master-chief

Duvida IRS - óculos e dentista

12 publicações neste tópico

Boa noite,

ai vai mais uma questao: eu como nao tenho praticamente despesas este ano, tenho que as arranjar :P

estava a pensar numas idas ao dentista para queimar uns euros claro

e

actualizar os oculos que uso, e aqui prende-se a questao em que se adquirir oculos e lentes novas todos os anos o fisco aceita isso? Ainda nao consegui perceber esse facto

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Encontra algumas formas de poupar no IRS aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3018.0.html

Invista nas energias renováveis, por exemplo.

Os óculos, desde que seja com receita médica, pode colocar no IRS. Não sei bem se o poderá fazer todos os anos. No caso dos carros eléctricos que estão a chegar, a máquina fiscal não aceita que o contribuinte compre (embora o possa fazer) uma viatura todos os anos e a deduza fiscalmente!...

Há que ter alguma contenção!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto aos óculos, os mesmos têm de ser receitados por um médico ou optometrista.

Saliento que é preciso ter atenção que a factura deve apresentar a discriminação do valor das lentes e da armação, pois uns óculos com umas lentes cujo custo é de 100 euros e a armação de 400 euros, as deduções fiscais são muito pequenas, já que as lentes tem IVA de 6%, deduzindo 30% sem limite máximo, e quanto à armação, como tem IVA a 21%, terá um limite máximo de dedução de 65 euros ou 2.5% das despesas com IVA a 6%.

Cfr art. 82.º do CIRS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabei de comprar um par de óculos ( à semelhança de quase todos os anos ) e surgiu-me uma dúvida: o que podemos colocar como despesa de saúde no IRS? as lentes como têm receita e são taxadas a 6% IVA não tem dúvida. E as armações? Não tem receita, são taxadas a 23% de IVA, mas as lentes sem armações não têm razão de existir. Podem ser colocadas como despesa de saúde ou não. Na receita médica que tenho apenas refere as lentes, mas como é lógico tambem preciso da armação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

enviei um mail com essa questao para as finanças e o que me disseram foi que as lentes deve ir para o anexo H quadro 8-801, a armação deve ir para o quadro 8-802. Basta ter receita médica com lentes para que se possa deduzir ambas as coisas. UMa coisa não faz sentido sem a outra, porque é um bem directamente relacionado com a despesa médica em causa. Art82 CIRS se não me engano

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

enviei um mail com essa questao para as finanças e o que me disseram foi que as lentes deve ir para o anexo H quadro 8-801, a armação deve ir para o quadro 8-802. Basta ter receita médica com lentes para que se possa deduzir ambas as coisas. UMa coisa não faz sentido sem a outra, porque é um bem directamente relacionado com a despesa médica em causa. Art82 CIRS se não me engano

Sim é sempre dedutivel se tiver a receita, há quem coloque tudo na parte da receita médica, até porque não está errado, porque a receita até refere ás lentes, não há armação, mas há quem também faça dessa forma, separa as duas coisas, uma vez que tem mail das finanças faça como eles disseram :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho meu filho que necessita de comprar óculos graduados com receita medica,a factura para efeitos

de IRS  pode ir no nome do pai,ou tem que ser no nome do meu filho uma vez a receita esta no nome.

do meu filho

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho meu filho que necessita de comprar óculos graduados com receita medica,a factura para efeitos

de IRS  pode ir no nome do pai,ou tem que ser no nome do meu filho uma vez a receita esta no nome.

do meu filho

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

do meu filho

No preenchimento do IRS deve ter uma coluna dedicada a cada um dos membros do agregado familiar.

Sendo a despesa em nome do seu filho, deverá indicar o NIF dele e guardar para posteriormente preencher o IRS com a soma dos valores gastos relativamente a cada um dos membros do agregado familiar!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um filho de 8 anos e vive com a  mae ja que a mesma tem a guarda dele , eu tenho ido com ele  ao dentista a factura é emitida em nome dele, logo não a posso  nas minhas despesas, tenho que a entregar a mãe, não deveria esta pagar me metade desse valor? e a outra metade correspondente a minha parte como posso abater no irs? em que quadro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um filho de 8 anos e vive com a  mae ja que a mesma tem a guarda dele , eu tenho ido com ele  ao dentista a factura é emitida em nome dele, logo não a posso  nas minhas despesas, tenho que a entregar a mãe, não deveria esta pagar me metade desse valor? e a outra metade correspondente a minha parte como posso abater no irs? em que quadro?

Aquilo que é abatido no IRS são apenas 10% da fatura, quase nem vale a pena tentar arranjar um esquema para as conseguir descontar. O mais simples é combinarem que ela faça uma simulação com e sem as despesas de saúde que tu pagaste e ela te entregar metade da diferença do imposto apurado.

Concordo contigo num ponto: as despesas devem ser divididas a meio. Se já divididirem todas as outras despesas (comida, roupa, material escolar, brinquedos, transportes, artigos de higiene, etc) então as despesas de saúde não deviam ser diferentes. Por outro lado, se for a mãe a suportar a maior parte das despesas do dia a dia, podes sempre encarar essas contas do dentista como a tua forma de equilibrar as contas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado Paulo Aguia, boa noite , de facto  eu para alem de pagar a pensão de alimentos estipulada pelo tribunal de menores, ja contribuo com metade de todas as despesas de saude e educação, não sera demais ela me retribuir metade do que eu gastar no dentista ja que a factura do mesmo fica ela com a mesma e  poder apesar de ser só 10% meter no irs dela  uma vez que a criança está ao cargo dela.Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead