0liveira

Compra de casa

8 publicações neste tópico

Boa noite,

Estou a pensar adquirir um apartamento para o ano que vêm. No entanto, ando a pensar em soluções para o pagar.

Felizmente tenho dinheiro para o pagar a pronto, contudo, não sei se pagar a pronto será a melhor opção nos dias de hoje, pelo que já coloquei a opção de pagar uma pequena percentagem do valor do imóvel a crédito.

Gostava de saber as opiniões dos mais experientes, vantagens/desvantagens.

Obrigado,

Oliveira

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A principal vantagem da opção pelo crédito é que mantens liquidez e podes investir o dinheiro noutros lados. Se, por exemplo, a TAER do empréstimo for de 3% e conseguires investir o dinheiro a 5% sais a ganhar.

E, obviamente, se o dinheiro te fizer falta tens uma almofada de segurança para te aguentar durante muito tempo, mesmo pagando as prestações do empréstimo.

As desvantagens é que tens de andar a bater de porta em porta para escolher o crédito mais vantajoso (se bem que também podes pagar a quem faça isso por ti) e pagar mais em impostos e burocracias do que pagarias pagando a pronto (embora também não seja uma diferença abissal).

A minha sugestão - se tiveres um bom gestor de conta, coloca-lhe essa questão. Quase de certeza que te aconselhará a optar pelo empréstimo (ou não ganhasse alguma comissão com isso certamente) mas também te apresentará algumas alternativas sobre onde aplicar o teu dinheiro que não gastares assim como os custos do empréstimo. Face a alternativas concretas será mais fácil decidires...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pauloaguia pela pronta resposta.

Já tinha pensado na primeira vantagem que apresentaste, mas julgo ser difícil obter uma percentagem superior à TAER do empréstimo.

Já agora, existe algum imposto que se tenha que pagar, aquando o pagamento da totalidade do imóvel ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pauloaguia pela pronta resposta.

Já tinha pensado na primeira vantagem que apresentaste, mas julgo ser difícil obter uma percentagem superior à TAER do empréstimo.

Já agora, existe algum imposto que se tenha que pagar, aquando o pagamento da totalidade do imóvel ?

Sim, claro, o IMT - imposto sobre as transmissões onerosas, se a casa for escriturada por um valor superior a 90.000 € (ou um valor semelhante), pois se for abaixo estarás isento.

Para além disso, tens os custos da escritura e do registo predial, que não são impostos, mas tb dependem em parte do valor da aquisição de casa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, claro, o IMT - imposto sobre as transmissões onerosas, se a casa for escriturada por um valor superior a 90.000 € (ou um valor semelhante), pois se for abaixo estarás isento.

Para além disso, tens os custos da escritura e do registo predial, que não são impostos, mas tb dependem em parte do valor da aquisição de casa...

Se for a crédito, não existe o pagamento desse imposto?

A escritura e o registo predial eu sei  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se for a crédito, não existe o pagamento desse imposto?

Sim, claro.

Mas tu nao perguntaste se havia algum imposto que so' se pagasse no caso do pagamento da totalidade do imovel. Se o tivesses perguntado a resposta seria negativa ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, claro.

Mas tu nao perguntaste se havia algum imposto que so' se pagasse no caso do pagamento da totalidade do imovel. Se o tivesses perguntado a resposta seria negativa ;)

Já agora, na compra c recurso a crédito e hipoteca, o registo predial fica bem mais caro, já que inicialmente pagas o registo provisório e o averbamento da hipoteca e, mais tarde, terás ainda de pagar a conversão em definitivo e o cancelamento da dita hipoteca...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

Tenho que analisar tudo muito bem e claro fazer os cálculos todos  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead