Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Ana Cunha

IRS - declarar Crédito à Habitação e Contrato de Arrendamento

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida em relação à declaração de IRS.

Sou casada e tenho um empréstimo à habitação contraído em conjunto com o meu marido, antes do casamento, relativo à casa na qual temos ambos a morada fiscal.

A partir de do próximo mês o meu marido vai habitar uma casa arrendada num concelho diferente.

A minha questão é se é possível deduzir as duas despesas em sede de IRS (empréstimo + arrendamento) e se é necessário o meu marido alterar a morada fiscal para o poder fazer.

Obrigada

Ana Cunha

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha primeira reacção seria a de que não, mas se ambas as habitações se destinam à habitação própria e permanente de cada um dos elementos do casal como parece ser o caso, é capaz de ser possível (partindo do princípio que é, teria que alterar a morada fiscal para ser aceite).

Eu pediria um parecer nas Finanças para depois não haver surpresas pois também não me surpreenderia muito que não desse.

De qualquer forma, a quantia que é possível deduzir no IRS tem limites e esses tipicamente são atingidos apenas com o empréstimo. Pode-se deduzir 30% das importâncias gastas num máximo de cerca de 600€ (pode ser mais sob certas condições). Ou seja, se actualmente já declaram, por exemplo, 2000€ com o empréstimo da casa, acrescentar o arrendamento não teria qualquer influência no cálculo do imposto a pagar (ou receber)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0