Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante nininharute

Duvida á cerca do IRS

3 publicações neste tópico

Boa noite, eu sou completamente nova nisso do irs e preciso de esclarecer umas duvidas.

Moro com meu namorado que trabalha á um ano... A mensalidade dele é de 850euros, portanto ao fim de um ano dá um total de 11900euros. Não somos casados, simplesmente encontramo-nos em união de factos... Só tem ganhos, (nada de alugueres, saúde, filhos...). Gostaria de saber a forma de saber o quanto ele desconta todos os meses e o quanto ele vai ter que descontar plo ano todo?

Outra duvida e mais importante, é que eu estou desempregada sem subsidio, e vamos nos casar pelo registo no fim de novembro, as contas mudam em relação ao irs? já que só nos casamos no fim do ano? ou conta como se tivesse sido todo o ano?

E caso as contas mudem, qual seria a diferença?

Obrigado e gostaria imenso que me ajudassem nesta duvida.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que conta para o IRS é a vossa situação no último dia do ano. Se vão casar ainda este ano, já vão ter que meter o IRS em conjunto.

O que, uma vez que estás desempregada, vos compensa muito - os rendimentos dele, sendo a dividir pelos 2, serão taxados a uma taxa inferior.

Vou assumir que o teu namorado trabalha por conta de outrem - se for por conta própria as contas são diferentes. Assim, este ano já lhe devem ter estado a fazer retenção na fonte como solteiro, único titular. A partir do momento em que se casem, ele deve declarar essa situação ao patrão, para passar a descontar como casado, único titular (uma vez que tu não tens rendimentos). Os mapas de retenção na fonte podes encontrá-los aqui, por exemplo: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6035/603530/article.jhtml?articleID=4025

No próximo ano, quando chegar a devida altura, têm que meter a declaração de IRS. Nessa altura é que se vai saber se o que ele foi descontando ao longo do ano chega para pagar o imposto, se já foi demais (altura em que recebem algum dinheiro de volta) ou se ainda precisam de pagar alguma coisa.

Tendo em consideração que ele tem estado todo o ano a descontar como solteiro mas vão meter a declaração como casados, é quase certo que, mesmo sem deduções, vão ter direito a reembolso. De qualquer forma, apesar de ainda não estar disponível a aplicação relativa ao IRS de 2010, podem fazer a simulação no site das Finanças com a aplicação do IRS de 2009 - não vão ter o valor exacto, mas provavelmente ficar com uma ideia aproximada.

Se mantiverem essa situação no próximo ano, sem terem qualquer despesa, é provável que o que lhe vai sendo retido na fonte não chegue para pagar o imposto. Aí, quando for feito o acerto de contas em 2012, provavelmente ainda terão que pagar mais alguma coisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela tua resposta... Ajudaste-me imenso, foste muto querente, á muito tempo que não via uma resposta tão bem dada e fico feliz que tenha sido dada a mim ^^. Muito obrigado.

Vou fazer o que disses-te para ter uma ideia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0