Visitante Filipa Pereira

duvidas de reinicio de actividade como trabalhadora independente

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Estou com algumas dúvidas e nas minhas pesquisas encontrei este forúm que acho muito útil e espero que alguém me possa esclarecer (e espero também não estar a repetir perguntas :). O meu caso é o seguinte :  eu sou bolseira de investigação científica (com seguro social voluntário) e vou ficar sem bolsa daqui a poucas semanas. Quando a bolsa terminar eu vou re-iniciar a activade como trabalhadora independente pois no local onde me encontro não existem mais bolsas disponíveis e não existem contratos  de trabalho.  O meu caso é um re-inicio porque durante a faculdade eu estive cerca de meio ano a trabalhar a recibos verdes e presumo que apesar de não ter gozado do ano inteiro de isenção tenha de começar já a pagar à segurança social. No local para onde vou trabalhar vou ter um rendimento “limpo” de 900€ e a  este valor vai ser acrescido o que eu terei de pagar à segurança social, pois já que não vai ser possivel fazer um contrato, a entidade para a qual vou trabalhar vai pagar essa despesa. As minhas dúvidas são as seguintes:

- o escalão em que tenho de me inscrever na segurança social tem mesmo de corresponder ao que vou receber ou posso simplesmente inscrever-me no de valor mais baixo? Quais as implicações?

- pelo que li, não há complicações se o valor anual não exceder os 10000€, o problema é que no meu caso esse valor vai ser excedido. Quando isso acontecer tenho de efectuar pagamentos extras nas finanças para além do que estiver a pagar na segurança social? Como é que esta situação se processa?

-  gostaria ainda de saber se quando entregar a declaração de IRS é possível prever quanto terei de pagar, ou melhor, será possível prever que dispesas terei de apresentar para não ter de pagar um valor muito elevado?

Eu peço desculpa porque quando leio isto as minhas perguntas parecem-me um pouco idiotas mas eu realmente não percebo nada de finanças nem de impostos e estou totalmente perdida. Espero que alguém em possa responder às dúvidas.

Cumprimentos,

Filipa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- o escalão em que tenho de me inscrever na segurança social tem mesmo de corresponder ao que vou receber ou posso simplesmente inscrever-me no de valor mais baixo? Quais as implicações?

Podes inscrever-te no escalão mais baixo (pelo menos por enquanto), mas depois tudo o que são subsídios (já para não falar da reforma) vão ter essas contribuições como referência.

- pelo que li, não há complicações se o valor anual não exceder os 10000€, o problema é que no meu caso esse valor vai ser excedido. Quando isso acontecer tenho de efectuar pagamentos extras nas finanças para além do que estiver a pagar na segurança social? Como é que esta situação se processa?

No ano a seguir a teres €10.000 de facturação tens de passar a cobrar IVA (que é indiferente para o teu empregador, porque pode deduzir) e passam a fazer-te retenção de IRS. Tens é de ir às Finanças fazer a alteração de regime.

-  gostaria ainda de saber se quando entregar a declaração de IRS é possível prever quanto terei de pagar, ou melhor, será possível prever que dispesas terei de apresentar para não ter de pagar um valor muito elevado?

Podes simular os valores de IRS (penso que ainda não há para o IRS de 2010, mas podes utilizar o do ano anterior, as diferenças são algumas mas não abismais). Quanto às despesas, podes ver coisas que podes deduzir aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3018.0.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No ano a seguir a teres €10.000 de facturação tens de passar a cobrar IVA (que é indiferente para o teu empregador, porque pode deduzir) e passam a fazer-te retenção de IRS. Tens é de ir às Finanças fazer a alteração de regime.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead