taranta

Televisores LCD

51 publicações neste tópico

Queria comprar um LCD de 82 cm. Qual a melhor marca, modelo e preço.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um samsung e estou satisfeito, mas tudo depende do preço, da qualidade, e muitas vezes, como no meu caso, da estética do LCD  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comprei há alguns dias, um LCD Full HD, marca Philips 37PFL5603D! Fui aconselhado por uma pessoa que tem razoáveis conhecimentos destas matérias! Eu, confesso, não tenho nenhuns. Visitando a NET, não fiquei sensibilizado com algo em particular (e falo apenas, de preços, queixas apresentadas e não resolvidas), mas sobretudo preços! Fui então a uma grande superfície e comprei o dito! É claro que regateei e foi-me oferecido:

- 1 Kit de limpeza para o LCD (custo 29,75 Eur.; e

- Kit HDTV estabilizador de sobretensão (não vi o preço);

Preço - 729 Eur.

Se alguém é destes "ofícios", agradeço que me dê a sua opinião, sobretudo sobre a qualidade/preço, tendo em atenção as características que este modelo tem.

PS - Pós compra, fiquei algo preocupado com o facto de o LCD não ter entrada para DVI (Digital Visual Interface), mas descansei um pouco, porque esse amigo, refere que com uma "box" própria, a fruição da DVI fica solucionada, para além de que com sinal por cabo, a questão é de somenos importância!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

as entradas dvi é mais para os monitores, não conheço outros dispositivos que usem a ligação DVI para além dos pc's, eventualmente poderão existir, mas eu ainda não vi nenhum.

Existem cabos DVI - HDMI e essa televisão também deve ter uma entrada VGA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

as entradas dvi é mais para os monitores, não conheço outros dispositivos que usem a ligação DVI para além dos pc's, eventualmente poderão existir, mas eu ainda não vi nenhum.

Ou seja, adquirindo um modelo com essa entrada, poderemos passar a trabalhar num LCD que seja simultaneamente televisor e monitor de computador?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que tenha VGA, HDMI, ou DVI, o que convêm saber é se ligada ao computador o painel dá a resolução nativa ou n, algumas não dão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este modelo Philips que adquiri, para além de vir equipada com 4 fichas HDMI, VGA, ligação USB, é igualmente compatível com HDTV. Tem 1920x1080 pixels... bom, e outras características várias. Quanto à questão DVI, a informação junta, diz que não tem entrada DVI. Contudo, segundo já disse e confirmei, com uma box própria, o problema fica ultrapassado!

Obrigado pelos contributos que deram.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Ainda voltando ao pedido de esclarecimento que pedi aos membros do forum no dia 19, continuo "às voltas", agora com:

1 - Taxa de contraste;

2 - Contraste estático versus contraste dinâmico;

Em suma: o que é que estes dois pontos que acima menciono, interferem (positiva ou negativamente) no LCD.

Agradeço opiniões fundamentadas, se puderem, é claro!

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não esqueças de confirmar o consumo de electricidade dos modelos que fores seleccionando. Há diferenças muito significativas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não possuo nenhum Lcd mas até á data mas como sou muito curioso e vou comparando nas grandes superfícies, os SONY parecem ter uma qualidade acima da média e estética agradável. Lg e principalmente Philips parecem ser muito bons!!

Não te esqueças de considerar uma possível compra de um sistema várias colunas com leitor DVD que deverá ser da mesma marca uma vez que a tecnologia e comandos remotos são compatíveis sendo marca igual.

Abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu ando para comprar um LCD entre 40" e 42", neste momento ando interessado nos seguintes modelos:

Philips 42PFL5603D - €800

Samsung LE40A656 (esteve a 990 e agora estranhamente aumentou mais de 150 euros em todo lado, neste momento custa 1149)

LG 42LG6100 - €1090

Sony KDL40W4000 - €1090

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou suspeito pois acabei de adquirir um Philips. Contudo, pela relação qualidade/preço, não tive dúvida, depois de minimamente informado. Se tivesse que "esquecer" o preço, optava de caras pela Bravia Sony!Aquele que descartava à partida era o Samsung (qualquer que fosse o modelo), já que fui informado, que em relação à assistência, as situações podem arrastar-se por meses! "Vendo" o que digo, pelo que "comprei"!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah... e já agora, penso que não será por acaso, que na promoção da Worten (salvo erro de 22 a 28), o único modelo que aparece é o Samsung!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenham sobretudo atenção quanto a "nossa" televisão digital terrestre.

Ou seja, escolham LCD's que tenham já incorporado sintonizadores de TDT mpeg4.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenham sobretudo atenção quanto a "nossa" televisão digital terrestre.

Ou seja, escolham LCD's que tenham já incorporado sintonizadores de TDT mpeg4.

Viva CS!

Fiquei preocupado com o teu alerta!

O LCD que adquiri há poucos dias, o tal Philips 37PFL5603D, está equipado com o sintetizador DVB-T. Sei que as futuras emissões da TDT, vão ter como base essa tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264. A questão é saber se o meu LCD apenas propõe uma descodificação de vídeo MPEG-2 (a maioria dos equipamentos disponíveis apenas propõe MPEG-2) , o que não possibilitará por si só a recepção em HD, ou, ao invés, já tem a descodificação requerida!

De qualquer forma, há sempre a possibilidade (mantendo este LCD), de adquirir uma "set-top-box", ou então esperar para ver!...

O chato de isto tudo é que tive acesso ao comunicado da ANACOM, que falava deste assunto, e na altura da aquisição apenas me preocupei com o sintetizador DVB-T e  esqueci-me da questão da compressão de vídeo MPEG-4!...

Sabes se o modelo do meu LCD, tem a descodificação requerida ou, é como a maioria dos outros?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1 - Taxa de contraste;

2 - Contraste estático versus contraste dinâmico;

Respondendo a isto, e tendo em conta que também não tenho a certeza absoluta sobre o que digo, a minha resposta é a seguinte...

1 e 2 são a mesma coisa (contraste), e representa basicamente a relação entre a cor mais escura e a cor mais clara que consegues discernir. Isto é, se consegues distinguir os graus preto e cinzento muito escuro enquanto os brancos continuam fortes e brilhantes.

Pelo que percebo, os plasmas sempre foram campeões nestes campo, e actualmente há plasmas com contraste estático de 30000:1. Contudo, quando comparamos esse valor com os anunciados para os LCDs, vemos 30000:1 em televisões baratas, e 50000:1 e 70000:1 nas topo de gama... até que lemos as letras pequenas e vemos que é constraste dinâmico.

Para melhor se compreender isto, tem que se perceber um pouco melhor as duas tecnlogias. Num plasma, cada pixel (pedaço de imagem) é como se fosse uma mini lâmpada fluorescente com um fósforo verde, azul ou vermelho à sua frente. Assim, a iluminação de cada pixel é perfeitamente independente (em teoria) dos pixeis adjacentes.

Já a tecnologia LCD é totalmente diferente, e funciona antes como 'filtros de luz', que deixam passar mais ou menos luz (mais uma vez para uns filtros coloridos). Isto implica uma fonte de luz 'global', normalmente chamada retroiluminação.

Assim, pode-se facilmente perceber em ecrãs LCDs mais antigos e baratos que há uma parte do ecrã ligeiramente mais brilhante (normalmente as duas laterais, ou a parte de baixo), que é onde estão as lampadas necessárias.

Desta forma os LCDs têm sempre mais dificuldade em fazer um preto mais preto que os plasmas, pq há sempre aquela iluminação minima.

O contraste dinâmico foi uma ideia interessante que os fabricantes entretanto tiveram, de ajustar a luminosidade da retroiluminação em função das cenas no ecrã. Assim, se a cena que estiverem a ver for um filme de terror, com quase tudo negro, reduzem a iluminação e assim os pretos não parecem tão cinzentos.

Contudo.... se a cena que estiverem a ver tiver um alto contraste (por exemplo, uma cena toda preta com um quadrado branco no centro... aquele filme experimental recomendado por um intelectual qualquer  :P)... bem, sinceramente não percebi ainda como se comporta um LCD nessas circunstâncias, acho que um plasma ganharia. (se alguém quiser esclarecer melhor).

Estão a surgir algumas tecnologias interessantes para resolver estes problemas nos LCDs, que é a de usar LEDs para a retroiluminação, que funcionam como iluminação individual por pixel (aproximando-se conceptualmente dos plasmas, embora continuem a ser tecnologias muito diferentes). As primeiras análises a esta tecnologia parecem positivas, mas ainda com alguns mas... sendo o pior deles o preço, claro (pelo que percebi, isto apenas se encontra em televisões acima dos 2000€).

http://en.wikipedia.org/wiki/Backlight

Portanto, tipicamente os plasmas falam em contraste estático de 15000:1 ou 30000:1 (com 'dinâmico' equivalente de 1000000:1.... se bem que nem sei se nos Plasmas isso faz sentido, ou se se é só para contrariar o marketing talk dos LCDs).

Os LCDs têm contraste dinâmico na mesma ordem de grandeza ou superior, mas esquecem-se de mencionar o estático (que por vezes é quase impossível de encontrar).

Para ajudar à festa: os Plasmas tipicamente consomem 1,5 a 2x a energia de um LCD.

Os LCDs têm supostamente problemas no tempo de resposta (chato para quem gosta de jogar, pq actua no comando com base numa imagem 'antiga', que demorou a ser processada pela televisão), embora isto supostamente só se aplique quando não se joga na resolução nativa.

Os plasmas podem fazer um ligeiro barulho (como lampada fluorescente?) com o brilho no máximo, e não devem ter imagens estáticas nas primeiras 200 (ou 2000? já não me lembro) horas de funcionamento, sob o risco da imagem ficar marcada!  :o

Confusos? Também eu, também por isso ainda não tomei uma decisão.

Parece que o Plasma é uma tecnologia que permite uma melhor reprodução de cor e rapidez de resposta, mas com custos no preço final, preço de utilização, e cuidados especiais.

(Michael Collins, só depois vi que entretanto já tinhas feito a compra, mas fica a explicação :) )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva soberdrunk!

Grato pelo teu contributo! Fiquei mais esclarecido sobre o assunto, embora sendo uma matéria que não domine, fique ainda no "mundo da lua"! Agora o que dizes sobre a taxa de contraste, a propósito dos 40.000 ou 50.000.1 ou mais nos LCD, acho que estou de acordo contigo: alguém de repente para incrementar as vendas das marcas, resolveu, face ao desconhecimento técnico da maioria dos consumidores, "atirar" com estas taxas, sendo que, eventualmente, têm o mesmo desempenho de taxas mais baixas!

Já agora peço-te se estiveres à vontade na matéria, que te pronuncies sobre o meu último post. Podes?

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente não sei... essa é a parte que também ainda não consegui perceber bem!

> De qualquer forma, há sempre a possibilidade (mantendo este LCD), de adquirir uma "set-top-box",

Mas pelo que li algures, essas setup-box iriam começar nos 50€, e tipicamente um ecrã deste tipo pede consideravelmente mais € por funcionalidades extra.

Outra coisa que ainda não percebi é se a televisão digital terrestre vai ter muitos canais como o cabo, ou se são só os 4 do costume mais o 5.º que se fala. Se for este ultimo caso... bem, eu já pouco vejo televisão nesses quatro canais, pelo que não me faz muita diferença.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uma grande disputa pelo 5º canal entre a ZON e a filha de Emídio Rangel (não sei a que grupo preside)!

Mas estou como tu, para além dos canais informativos de qualidade (por regra em língua inglesa), vejo somente canais temáticos. Desporto, nem vê-lo, neste país triste e patético, que faz, sobretudo do futebol, a "sublimação" para os problemas económicos, que esses sim, verdadeiramente os afligem!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem eu já comprei a tv, optei por uma samsung le40a656, quanto à tdt logo se verá, até 2012 ainda falta muito tempo, até que ponto a tdt afecta o pessoal que tem televisão por cabo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria que em nada.... são dois sistemas completamente paralelos e independentes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem eu já comprei a tv, optei por uma samsung le40a656, quanto à tdt logo se verá, até 2012 ainda falta muito tempo, até que ponto a tdt afecta o pessoal que tem televisão por cabo?

Segundo a ANACOM e cito "...processo (TDT) a concluir desejavelmente até 2012"! Ora com crise que por aí anda, não sei...

De qualuer forma, eu que comprei a minha em 2009 (Janeiro), tenho na perspectiva mais pessimista, ainda 3 anos, para usufruir deste sistema analógico. Depois se verá!

Quanto ao que o soberdrunk diz, totalmente de acordo. No entanto, se quiseres uma anáilse mais aprofundada, numa linguagem muito acessível para um leigo (como eu), vai ao site da ANACOM - assunto TDT e ficarás bem elucidado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo a ANACOM e cito "...processo (TDT) a concluir desejavelmente até 2012"! Ora com crise que por aí anda, não sei...

De qualuer forma, eu que comprei a minha em 2009 (Janeiro), tenho na perspectiva mais pessimista, ainda 3 anos, para usufruir deste sistema analógico. Depois se verá!

Bem, os primeiros testes vao começar ja daqui por 3 meses. E ate ao fim do ano, espera-se 80% de cobertura do territorio... Ate 2012 o sinal analogico sera definitivamente cortado. E estes planos ja foram feitos em tempo de crise ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem... Paulo, deste-me uma "trolitada na tola"! Fiquei já a fazer contas a quanto me custará o tal "set-top-box" que terei que adquirir, para poder conciliar o meu LCD, com a TDT!  :o

Não há dúvida que me dás belas notícias, para quem só entende de Pc's e nada de economia!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor