT mas nao faço ideia qual o risco no caso da possivel intreferencia do FMI em portugal ???..para ser franco nao tenho nenhuma informaçao das taxas de juro praticadas por aqui neste momento tenho conta no UBs BANK vou ver se vou la informar-me das taxas,condicoes etc..mas a ideia que tenho e que eles nao dao nada a nimguem!tendo em conta que pago 15€ de manuntençao de conta mensalmente mais 60€ anuidade do cartao visa >:(

ja agora eu vivo em la chaux-de-fonds (neuchatel)para te ser franco o encanto destas paisagens ja nao me fascinam muito mas de facto em termos de arquitetura e paisagem digamos que e muito distinto do que ate aqui tinha visto ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

radical_pt,

partilho um pouco da tua opniao tendo em conta a grande instavelidade que os mercados estao a viver,tudo e um pouco incerto,certo que a suiça nao aderiu (ainda)ao euro mas certamente nao demorara muito tempo pois anualmente a suiça paga uma avultada coima pela sua incistencia em manter a sua moeda.

outro factor e que neste periodo de crise ,mas sentida por aqui (de meios de 2008 ate pricipio de 2010) sofre e sofrera sempre com a instavelidade da CE..nao nos podemos esquecer que a suiça vive da exportaçao!! nomeadamente da orivesaria,relojuaria,laticinios e derivados...ok dos canivetes tambem :D

o que com a descida do euro face ao dolar pode a curto prazo mergulhar a suiça numa crise dificil de aguentar..!

a algum tempo ouvi o representante do cantao a falar precizamente disso, como os preços da exportaçao sao efectuados eu euro,podemos dizer que essas empresas estao a sofrer com isso reduzindo os seus lucros em quase 12%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

lothar_m,

e uma situaçao complicada mesmo tenho pensado nos CT mas nao faço ideia qual o risco no caso da possivel intreferencia do FMI em portugal ???..para ser franco nao tenho nenhuma informaçao das taxas de juro praticadas por aqui neste momento tenho conta no UBs BANK vou ver se vou la informar-me das taxas,condicoes etc..mas a ideia que tenho e que eles nao dao nada a nimguem!tendo em conta que pago 15€ de manuntençao de conta mensalmente mais 60€ anuidade do cartao visa >:(

ja agora eu vivo em la chaux-de-fonds (neuchatel)para te ser franco o encanto destas paisagens ja nao me fascinam muito mas de facto em termos de arquitetura e paisagem digamos que e muito distinto do que ate aqui tinha visto ;)

As comissões que referes para os padrões do consumidor racional do sistema bancário são um balúrdio...de certeza que aí na Suiça não existirão bancos on-line "low-cost", como Big ou o Best?

Já averiguaste se não há bancos portugueses, como a CGD, com balcões (ou representações em bancos daí) em Zurique, Basileia ou assim?

Ainda p cima todos os bancos em Portugal dão boas condições para os residentes no estrangeiro...

E repara que se calhar há cartões VISA, de emitenteste portugueses, que não acarretam custos na utilização aí, pelo menos no espaço dos principais países da UE não acarretam...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
certo que a suiça nao aderiu (ainda)ao euro mas certamente nao demorara muito tempo pois anualmente a suiça paga uma avultada coima pela sua incistencia em manter a sua moeda.

Não sei se estará assim tão para breve... Mas depois de ter aderido ao espaço Schengen e de o Montenegro e o Kosovo que não pertencem à UE usarem o Euro já estou por tudo :)

Mesmo assim não estou a ver os Suíços a abdicarem dum banco central próprio... a banca suíça é um grande negócio e um dos motivos é a sua independência, penso eu.

E repara que se calhar há cartões VISA, de emitenteste portugueses, que não acarretam custos na utilização aí, pelo menos no espaço dos principais países da UE não acarretam...

Atenção que esses "principais países" usam todos o Euro e, segundo as regras da política monetária comum, os bancos não podem cobrar taxas diferentes para esses países das que cobram no seu próprio país. Por exemplo, no Reino Unido a coisa já pia mais fino pois a moeda é outra - tentem fazer levantamentos numa caixa multibanco e é ver as comissões a rolar.

A Suiça não pertence sequer à União Europeia, logo é altamente provável que esses custos surjam...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lothar_m,

com essa visão tão catastrófica, para além de assustares o nosso amigo emigrado, em relação à sua terra natal, o que não à partida não é nada animador, arriscas-te a ser o novo "Medina Carreira" do nosso fórum! ;)

È por não o levarem a sério que o país está na miséria que está.Tudo o que ele dizia se está a concretizar.

Houvessem mais Medina Carreiras em vez desses palhaços que temos a governar e isto era diferente.

Mas voltando ao tópico.

Não estou em condições de responder se é melhor investir aí ou aqui , mas uma vantagem que tem em investir em Portugal é a não tributação das mais valias dos investimentos para residentes no estrangeiro

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf27.htm 

A juntar 3000 por mês , acho que uma boa opção é o BAnco BIG. Como o prazo temporal é grande , procure pelo FUND ADVISOR carteira agressiva.

Agora , bom investimento mesmo ?? Fique por aí e venha só de férias. Também estou fora e só volto para Portugal quando tiver a vida feita e, ou para não trabalhar mais ou aceitar algum trabalho só mesmo para não ficar parado independente do quanto me paguem.

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead