presidentedajunta

BPI e BES

15 publicações neste tópico

É notória a confiança que está demostrada neste blog pelo BPI. De facto são muitas as pessoas que recomendam este banco, que acreditam nos seus valores e que dizem ser dos bancos mais eficientes. No entanto acho que se confunde a respeito do BPI o facto de ser o banco mais "amigo" ,em termos de preçário, do cliente e não se mede tanto a sua eficiência. Digo isto porque?

Porque o homebanking do BES é bastante superior ao do BPI. É igual em quase tudo mas há uma coisa que faz toda a diferença que é no menu bolsa e nas ferramentas que este dispõem em relação ao do BPINET. É claro que tenho o cuidado de comprar dois bancos de retalho BPI e BES e não meto aqui BPI ONLINE que esse sim seria comparável com o mesmo segmento no BES o banco BEST.

Comparando então a parte de bolsa dos dois bancos de retalho temos que no BES foi implantada uma plataforma que eu considero completa e que tem:

Análise fundamental

Análise técnica

Análise gráfica avançada com muita qualidade em que por vezes só encontramos em correctoras

Carteira Virtual onde uma pessoa pode experimentar antes de investir com o próprio dinheiro. De valorizar que apenas o ActivoBank disponibiliza este serviço para além do BES.

Outro ponto que me parece importante é o factro de cada vez mais não haver um mercado local mas sim global e as empresas que fazem investimentos no estrangeiro e principalmente em mercados emergentes terão um potencial de crescimento notório. Aqui também são edivdentes as diferenças entre BES e BPI. O Bes está a investir muito no Brasil que é um dos 4 maiores mercados emergentes, para além de estar em Angola e Moçambique. Refiro-me a estes três mercados porque é onde o banco tem investido mesmo em Agências e não meramente lá representado.

No caso do BPI está presente em Angola há muitos anos e já só tem metade do BFA e parece que por ali ficou. BCP está a investir na polónia, na Roménia e na àsia.

Não quererá o BPI investir ou não terá possibilidade financeira para tal? Há quem diga que o BPI já foi apanhado a meio da sua expansão em Portugal pela crise e que aí foi obrigado a vender parte do BFA para regularizar as suas finanças. Todos sabemos que BPI é o menor dos maiores e que não tem a capacidade de outros bancos mas sera só isso?

Outro aspecto que relevo também diferenciados dos dois bancos são as taxas de juro que normalmente colocam ao dispor dos seus clientes. Por exemplo neste caso estou a ver para capital garatido e o máximo que o BPI tem é 2% e o BES 2,75%.

Com estas diferenças que apontei é um mistério para mim perceber porque é que as pessoas simpatizam tanto com o BPI e afirmam ser um banco para melhor. Será mesmo pelo seu preçário mais simpático?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outro ponto que me parece importante é o factro de cada vez mais não haver um mercado local mas sim global e as empresas que fazem investimentos no estrangeiro e principalmente em mercados emergentes terão um potencial de crescimento notório. Aqui também são edivdentes as diferenças entre BES e BPI. O Bes está a investir muito no Brasil que é um dos 4 maiores mercados emergentes, para além de estar em Angola e Moçambique. Refiro-me a estes três mercados porque é onde o banco tem investido mesmo em Agências e não meramente lá representado.

No caso do BPI está presente em Angola há muitos anos e já só tem metade do BFA e parece que por ali ficou. BCP está a investir na polónia, na Roménia e na àsia.

Não quererá o BPI investir ou não terá possibilidade financeira para tal? Há quem diga que o BPI já foi apanhado a meio da sua expansão em Portugal pela crise e que aí foi obrigado a vender parte do BFA para regularizar as suas finanças. Todos sabemos que BPI é o menor dos maiores e que não tem a capacidade de outros bancos mas sera só isso?

Um dos motivos pela fraca expansão internacional do BPI está na sua estrutura accionista:

Grupo La Caixa  30.1% (Espanha)

Grupo Itaú 18.9% (Brasil)

Santoro 9.7% (Angola)

Grupo Allianz 8.8% (Seguradora)

O BPI está limitado aos seus accionistas. Não faz sentido haver uma internacionalização para Espanha ou Brasil, porque entram em conflito directo com os seus accionistas de referência. Mas também não faz sentido internacionalizar em paises (para além de brasil e espanha) onde a la caixa ou itau tem algum investimento existente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será mesmo assim? Se fosse assim bancos como o Santander, BBVA, Deutsch Bank, Barclays, etc não podiam nunca apostar em mercados onde a estrutura accionista tivesse relevo.

Então neste caso a estrutura BPI é um entrave ao crescimento e desenvolvimento do banco e será futuro para o BPI apostar maioritariamente no nosso mercado estagnado e onde ocupa a 5ª posição? Sendo assim está a perder terreno a cada dia que passa pois daqui a uns anos BES, Santander, Barclays, BCP e até a Caixa serão bancos que apresentam resultados muito melhores com um potencial de encaixe financeiro tremendo e o BPI fica aqui por Portugal e Angola?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a ver agora e o BES tem na sua estrutura accionista como referência um grande banco Brasileiro o Bradesco e continua a apostar forte no Brasil. Neste caso também não será contra os interesses desse accionista?

No caso do BCP tem a Sonangol e está a apostar forte em Angola. Não será também contra natura?

Há algo que não bate certo para o BPI ser o único banco a não investir internacionalmente. Na minha opinião não tem capacidade financeira. Até o Banif está a investir no Brasil de há 2 anos pra cá!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a ver agora e o BES tem na sua estrutura accionista como referência um grande banco Brasileiro o Bradesco e continua a apostar forte no Brasil. Neste caso também não será contra os interesses desse accionista?

O BES Investimento (Brasil), com sede em São Paulo, é um Banco de Investimento que actua na América Latina, adquirido pelo Grupo BES em 2000. O BES detém 80% do capital social através do BES Investimento e os restantes 20% são detidos pelo Banco Bradesco.

Penso que este somente é o investimento que o bes tem no brasil de momento.

Banco de Investimento não é banca comercial. E mesmo estando no brasil é numa parceria com Banco Bradesco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será mesmo assim? Se fosse assim bancos como o Santander, BBVA, Deutsch Bank, Barclays, etc não podiam nunca apostar em mercados onde a estrutura accionista tivesse relevo.

Os quatro bancos que referes tem um peso enorme em termos internacional. Com uma marca consolidada, talvez deste somente o BBVA é menos conhecido. A estrutura accionista deste 4 bancos tem claramente menos poder influência que um BPI, BES ou BCP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas um banco de investimento faz muito dinheiro. O BPI nem banco de investimento tem sequer no Brasil.

Estive a ver o  mapa do BES e tem sucursais portanto presença física com agências nos Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, África do Sul, e Venezuela e Espanha.

O BPI tem Em Portugal e Angola!

Por exemplo neste primeiro semestre o BES apresentou 282milhões de lucro total. Onde 34% do total provem do estrangeiro onde Espanha contribuiu com 8.1 Milhões, Brasil com 10.4 e e Reino Unido com 28.6 Milhões. Assim começa o BES a ter cada vez mais preponderância nos investimentos que faz para o crescimento do grupo.

No BPI não é comparável esta realidade

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a analisar o mesmo resultado portanto do primeiro semestre para o BPI e tem menos de metade do lucro do BES 89Milhões apenas conta 282M

Destes 89Milhoes 47 vêm do estrangeiro e 45M desses 47 vêm do BFA, o que quer isto dizer que o BPI continua dependente totalmente dos rendimentos de Angola como já assim está há muitos anos e não expande nem evolui internacionalmente.

Estranho!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contas Semestrais do BPI

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS29950.pdf

Principais entidades do Grupo BPI ( pagina 12 )

O BPI tem uma participação de 30% do Banco Comercial e de Investimentos Moçambique. Uma parceria com a CGD.

Se o BPI tem um preçario mais barato comparativamente ao BES, isso não tenho duvidas. Mas vejo mais como "subsidiaria" infelizmente da La caixa ou Itau. Já o BES tem mais peso internacionalmente, e a sua estrutura accionista "estrangeira" tem menos peso. Mas não esperes que abrem banca comercial no brasil.

O BPI tem capital para investir? Não sei...

Ainda alguns dias escrevi um topico sobre as contas do BCP, que apresentam prejuizos na turquia, usa, grécia e romenia. Eu sou favor da internacionalização da nossa banca, para que possa trazer negocios para portugal e mais receitas. Mas vale a pena investir para obter estas perdas para os acccionistas?  

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostei da tua resposta.

Sabia realmente que o BPI tinha essa participação em Moçambique. O que a mim me deixa a pensar é o BPI estar dependente de apenas dois mercados: Portugal e Angola. Isto é não diversificar o risco, ou seja se houver uma instabilidade política em Angola ou até mesmo guerra que será do BPI?

No entanto não vejo o BES tão dependente de um mercado ou mesmo o BCP.

Uma coisa que me começou a dispertar interesse já há algum tempo é esta fidelização que o BPI tem com os seus clientes, esta opinião´generalizada de ser um banco que recomendam, ser um banco credível. Tem piores resultados que os concorrentes, tem menor dimensão, não tem o poder financeiro para apostar em tecnologia, tem depositos a prazo com remuneração mais baixa, tem homebankig menos completo mas mesmo assim continua a ter a preferência e um público fiel.

Mistério!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

isso são apenas e só escritórios de representação!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

isso são apenas e só escritórios de representação!

E nesses escritórios é possível fazer o quê ao certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é apenas para acompanhar clientes que tenham contas no BPI e estejam lá a residir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se pudessem ter o mesmo preçário no BES e no BPI qual seria a vossa escolha?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead