pedro21

Prémio

6 publicações neste tópico

Bom dia,

A empresa onde trabalho quer pagar-me um prémio de 4.000,00, como gratificação pelo meu desempenho.

A questão é que vou ter de justificar esse valor e:

- se for inserido no recibo de vencimento tenho de fazer a respectiva retenção na fonte;

- como tenho também recibos verdes e existem várias empresas no Grupo, posso passar um recibo verde a uma dessas empresas, mas tenho de fazer também a retenção.

A minha questão é, já que tenho de declarar esse valor, no final do ano, quando fizer o IRS, é mais vantajoso ter esse valor em rendimentos dependentes ou independentes (apesar da retenção ser maior agora se for processado no vencimento)?

Por outro lado durante o próximo ano também estou a pensar pedir um crédito habitação e ao apresentar o meu IRS ao banco, axam que ele vai dar mais valor se estes 4.000,00 estiverem em rendimentos dependentes ou independentes?

Obrigado pela vossa ajuda.

Pedro

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assumindo que estás no regime simplificado, e que podes optar entre receber dessas duas formas, é capaz de compensar passar um recibo verde - só 70% do valor é que é taxado, logo pagas menos imposto.

Não estando no regime simplificado, praticamente não há diferença. Quando muito há diferença entre haver agora (mais) retenção na fonte e receber um reembolso maior no próximo ano ou vice-versa...

Quanto ao banco, tipicamente eles pedem a declaração de IRS do ano anterior e/ou recibos de vencimento mensais. À partida o rendimento bruto na declaração de IRS será idêntico, logo não faz diferença um ou outro método; nos recibos de vencimento, mesmo que entregasses aquele em que aparece o prémio, imagino que eles olhassem só para o valor do vencimento...

Portanto deve ser indiferente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Caso alguém queira acrescentar algo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

HUUMM... a tua empresa trata bem quem merece, que outras regalias tem? carro? mas só se for com combustivel incl. isenção de horário?... áhhh tem máquina de café daquelas que não é necessária moeda 8)? as colegas? :P são boooaass? ; : obviamente,têm que ser, pergunta estúpida... :D. claro que os chefes são tu cá tu lá com todos, é óbvio.Claro que tem que ter as senhasinhas ticket restaurante, só para um complementosinho do ordernado no final do mês, para aí de 12,50€ diários? bem... se for assim vou sériamente pensar se me vou candidatar a um lugar aí na tua empresa.  Habilitações? não, não tenho licenciatura é preciso? ??? ??? bem eu tenho um primo que em tempos morou perto do sócrates para aí a 56km, posso sempre falar com ele ::)

Não ligues pedro estou só a brincar.

Boa sorte.

Cumprimentos

Sempreempé

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não percebi,.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Pedro, Estava mesmo só a brincar, inventei tudo no momento e foi logo depois de ter ouvido o sócrates a aumentar os impostos  outra vez, não leves a mal e que ganhes muitos mais €€€ como prémio da tua empresa.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead