nunobpi

BCP poderá Recorrer à venda de Activos

2 publicações neste tópico

Possível venda de activos do BCP para satisfazer requisitos de capital.

Os analistas do Espírito Santo Equity Research (ESER) atribuem um impacto “neutral” à notícia já que esta não é “uma grande novidade para o mercado”, depois de o BCP ter dito “em várias ocasiões que poderia vender alguns activos não estratégicos para reforçar os rácios de solvência e que estes activos poderiam incluir a participação na Eureko e no Millennium Fortis”.

Já o BPI atribui um impacto “neutral a positivo” à notícia. Isto “apesar de que o impacto final da venda de activos virá a depender do preço final de venda, a venda da participação de 49% da participação no Millennium Fortis teria um importante impacto no rácio ‘Tier 1’ do banco”.

Na entrevista, o CFO do banco terá referido as várias hipóteses para satisfazer o cumprimento dos requisitos de capital. Entre elas está a aprovação do modelo de ponderação do risco de crédito, que se espera do Banco de Portugal e também a possível alienação de activos, referindo a venda dos 2,56% que de detém na Eureko e ainda a participação de 49% da posição que detém no negócio de seguros que detém em parceria com o Fortis.

O ESER refere que o valor contabilístico da participação de 2,56% na Eureko é de 229,2 milhões de euros, segundo o relatório e contas do BCP de Junho de 2010. Já o valor contabilístico da participação de 49% no Millennium Fortis era de 366 milhões de euros, “o que significa que se o negócio ocorresse a 1,5 vezes o valor contabilístico, o negócio teria um impacto de 30 pontos base nos rácios”.

Já o BPI estima o impacto no “core Tier 1” em seis pontos base e um impacto de 56 pontos base no rácio “Tier 1”.

Tanto o BPI como o ESER têm recomendações de “comprar” para o BCP. A recomendação do banco liderado por Fernando Ulrich reflecte um potencial de valorização de 30%, que lhe é conferido pelo preço-alvo de 0,80 euros. O Espírito Santo tem uma avaliação de 1 euro por acção para o banco, que lhe confere um potencial de valorização de 63%.

Os títulos do banco liderado por Santos Ferreira declinam 0,81% para 0,615 euros.

BCP: Presidente da Associação Portuguesa de Bancos diz que há Bancos já com prejuízos no mercado nacional. Eu, nas contas do 2ºT2010 conclui que isso estava a acontecer com BCP. 

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto é bom ou mau para quem investiu nos seguros do bcp?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor