cereal86

IVA e IRS

4 publicações neste tópico

Boas

Entrei á pouco tempo no mundo do trabalho e não percebo absolutamente nada acerca destes dois assunto. Peço-vos a vossa ajuda. Trabalho por conta de outrém e como é obvio desconto para a segurança social. é necessário fazer mais alguma coisa?

desde já obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não tens que fazer rigorosamente nada, apenas deves fazer três coisas:

1ª - dizer à pessoa que processa os vencimentos na tua empresa em que categoria te enquadras em termos de IRS: solteiro, casado único titular, casado dois titulares, nº de dependentes..

2ª - entregar anualmente a tua declaração de IRS

3ª - facultativa - eu aconselho sempre os mais jovens a registarem-se na Segurança Social Directa (obter a password) e aconselho a que periódicamente ( cada seis meses, p.ex.) irem verificar se os descontos estão a entrar na sua conta. É que há empresas e empresas, e os problemas quando surgem devem ser resolvidos de imediato.

E aconselho a que, anualmente, entres na tua conta da SSDirecta e imprimas o teu extracto de conta com os descontos desse ano - podes fazer isso lá para Fev ou Mar de cada ano imprimindo Jan-Dez do ano anterior, e arquives esses extractos numa pasta.

E aconselho igualmente a que sejam arquivados em casa, religiosamente, todos os recibos de vencimento desde o 1º - eu tenho os meus desde que comecei a trabalhar, ou seja desde há uns 38 anos.

Se fizeres isto paulatinamente quando fores fazer as tuas contas, daqui a 35 ou 40 anos, não terás surpresas - e acredita que elas acontecem...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho de fazer IRS? o que tenho de fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens apenas que entregar, na altura própria, a tua Declaração de IRS às Finanças: não te preocupes pois nessa altura a tua empresa entregará a todos os empregados uma Declaração de Rendimento correspondente ao ano anterior - ou seja, em 2011 vai-te entregar a de 2010, em que dirá quanto te pagou e quanto te descontou (IRS e Seg. Social) .

Depois tu pegas nisso e preenches a Declaração de IRS das Finanças (na net, de preferência) onde declaras isso e as despesas que tiveste ao longo do ano (tens que guardar os comprovantes) : saúde, escolares, etc, etc.

Depois recebes em casa a Liquidação de IRS das Finanças - para pagar algum ou para receber algum, pois a única coisa que eles fazem nessa altura é o acerto final do valor anual de IRS a pagar, pois tu já o pagas mensalmente. Dependendo da tua condição particular (despesas, nº de dependentes, etc) ou terás eventualmente que pagar mais um pouco nessa altura (mandam-te a refª multibanco para esse efeito) ou poderás receber algum de volta (se meteres o NIB na tua declaração eles mandam directamente para a tua conta bancária) .

Nada de complicado depois de feita a 1ª vez - pede ajuda a um colega mais velho, a um familiar ou ao contabilista da empresa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead