mfnails

Sou Eni, regime simplificado e pretendo contratar pessoal

5 publicações neste tópico

Antes de tudo felicito-vos por este forum maravilhoso repleto de boas informações.

Sou Eni em regime simplificado e para mim é tudo uma confusão.  ??? Os contabilistas também não falam todos a mesma lingua.

Resumidamente estive vinculada durante 7 anos numa empresa e abri entretanto a minha actividade. Neste momento estou de licença sem vencimento longa duração e a apenas a exercer a minha prestação de serviços.

Num lado (Seg Social) dizem que não têm informação em como sou ENI, logo não me dão obrigatoriedade de pagamento de Seg. Social uma vez que apenas estão informados que sou trabalhadora conta outrem.

No outro lado(eu) não sei o que fazer.

Vou abrir 2 lojas de prestação serviços (cabeleireiro) onde pretendo ter 4 funcionárias e eu.

Tenho as seguintes duvidas:

- Posso contrata-las com contrato na segurança social em regime part-time sendo eu ENI?

- Perco regime simplificado nessa circunstância?

- O que tenho de ter em caso de visita fiscal? (Além de mapas de pessoal, férias, os respectivos contratos)

-Os recibos para as clientes (que eu passo)têm de constar os meus pagamentos à segurança social? Sei que a retenção na fonte não se aplica uma vez que não sou unipessoal nem empresa.

-O Valor das remunerações mensais  vão servir como despesa no IRS, mesmo sendo contratos?

Agradeço a vossa ajuda e fico a aguardar uma resposta.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Forreta pela sua resposta.

As finanças deveriam ter informado a segurança social em como sou ENI, e têm de ser eles a faze-lo..

O regime simplificado, neste ramo pode servir perfeitamente. A minha questão é se ao pagar vencimentos o perderei!! Mesmo que não ultrapasse.

As retenções só se pagam quando passo um recibo a quem não tenha regime simplificado ou não seja ENI. Neste caso só terei de fazer retenção a uma "cliente" com este critérios.

Mesmo assim ainda mantenho as outras duvidas, pois o problema é que os contabilistas não falam todos a mesma lingua e já fui a 2 ou 3. Ando mesmo sem sorte! e talvez neste forum estivesse alguem que me podesse ajudar.

Obrigada pela sua dica de como tenho de passar o recibo. Foi muito util :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo menos desde 2009 que são as finanças que comunicam à Segurança Social a inscrição dos trabalhadores independentes. O contribuinte já não têm que comunicar nada. Esta obrigação passou a ser das finanças. Se a Segurança Social não tem lá essa comunicação o contribuinte vai ter problemas. A Segurança Social ao ter conhecimento do enquadramento desse contribuinte como trabalhador independente, pode exigir o pagamento dos últimos 5 anos de segurança social. O contribuinte o que pode pedir é um plano de pagamentos faseados mensalmente. Em principio durante o 1º ano o contribuinte esteve isento.

Quanto à contratação de trabalhadores é preciso fazer uma alteração à actividade nas finanças, passando a ser empregador. É preciso ver se compensa continuar no regime simplificado ou constituir uma Sociedade Unipessoal. Se o ramo for prestação de serviços, normalmente compensa fazer uma empresa.

Mas para responder a isso é preciso muito mais informação e uma análise mais detalhada, que é impossível de fazer num forum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de tudo felicito-vos por este forum maravilhoso repleto de boas informações.

Sou Eni em regime simplificado e para mim é tudo uma confusão.  ??? Os contabilistas também não falam todos a mesma lingua.

Resumidamente estive vinculada durante 7 anos numa empresa e abri entretanto a minha actividade. Neste momento estou de licença sem vencimento longa duração e a apenas a exercer a minha prestação de serviços.

Num lado (Seg Social) dizem que não têm informação em como sou ENI, logo não me dão obrigatoriedade de pagamento de Seg. Social uma vez que apenas estão informados que sou trabalhadora conta outrem.

No outro lado(eu) não sei o que fazer.

Vou abrir 2 lojas de prestação serviços (cabeleireiro) onde pretendo ter 4 funcionárias e eu.

Tenho as seguintes duvidas:

- Posso contrata-las com contrato na segurança social em regime part-time sendo eu ENI?

- Perco regime simplificado nessa circunstância?

- O que tenho de ter em caso de visita fiscal? (Além de mapas de pessoal, férias, os respectivos contratos)

-Os recibos para as clientes (que eu passo)têm de constar os meus pagamentos à segurança social? Sei que a retenção na fonte não se aplica uma vez que não sou unipessoal nem empresa.

-O Valor das remunerações mensais  vão servir como despesa no IRS, mesmo sendo contratos?

Agradeço a vossa ajuda e fico a aguardar uma resposta.

Respondendo como TOC, já começou mal... 2 cabeleireiros e 4 funcionárias... é deitar dinheiro fora e ter uma carga fiscal alta, sem poedr reduzir custos....SIMPLIFICADO.

Deveria ter consultado um TOC antes de tomar a decisão que tomou, digo eu...

Quanto á Seg Social, tem 12 meses de isenção,  mas tem de os pedir (comunicar). Como trabalha por conta de outrém, após o período de isenção vai comunicar que está a fazer descontos por essa mesma empresa... se for o caso.

O regime simplificado nada tem a ver para a Seg Social.

Bons negócios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Respondendo como TOC, já começou mal... 2 cabeleireiros e 4 funcionárias... é deitar dinheiro fora e ter uma carga fiscal alta, sem poedr reduzir custos....SIMPLIFICADO.

talvez não esteja tudo perdido, no texto refere que está no regime simplificado, mas dá a entender que já está neste regime à algum tempo. Penso que se pode passar de simplificado para cont. organizada após estar 3 anos nesse regime.

agora o negócio em si, com 2 lojas e 4 empregadas tb não vejo muitas vantagens do simplificado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead