pedro75

Duvida sobre IRS

25 publicações neste tópico

Venho aqui expor a minha situação pessoal que é claramente injusta, levando me á conclusão que trabalhar nao compensa....

vejamos sou trabalhador dependente categoria A no entanto tenho duas entidades patronais qualquer uma delas faz-me as deduções especificas pelo maximo permitido por lei, no entanto ao estado isso nao interessa ou seja pega nos meus 2 rendimentos e junta-os num só criando um rendimento global ficando desde logo com uma taxa de irs de 34% como nao tenho filhos dependentes, nao tenho grandes despesas de saude nem nenhum credito habitação nao obtenho nenhuma dedução especifica de relevo isto é resumindo tenho cerca de 3000€ de irs para pagar e os meus dois subsidos de ferias nao chegam para pagar este "roubo" agora a parte curiosa é, se só tivesse apenas 1 emprego em qualquer um dos casos recebia sempre do estado cerca de 600€.

Deixo aqui esta minha situação pessoal na tentativa de obter da parte de algum dos intervenientes deste forum alguma opinião, ou alguem que esteja na mesma situação e que me possa ajudar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto não ha muito a fazer, como tem dois empregos logo na Declaração de IRS terá de declarar o rendimento desses dois empregos, a soma dos dois rendimentos ao cair no intervalo de 17.043 € a 39.197 € fez com que fosse aplicada a taxa de 34%, e como não tem despesas relevantes não houve deduções á colecta, apenas de 221,25 € de mínimo, mas concerteza que aquilo que descontou serviu para abater ao imposto liquidado fazendo porventura com que pagasse menos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O IRSé um imposto directo e progressivo pelo que quem ganha mais paga mais. E, em princípio quem tem 2 empregos deverá ganhar mais.

A dedução específica da categoria A é aplicada uma única vez embora os rendimentos da categoria A provenham de 2 lados.

Não tem crédito à habitação, não dispende muito dinheiro em saúde (ainda bem!), não é casado (suponho) nem tem filhos.

Assim, é difícil não pagar.

Aliás....se calhar, se não pagasse é que era injusto!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venho aqui expor a minha situação pessoal que é claramente injusta, levando me á conclusão que trabalhar nao compensa....

não deixas de ter alguma razão... neste país está-se a dar mais regalias e direitos aos que não querem trabalhar. E, claro está, para que isso aconteça há que ir sacar à massa aos que vergam a mola independentemente de terem um ou dois empregos. O Guterres é que sabia: é a vida!  :)

Haja saúde...!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

agora a parte curiosa é, se só tivesse apenas 1 emprego em qualquer um dos casos recebia sempre do estado cerca de 600€.

Se bem percebi esta é que é a fonte da indignação. Mas vamos a ver se te faço perceber que tu até sais a ganhar e não a perder como parece à primeira vista. Vamos comparar o meu caso com o teu (hipoteticamente)

Tu tens duas fontes de rendimento. Os teus patrões, e muito bem, fazem retenção na fonte de parte do teu rendimento para efeitos de IRS. Cada um deles calcula essa retenção com base naquilo que te paga - como não é uma quantia muito alta, a percentagem a reter é relativamente baixa.

Por outro lado, eu tenho um rendimento total idêntico ao teu mas apenas de um único patrão. Vou cair num escalão bem mais elevado e o montante da retenção na fonte é bem maior do que a soma das duas parcelas de retenção que tu tens actualmente.

Quando no ano seguinte o estado calcula o IRS, naturalmente fá-lo com base no rendimento bruto (que é idêntico e, portanto, é-nos aplicada a mesma taxa) e desconta os montantes que os nossos patrões retiveram e pagaram ao estado a título de adiantamento. Só que como esses montantes foram maiores no meu caso, eu fico a dever muito menos ao estado, eventualmente até ainda tenho algum a receber. Como a soma dos valores que te foram retidos é mais baixa que a minha, tu pagarás mais no acerto de contas que eu. Mas ambos teremos pago ao Estado o mesmo dinheiro (isto é a soma das minhas retenções com o que eu pago no fim é igual à soma das tuas retenções com o que tu pagas)

MAS... tu, como leitor assíduo deste fórum, sabes que deves por o dinheiro a render. O facto de descontares menos todos os meses para o Estado faz com que fique mais dinheiro do teu lado. Se puseres esse dinheiro de lado a render, quando chegar a altura do acerto de contas com o Estado não só tens o dinheiro para pagar, como ainda tens os juros que entretanto conseguiste arrecadar. E que serão bem maiores que os juros que eventualmente eu tenha arrecadado também, porque eu entreguei mais dinheiro adiantado ao Estado.

Tens razão, realmente trabalhar não compensa... trabalhar a dobrar é que sim ;)

(NOTA: as diferenças por causa dos juros são mínimas... o que interessa é que não estás a ser injustiçado como te parece à primeira vista)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia,

bom post!!! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros membros:

Hoje venho expor-vos uma situação que me anda a martelar na cabeça e ainda não descobri como a resolver. Mas também me não aconselhei com ninguém.  Passo a explicar: A minha filha, de 22 anos, que este ano finalizou a sua licenciatura, esteve ao meu cargo até ao mês de Julho do ano corrente. Em Agosto, começou a trabalhar e inscreveu-se na Segurança Social. Agora preciso saber como é que devo proceder quando no próximo ano entregar a declaração de IRS.

Alguma alma caridosa cá fórum me dá uma dica e informa como devo proceder?

Agradecia…

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha filha, de 22 anos, que este ano finalizou a sua licenciatura, esteve ao meu cargo até ao mês de Julho do ano corrente. Em Agosto, começou a trabalhar e inscreveu-se na Segurança Social. Agora preciso saber como é que devo proceder quando no próximo ano entregar a declaração de IRS.

No próximo ano ela mete o IRS independentemente do teu (vosso). As despesas em nome dela (propinas eventualmente pagas este ano, por exemplo) vão entrar na declaração dela também.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No próximo ano ela mete o IRS independentemente do teu (vosso). As despesas em nome dela (propinas eventualmente pagas este ano, por exemplo) vão entrar na declaração dela também.

Quem pagou as propinas fui eu e ela é que as mete no IRS dela? Esteve completamente ao meu encargo até fim de Julho...

Mas se dizes que é como escreveste...

Sendo assim, já não a posso mencionar como fazendo parte do meu agregado familiar, mesmo tendo ela vivido comigo durante 7 meses do corrente ano?

Não percebo nada disto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem pagou as propinas fui eu e ela é que as mete no IRS dela?

Pedes-lhe que te pague as propinas de volta, é justo. E assim vai aprendendo a ter responsabilidades ;D

Se parece confuso para ti imagina como será para ela, que vai preencher o IRS pela primeira vez...

Eu penso que é como te disse. O que conta é a situação do contribuinte no dia 31 de Dezembro e nessa data ela já não é tua dependente pois já não está a estudar. E pensa assim - ia ser bem mais confuso se tivesses que preencher declarações parcelares relativas a alguns meses do ano - tinhas que discriminar os rendimentos por mês, fazer o mesmo com as despesas, uma confusão... até porque as entidades (patrão, banco, etc) mandam-te uma única declaração com os totais anuais, como é que ias documentar isso tudo?

Mas há por aí quem perceba mais de IRS do que eu... aguarda por outra opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedes-lhe que te pague as propinas de volta, é justo. E assim vai aprendendo a ter responsabilidades ;D

Era o que faltava! :) Quero é que ela se desenrasque sozinha e veja na minha casa o seu porto de abrigo para quando as trovoadas surgirem. Sim, há contar sempre com as trovoadas porque elas existem.

Quanto à declaração vou fazer como dizes. Acho que é a forma mais simples.

Obrigado pela informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É sempre bom sermos independentes mas saber que os pais estão disponíveis para qualquer eventualidade. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se parece confuso para ti imagina como será para ela, que vai preencher o IRS pela primeira vez...

Eu penso que é como te disse. O que conta é a situação do contribuinte no dia 31 de Dezembro e nessa data ela já não é tua dependente pois já não está a estudar. E pensa assim - ia ser bem mais confuso se tivesses que preencher declarações parcelares relativas a alguns meses do ano - tinhas que discriminar os rendimentos por mês, fazer o mesmo com as despesas, uma confusão... até porque as entidades (patrão, banco, etc) mandam-te uma única declaração com os totais anuais, como é que ias documentar isso tudo?

Mas há por aí quem perceba mais de IRS do que eu... aguarda por outra opinião.

É exactamente como escreve aqui o paulaguia. Conta a situação do agregado familiar a 31 de Dezembro do ano para preenchimento da declaração modelo 3 do IRS. Assim, a 31/12, a filha já não é considerada dependente pois é maior de 18 e já não está inscrita numa instituição do sistema nacional de educação. Para além disso tem rendimentos próprios.

Faça como o pauloaguia escreveu não porque é mais simples, mas porque é obrigatório face á lei (CIRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos! :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedes-lhe que te pague as propinas de volta, é justo.

Antes que alguém fique indignado - eu estava a gozar, acho que todos perceberam... (só para esclarecer)

Quero é que ela se desenrasque sozinha...

Já lhe ensinaste o URL do fórum, certo? ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já lhe ensinaste o URL do fórum, certo? ;)

Sinceramente ainda não o tinha feito, mas vou fazê-lo agora. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui fica, para alguém que venha a precisar, uma informação complementar acerca da minha situação face ao próximo IRS:

Desloquei-me às Finanças e fui informado que:

a) No próximo ano, a minha filha, efectivamente, já não constará na minha declaração como dependente. Ela própria terá de entregar a sua declaração de IRS.

B) Quanto às despesas de educação (propinas, transporte, senhas de refeição, fotocópias, etc.) mesmo tendo sido emitidas em seu nome, até à data em que ela finalizou o curso, serão apresentadas por mim.

Bem me parecia que algo não batia certo. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda bem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, parece-me que não terás sido bem informado.

Ao preencheres o anexo H da mod. 3, quando indicas o valor das despesas de educação, terás de indicar o nº de dependentes a cargo, obrigatóriamente.

No entanto, na própria mod.3 (rosto), irás indicar 0 dependentes, dada a situação a 31 de Dezembro.

Ao validares a declaração, quase de certeza,  vai dar erro, pois o sistema vai detectar incoerência no preenchimento.

A alternativa que eu vejo é indicares o valor, como se fossem do próprio sujeito passivo, e esperar para ver. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Girassol :)

Pois eu penso que provavelmente não vai dar erro nenhum. Tenho mais um filho de 17 anos a estudar, portanto vou indicar um dependente. Mas a tua observação tem toda a lógica. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais peço desculpa por colocar a minha dúvida em forma de "resposta", mas ainda não sei mexer muito bem nisto!

É o seguinte - O meu pai faleceu há 3 anos. Ele viveu durante algum tempo com uma amante (sem se divorciar da minha mãe), e sabemos que sustentou a senhora e lhe comprou casas. Eu e a minha mãe somos as suas herdeiras, sendo a herança basicamente constituída por uma casa e terrenos. Ele teve  "problemas" :-\ com o IRS, de modo que após a sua morte já tivemos que pagar algumas dívidas - dívidas essas que na altura a repartição de finanças nos assegurou estarem completamente liquidadas. Agora apareceu uma nova dívida, de 14 000 euros  :o !

Gostaria de saber o seguinte: 1) Nós continuamos reponsáveis pela dívida?

2) Se sim, durante quanto tempo me podem aparecer surpresas?

3) Se existirem valores ainda em nome dele (mesmo fora do país)

podem ir buscá-los preferencialmente?

4) Se existirem dívidas fora do país, podem vir cobrá-las a mim??

Agradeço todos os esclarecimentos que me possam facultar !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rapunzel :)

Código Civil

Encargos da herança

Artigo 2068.º

(Responsabilidade da herança)

A herança responde pelas despesas com o funeral e sufrágios do seu autor, pelos encargos com a testamentaria, administração e liquidação do património hereditário, pelo pagamento das dívidas do falecido, e pelo cumprimento dos legados.

Artigo 2071.º

(Responsabilidade do herdeiro)

1. Sendo a herança aceita a benefício de inventário, só respondem pelos encargos respectivos os bens inventariados, salvo se os credores ou legatários provarem a existência de outros bens.

2. Sendo a herança aceita pura e simplesmente, a responsabilidade pelos encargos também não excede o valor dos bens herdados, mas incumbe, neste caso, ao herdeiro provar que na herança não existem valores suficientes para cumprimento dos encargos.

Em caso de dúvidas o melhor é consultar um advogado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais peço desculpa por colocar a minha dúvida em forma de "resposta", mas ainda não sei mexer muito bem nisto!

É o seguinte - O meu pai faleceu há 3 anos. Ele viveu durante algum tempo com uma amante (sem se divorciar da minha mãe), e sabemos que sustentou a senhora e lhe comprou casas. Eu e a minha mãe somos as suas herdeiras, sendo a herança basicamente constituída por uma casa e terrenos. Ele teve  "problemas" :-\ com o IRS, de modo que após a sua morte já tivemos que pagar algumas dívidas - dívidas essas que na altura a repartição de finanças nos assegurou estarem completamente liquidadas. Agora apareceu uma nova dívida, de 14 000 euros  :o !

Gostaria de saber o seguinte: 1) Nós continuamos reponsáveis pela dívida?

2) Se sim, durante quanto tempo me podem aparecer surpresas?

3) Se existirem valores ainda em nome dele (mesmo fora do país)

podem ir buscá-los preferencialmente?

4) Se existirem dívidas fora do país, podem vir cobrá-las a mim??

Agradeço todos os esclarecimentos que me possam facultar !

Quanto à divida supostamente paga e que os herdeiros pagaram de novo, o melhor é junto do Serviço de Finanças da área fiscal, verificar se houve duplicação na cobrança. Se foi o caso, pede informação vinculativa. Os  vários Códigos Fiscais, regulam nomeadamente, que as restituições a fazer, em caso de duplicação, são de carácter oficioso (por iniciativa da Administração Fiscal). Inclusivamente a LGT (lei Geral Tributária), veio reforçar as garantias dos contribuintes! Contudo, muitas vezes não o fazem com celeridade e são sempre os contribuintes a "puxar" pela Administração Fiscal, para que resolvam a situação! Em caso afirmativo, reclama e em última análise, expõe a situação ao Ministro das Finanças (última instância)!

Quanto ao ponto 1, aqueles dois artigos do Código Civil que o Pipocas cita, sobretudo o que está em destaque, é isso mesmo: os encargos (passivo da relação de bens) só pode ter resposta pelos bens relacionados no activo da mesma. Após a morte do teu pai, respondem pela dívida dele, os herdeiros, correspondendo a cada um, a quota parte que tiverem nos bens.

Quanto ao ponto 2, as surpresas surgirão até à caducidade do imposto (fase de cobrança voluntária - 4 anos) ou até à prescrição das dívidas (fase executiva ou coerciva - 8 anos).

Quanto ao ponto 3, a lei civil difere muitas vezes da lei fiscal, sobretudo na fase executiva. Enquanto que na lei civil, o juíz pode nomear bens à penhora (escolher), na lei fiscal há mais flexibilidade. No que se refere a bens situados fora do país, depende do tipo de bens.

Quanto ao ponto 4, em regra, aplica-se a lei do país em questão. Da análise comparada que tive oportunidade de estudar enquanto estive a trabalhar lá, a lei é muito parecida em certos países e diferente noutros.

Quero fazer uma ressalva, face a tudo o que disse: na interpretação dos factos, tanto na lei civil como na fiscal, por vezes, a forma como "lemos" o que nos é exposto, pode diferir ou induzir em erro, porque há muitos "ses", e naquilo que li, depreendi que há ou poderá haver variáveis em certos pontos!

A contactar um advogado, contacta um fiscalista(se a situação já estiver em execução fiscal), porque por conhecimento próprio (a minha área era a das execuções fiscais) quem não é fiscalista, nos impostos sobre o rendimento e sobre a despesa, nomeadamente, tem grandes dificuldades! Sobretudo na área das execuções, os meios de defesa (oposiçôes, embargos de terceiros, recursos...), não são apresentados por qualquer advogado. É por norma um bom fiscalista, já que há muita juridisprudência associada à lei propriamente dita, para além da experiência que esses profissionais têm! Mas cuidado, fazem-se pagar normalmente por 30% ou 40% da quantia exequenda (quantia que se está a impedir que o Fisco cobre) Se o problema está ainda na fase não executiva, eu iria por um advogado experiente, com conhecimentos razoáveis de fiscalidade.O problema é que há em Portugal, poucos advogados razoáveis na matéria, dada a sua complexidade!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Eu tenho um emprego de ordenado minimo logo nao ha retencao na fonte para IRS.

Agora tenho oferta de outro emprego que me ira pagar um pouco menos k ordenado minimo.

A minha pergunta é ao fazer irs no proximo ano vai ser calculado o total dos 2 empregos e aí terei eu que pagar IRS visto vir a receber no total cerca de 850€ mensais dos 2 empregos. Certo?

Como nao foi retido na fonte em nenhum dos empregos (visto ordenado ser inferior) eu é k ficarei com uma boa quantia a pagar? Alguem m sabe dizer +- quanto devo pagar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Eu tenho um emprego de ordenado minimo logo nao ha retencao na fonte para IRS.

Agora tenho oferta de outro emprego que me ira pagar um pouco menos k ordenado minimo.

A minha pergunta é ao fazer irs no proximo ano vai ser calculado o total dos 2 empregos e aí terei eu que pagar IRS visto vir a receber no total cerca de 850€ mensais dos 2 empregos. Certo?

Sim, simplificando é mais ou menos isso.

Como nao foi retido na fonte em nenhum dos empregos (visto ordenado ser inferior) eu é k ficarei com uma boa quantia a pagar? Alguem m sabe dizer +- quanto devo pagar?
Que eu saiba ainda não há simuladores para a declaração a entregar no próximo ano (provavelmente só começarão a aparecer mais para o fim do ano ou, pelo menos, depois de passar o stress da entrega das declarações deste ano). Mas se quiseres ficar com uma ordem da grandeza do valor, podes usar um simulador com as regras do ano passado - se fores o único elemento do agregado familiar não deve haver grandes diferenças; se houver dependentes até é provável que o valor venha a ser inferior ao que pagarias se a situação ocorresse no ano passado; por isso não perdes nada em fazer uma simulação com um simulador "antigo", mesmo sabendo que as regras estão a mudar este ano.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor