Poupas

Empresário em nome individual ou empresa?

2 publicações neste tópico

Olá a todos!

Esta questão de optar entre ser empresário em nome individual ou constituir uma sociedade (neste caso, unipessoal por quotas) é recorrente e é sabido que depende de muitos elementos, não se podendo a priori dizer "faz isto" ou "faz aquilo".

Eu sou empresário em nome individual, estou sujeito a IVA, pago Seg. Social, tenho regime simplificado, sem contabilidade organizada, presto serviços e vendo material (digamos que 66% é prestação de serviços e 33% é venda de material).

Sou leigo em contabilidade, embora esteja bem a par das minhas obrigações fiscais e contributivas, e já fiz muita pesquisa para tentar ver, entre as duas opções, qual me é a mais conveniente.

Pelo que concluí, e pondo de lado a questão da responsabilidade pelas dívidas (que é pertinente mas para já não é facto de decisão, pois felizmente não tenho dívidas) tem tudo a ver com o montante de despesas, e pelo que percebi, a partir do momento em que se atinge um determinado volume de despesas, compensa a opção empresa. A minha questão é: qual será essa percentagem de despesas, face ao total facturado, a partir do qual será melhor optar por constituir uma empresa?

Não sei se fui claro na minha questão... alguém pode dar uma ajuda?

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, ninguém dá aqui uma ajuda?  :-\

Poupas

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead