Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Alexmipego

Ajuda com recibos verdes, por favor

2 publicações neste tópico

Boas,

O ano passado iniciei actividade, recibos verdes, por uma oportunidade que me apareceu. No caso de ser relevante a soma foi de 2500€. Agora, comecei um novo trabalho, igualmente a recibos verdes, para os meses de Outubro a Dezembro. O ano passado a finanças explicaram que tinha isenção de tudo, este ano já sei que tenho de pagar e tenho estado a tentar perceber como fazer as coisas.

O ordenado é de 2640€ e tenho de cobrar IVA, certo?, que serão 21%. Ao que sei terei de guardar o dinheiro do IVA para devolver às finanças no inicio do próximo trimestre. Agora, tenho de fazer retenção na fonte dos 20% de IRS, mas li algures que se não passar dos 10.000€ este ano não sou obrigado a retenções na fonte (mesmo não sendo o primeiro ano), alguém me pode dizer qual das opções é a correcta?

Surpreendentemente, aquilo que me está a fazer tremer a espinha é a parte da segurança social. Ao que percebi, encaixo-me no 8º escalão (3353€) e terei de pagar, por mês, 25,4% disso, ou seja, 851€.

Ou estou a perceber as coisas mal, ou a calculadora do Windows tá com bugs, ou então isto significa que vou receber (depois de pagar IVA e SS) 2640*0.8-851=1261€. Isto são perto de 52% do ordenado... completamente ridículo!

Alguém me ajude e me diga onde está o erro! Thanks!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ordenado é de 2640€ e tenho de cobrar IVA, certo?

Depende... se iniciaste actividade no regime simplificado, só precisas de cobrar IVA depois de o teu volume de negócios ultrapassar os 10.000€. Ou seja, com os dados que apresentas, não precisarias de cobrar IVA.

Agora, tenho de fazer retenção na fonte dos 20% de IRS, mas li algures que se não passar dos 10.000€ este ano não sou obrigado a retenções na fonte (mesmo não sendo o primeiro ano), alguém me pode dizer qual das opções é a correcta?

A mesma coisa. Podes fazer retenção na fonte, se quiseres, mas podes também deixar para pagar o imposto só no próximo ano, depois de meteres a declaração de rendimentos. Tipicamente compensa deixar para depois (não te ponhas é a gastar o dinheiro todo).

Surpreendentemente, aquilo que me está a fazer tremer a espinha é a parte da segurança social. Ao que percebi, encaixo-me no 8º escalão (3353€) e terei de pagar, por mês, 25,4% disso, ou seja, 851€.

Salvo erro tu podes escolher o escalão em que te queres inserir. Claro que quanto mais descontares mais receberás caso precises de activar alguma das prestações da SS (reforma, doença profissional, etc).

A titulo de comparação, um trabalhador por conta de outrem costuma ver entregue na SS 34,75% do seu salário: 11% pagos pelo próprio e o restante pela empresa onde trabalha. Sendo tu patrão e empregado de ti próprio, até sais da equação com desconto ;) (mas um trabalhador independente também tem menos benefícios da SS)

Ou estou a perceber as coisas mal, ou a calculadora do Windows tá com bugs, ou então isto significa que vou receber (depois de pagar IVA e SS) 2640*0.8-851=1261€. Isto são perto de 52% do ordenado... completamente ridículo!

Tens aí um erro de raciocínio - O IVA seria cobrado sobre os 2640. Ou seja, terias que cobrar 2640 + 21% = 3194,40€

A minha sugestão é que sigas até uma repartição de Finanças e outra da SS (se tiveres loja do cidadão por perto aproveita) e peças estes esclarecimentos todos e outros que julgues necessário. E não faças como muita gente que ouve a explicação, diz amen e vem embora sem ter percebido nada na mesma - se for preciso pede que te escrevam a explicação e, já agora, as referências para a legislação, é sempre bom saber onde ir tirar as dúvidas quando aparecem (embora o portal das finanças e o site da SS estejam bastante bem recheados desse ponto de vista)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0