Jomoura

e essa história da prestação fixa? humm? que me dizem??

5 publicações neste tópico

Boa tarde a todos

Antes de mais, os devidos parabéns aos autores e participantes deste sítio. Para quem, como eu percebe pouco de finanças, é uma ajuda preciosa.

Estou a escrever porque vou comprar casa própria (primeira vez) e estou completamente cheia de dúvidas relativamente ao crédito (falta de originalidade, eu sei….O empréstimo será de 85000€, em nome individual

Estou neste momento muito indecisa entre um crédito de taxa variável (indexado à euribor a 3M – indexante 0.881), mas com um período promocional de taxa fixa de 2 anos (do barclays) ou um crédito de taxa variável (indexado à euribor a 3M – indexante 0.881), mas com prestação fixa, da CGD

Comparativo

TAE: 3.357 (Barclays); 3.155 (CGD)

Taxa Nominal 2.531 (Barclays); 2.431 (caixa)

Spread: 1.65 (Barclays); 1.55 (CGD)

Prazo: 45 anos (Barclays); 35 (CGD) – com possibilidade de encaixar subidas dos juros até 45 anos

As prestações do Barclays são mais baixas no caso de cenário actual, mas no final do empréstimo os juros totais são cerca de 30% superiores ao da Caixa (!!!!  :o); também os seguros são cerca de metade na caixa (pelo prazo ser mais pequeno, suponho). No caso de subidas dos juros de 1% ou 2%, os 10 anos de “estica” na CGD não chegam e os créditos tornam-se semelhantes com ligeira vantagem para a caixa.

Isto são os factos as dúvidas

- opinião (sempre subjectiva, eu sei )sobre este bancos; e sobre estes regimes de crédito?

- na prática, a euribor tem que subir quanto para a minha taxa nominal da caixa chegar aos 3.268, que é quando  ;)não “encaixa” nos 45 anos possíveis?

- que acham destes números (TAE, spreds…) maus? Tenho que ir lá fazer barulho?

Grande testamento aqui deixo! Obrigada pela atenção  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente não tenho grande opinião da CGD sobre quase nada... Acho que não fazia mal nenhum contactares mais um ou dois bancos da concorrência, sobretudo dos bancos estrangeiros, que ultimamente têm apresentado melhores propostas.

Quanto à prestação fixa, normalmente é um bom regime. Mas as taxas hoje em dia andam tão por baixo que facilmente estoiras o período de folga e se torna num empréstimo normal ao prazo máximo (já agora, se a taxa nominal é de 2.432%, para chegares aos 3.268% quer dizer que a Euribor só precisa de subir 0,836%)

Quanto à taxa fixa, normalmente as que são apresentadas são um bocado acima da Euribor, para compensar o nível de risco que o banco corre em caso de um cenário de subida generalizada das taxas. No exemplo que apresentas até parece nem haver tanta diferença assim, sobretudo se olharmos ao facto do spread do Barclays ser 0,1% mais elevado que o da CGD... Esta opção pode compensar se prevês que no período em causa (2 anos) a Euribor pode vir a subir bastante acima da taxa fixa - ficas sempre com a mesma prestação em vez de a veres a disparar por ali fora...

Não tenho acompanhado as taxas dos créditos nos últimos meses (curiosamente o número de perguntas sobre esse tema aqui no fórum diminuiu bastante) mas no início do ano spreads de 1,5% eram considerados demasiado altos. De qualquer forma também depende da relação financiamento / garantia. Já disseste que vais pedir os 85K mas quanto vale o imóvel que estás a pensar comprar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pela rapidez!

já consultei mais bancos. santander, BBVA, millennium (o meu banco e desse nem falo), BPI. Os mais simpáticos foram a caixa e o barclays (a caixa foi uma supresa, admito)

o agente imobiliário aponta a avaliação para 110K (será iluminado, será maluco, sei lá :)) Mas se correr mal, podemos diminuir o crédito para 75K. A caixa ofereceu a avaliação (se não chegar não a pago - mas foi só de boca, como promoção de novo balcão, pelo que desconfio)

estava a pensar propor-lhes a descida do spread para encaixar pelo menos a subida da euribor em 1% (spread teria que ir para 1.38 coisos, se a matemática não me falhou)

A taxa fixa do barclays são só dois anos (é uma campanha promocional recente) as outras taxas fixas que consultei nem lhe conto! jesus!

em relação ao início do ano..parece-me que em poucos meses isto mudou muito... mas se alguém tem seguido a variação, por favor comente

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas tens noção das avaliações de imóveis parecidos nessa zona? Se avaliação for mesmo de 110k acho que tens margem para baixar o preço. Atenção ás coberturas dos seguros! A questão de os juros serem 30% a mais no Barclays não será pelo numero de anos ou estás a ter atenção a isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois... a diferença é válida no cenário actual. basta a taxa nominal subir 1% para as condições de aproximarem do barclays e da própria caixa, sem ser em prestação fixa. Torna-se igual - em seguros e juros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead