sopima24

Trabaho dependente + Recibos Verdes

4 publicações neste tópico

Boa noite.

Sei que existem já vários posts relativos a este tópico mas gostava de colocar à vossa consideração o meu caso específico.

1) No início do ano passei um acto isolado no valor de 1800€

2) Estou actualmente a trabalhar a contrato cujo salário me deverá render aproximadamente 8000€ até final do ano.

Agora gostava de começar a realizar um trabalho temporário a recibos verdes, no qual não farei com toda a certeza mais de 10.000€ até ao final do ano. No entanto, gostaria de saber se para efeitos de IVA e IRS, contam os meus rendimentos globais deste ano (isto é, acto isolado + rendimentos trabalho dependente + recibos verdes) ou apenas o valor que fizer de recibos verdes.

Além disso, visto que tenho rendimentos da categoria A, e no caso de ter de pagar IRS, qual seria a taxa à qual teria de fazer a retenção? A mesma que é aplicada para os rendimentos da categoria A? Se não tiver de fazer retenção, quais as consequências efectivas desse facto?

Uma última pergunta relativamente ao acto isolado. Uma vez que não realizei retenção na fonte na altura, pagando apenas o IVA correspondente, serei necessariamente obrigada a pagar no final?

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só para acrescentar uma nota importante: eu já tive actividade aberta há cerca de 2 anos e entretanto fechei. Portanto, neste caso, não estaria isenta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só para acrescentar uma nota importante: eu já tive actividade aberta há cerca de 2 anos e entretanto fechei. Portanto, neste caso, não estaria isenta.

Bom dia,

sumariamente diria que:

1- o montante mínimo do IVA e o IRS a partir do qual deixas de estar isenta, calcula-se apenas com base no que facturaste anualmente apenas e só enquanto trabalhador independente a recibos verdes. por isso, como estás isenta, continua a colocar as cruzinhas respectivos nos recibos, sem problemas.

2- por outro lado, ficarás isenta do pagamento de contribuições p a Seg. Social se do trabalho dependente (categoria A), descontares a partir de um valor que, pelo menos, seja equivalente ao salário mínimo nacional (475 € actualmente). mas atenção que tens de entregar um requerimento com essa pretensão, senão ficas em dívida na mesma...

3- o apuramento do IRS devido pelos recibos verdes será feito quando entregares a declaração e tb, evidentemente, em função das deduções que tiveres a apresentar nessa altura, como tal, para já não terás de te preocupar necessariamente com isso...

mais alguma coisa dispõe!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Muito obrigado pela resposta, já estou mais esclarecida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead