Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ariana7815

despesas com educação

4 publicações neste tópico

bom dia,

tenho uma filha que entrou agora para a escola. faço sempre a declaração de IRS como solteira e ela como sendo minha dependente.

tendo em conta que o pai ajuda em certas coisas como por exemplo livros, atl, ... e ele faz a declaração dele em separado sem ter a filha como dependente, porque já consta da minha, queria saber se ele pode efectivamente apresentar as despesas da filha se os recibos forem em nome dele.

obrigada a quem nos souber dar uma ajuda!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas com cada dependente só podem aparecer na declaração onde essa pessoa constar. Ou seja, só na tua declaração é que podem constar as despesas relacionadas com a vossa filha.

Mesmo as despesas estando em nome dele, é capaz de lhe ser difícil explicar, caso haja uma auditoria das Finanças, que é ele que frequenta o ATL; ou que compra livros de estudo quando não está a frequentar nenhum curso (aliás, ele nem sequer pode deduzir despesas de educação se não estiver a estudar).

A não ser assim, os pais solteiros poderiam deduzir o dobro das despesas com os filhos que os pais casados, o que não seria muito justo...

O que eventualmente podem fazer é tu entregares ao pai parte do reembolso no caso em que as despesas que ele paga entram na tua declaração de IRS (é simples de calcular isso - fazes a simulação com e sem as despesas dele e rapidamente vês de quanto é a diferença).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pelo esclarecimento.

é que tenho uma colega que vivia com o namorado e separaram se e ela disse me que ele tinha direito a apresentar metade das despesas do filho em comum. por isso a minha dúvida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho quase a certeza que um dependente só pode figurar numa declaração (e, obviamente, as suas despesas).

Mas na dúvida o melhor é sempre perguntar directamente nas Finanças ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0