Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Eugénio Rebelo

Calculo de mais valias

3 publicações neste tópico

Boas:

Estou a ter imensas duvidas no calculo de mais valias referente à venda e compra de imóveis.

No meu caso vendi um apartamento em 2009 por 195000€ onde custou-me em 2006 150000(escritura)+10000€ (Obras e despesas legais). Nesta venda amortizei ao banco 97200€.

Este ano, 2010 efectuei um crédito habitação de 100000€ e outro crédito para obras de 40000€.

Comprei então, uma casa para restaurar pelo preço de 100000€ e já gastei 58000€.

Alguem pode explicar-me se terei de pagar mais valias ou se terei de reinvestir mais??

agradeço imenso uma ajuda, estou a entrar em loucura com este tema... ;D

obrigado a todos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

195 - 150 * 1,04 - 10 = 29 mil euros de mais valia

Para ficares isento de imposto terias de reinvestir 195 - 97.2 = 97,8 mil euros

Uma vez que já compraste a casa por 100, só isso basta para te isentar do pagamento de imposto sobre as mais valias... (já agora as mais valias não se pagam, têm-se; o que se paga é o imposto sobre as mesmas ;)).

Uma vez que recorreste ao crédito para comprar a nova casa, não fizeste reinvestimento nenhum... quando muito reinvestiste os 18.000€ que gastaste sem recurso ao crédito bancário...

Mais informação: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma vez que recorreste ao crédito para comprar a nova casa, não fizeste reinvestimento nenhum... quando muito reinvestiste os 18.000€ que gastaste sem recurso ao crédito bancário...

Complementando as contas, o IRS incidirá sobre metade das mais valias (14,5 mil euros).

Uma vez que reinvestiste cerca de 9,2% do valor realizado (18 / 195 ), só incidirá IRS sobre 90,8% daquele valor, ou seja, sobre cerca de 13 mil euros.

Supondo que ficas no escalão dos 34,88%, isso dá qualquer coisa como cerca de 4.6 mil euros de IRS.

Se tivesses comprado a casa sem qualquer recurso ao crédito, só aí já tinhas o reinvestimento feito. Mas como não o fizeste nada feito.

Só se conseguires gastar mais 80 mil euros em obras é que ficas isento de imposto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0