Ruja

Esclarecimento sobre contrato mútuo com hipoteca.

4 publicações neste tópico

Caros forunistas,

Fui recentemente solicitado para fazer um empréstimo particular.

A forma legal que irei adoptar será a de contrato mútuo com hipoteca com escritura pública em Notário.

Depois de termos chegado a acordo relativamente à taxa de juro, prazo, periocidade das prestações e juros de mora, eis que me surgiu uma dúvida que põe em causa toda esta segurança aparente;

Imaginemos que no período decorrente deste empréstimo o mutuário contrai dívida(s) com a Segurança Social e/ou com as Finanças. Em caso de penhora e venda do imóvel que utilizei como garantia pessoal, como é que se processa a distribuição do dinheiro da venda do respectivo imóvel? Por outras palavras, quem tem direito/prioridade de receber primeiro, o Estado ou a minha garantia de hipoteca?

Antecipadamente agradeço as ajudas prestadas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma dúvida bem interessante, infelizmente não sei responder. Se souberes de algo em concreto por favor informa-nos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Normalmente é o estado que tem prioridade mas é uma questão de confirmares no próprio notário ou com um advogado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Veja http://www.dgpj.mj.pt/sections/informacao-e-eventos/anexos/sections/informacao-e-eventos/anexos/dra-isabel-meneres/downloadFile/file/imc.pdf?nocache=1210676672.22.

Creio que a Segurança social tem previlégio creditório. A

hierarquia entre os vários privilégios e entre estes e as outras garantias é

pautada pelas regras substantivas constantes dos artigos 746º a 751º do Código

Civil.

Assim, numa acção executiva, caso a Segurança Social também seja credora terá preferência. Só depois de satisfeita a divida à SS a parte sobrante da venda em hasta pública ficará para o outro credor. penso eu de que :)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor