LuisEmanuel

Ajuda por favor

16 publicações neste tópico

Boa tarde!

Antes de mais, peço desculpa por alguma falha que o meu tópico possa ter. Não percebo realmente nada de Finanças...

A minha dúvida é a seguinte:

Sou professor de guitarra e trabalho como trabalhador independente (os famosos recibos verdes).

Gostava de abrir um espaço onde pudesse dar as minhas aulas e ter outros professores a dar outras disciplinas. No fundo, quero criar uma escola de música.

No regime simplificado, onde me encontro agora, não é possível fazer isto, uma vez que não posso ter outra pessoa a trabalhar para mim, nem que essa pessoa me passe, por sua vez, recibo. (Correcto?)

Gostaria de saber quais as implicações que tem optar pela contabilidade organizada: despesas com TOC e todas as despesas e vantagens que daí possam advir.

Por outro lado, gostaria de perceber melhor como funciona o pagamento dos meus impostos. Isto é, segundo o pouco que sei, tenho 3 tipos de impostos a pagar (ou descontos a fazer):

IVA - aqui penso que é claro que, no caso de passar a facturar mais de 10000€/ano, vou ter de pagar 21% (ou 23% brevemente)...

SS - no caso da Segurança Social, gostava que alguém me explicasse como funciona... Sei que é por escalões mas não sei ao certo quanto teria de descontar. Por exemplo, imaginemos que eu abria a "escola de música" e começava a facturar cerca de 12000€/ano. Quanto é que eu teria de pagar à SS? E suponhamos que, destes 12000€, 5000€ são para pagar aos professores que vão lá dar umas horas. Quanto é que pagava à SS? O mesmo?

IRS - aqui sei que temos de declarar tudo o que recebemos e todas as despesas que forem dedutíveis o no fim logo se vê se ainda temos de pagar mais... lol (desculpem... sou um analfabeto destas coisas).