Visitante jarsantos

Isenção de segurança social para empresas

8 publicações neste tópico

Boa noite,

Peço desculpas se a minha questão foge um bocado do âmbito do forúm.

Sou trabalhador independente desde Outubro do ano passado. Tenho portanto que começar a pagar segurança social a partir do próximo mês. Tenho andado a ponderar a hipótese de criar uma sociedade unipessoal. Como nunca trabalhei por contra outrem e tenho menos de 30 anos, a empresa fica isenta de pagar segurança social durante 3 anos? De notar que seria o único trabalhador dá empresa e faria parte dos orgãos estatutários.

Desde já agradeço as respostas que vier a obter.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não. Desde que remunerado, tem que descontar obrigatóriamente, pela empresa.

Penso que não seja bem assim. Se ele for considerado como "Jovem à procura do 1º emprego" ou "Desempregado de longa duração" a empresa fica isenta de contribuições durante os 3 primeiros anos. Não tenho é a certeza se existe algum restrição à aplicação de tal isenção quando o sócio é também trabalhador remunerado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida é mesma. Sei que se fosse contratado por uma empresa, esta teria a isenção. Mas, sendo a empresa criada por mim, não sei se o mesmo se aplica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para começar devias era aprender a escrever sem teres a mania que és superior aos restantes, lá por teres ou não razão isso não implica que tenhas um comportamento inadequado a este fórum. Esse tipo de atitudes não tem lugar aqui.

A legislação de 2010 é esta: http://juventude.gov.pt/MigratedResources/461000/461028_Portarian125_2010.pdf

Por fim, a legislação não menciona o caso dos gerentes ou órgãos sociais, pelo que não é claro para mim. Se para ti é claro e quiseres explicar a tua razão de uma forma civilizada, teria o maior gosto em saber.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ele for considerado como "Jovem à procura do 1º emprego" ou "Desempregado de longa duração" a empresa fica isenta de contribuições durante os 3 primeiros anos.

Se ele trabalha há cerca de um ano, como ele próprio admitiu na primeira mensagem, como é que poderia beneficiar de qualquer um destes benefícios? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ele trabalha há cerca de um ano, como ele próprio admitiu na primeira mensagem, como é que poderia beneficiar de qualquer um destes benefícios? ???

Ele esteve a trabalhar como trabalhador independente. Não me parece que isso invalide o estatuto de "Jovem à procura do 1º emprego".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead