Goldenboy64

Ser fiador: Como me salvaguardar?

5 publicações neste tópico

Recentemente o meu irmão separou-se da companheira. Tinham adquirido há 12 anos uma casa a crédito, tendo os pais dela ficado como fiadores na altura. Depois de terem falado, acordaram que o meu irmão ficaria com a casa, mas que o empréstimo ficaria apenas em nome dele.

Obviamente que o banco exigiu fiadores ao meu irmão para substituir os anteriores. À falta de outras opções, pediu-me a mim. Bom, acho que ninguém gosta destas coisas, porque no fundo certezas a 100% ninguém tem... Mas como o pobre rapaz não tem mais ninguém e não deixa de ser meu irmão, e não tenho nada a apontar-lhe, lá anuí. O contrato deve ser renegociado dentro em breve, pelo que só nessa altura irei assinar os papeis.

A minha questão é, sabendo que o banco (neste caso BPI) vai procurar salvaguardar ao máximo os seus interesses, pouco se importando comigo, como é que me posso defender (dentro do possível) nesta situação de fiador?

Já percebi que a maioria dos bancos tem uma cláusula do tipo "Renúncia ao benefício da excussão prévia", que significa que se o meu irmão não pagar a prestação, nem se quer lhe vão tentar ficar com a casa, vão é logo atrás de mim para eu pagar, sem que eu fique com qualquer direito sobre a casa dele, ou que possa exigir que vendam primeiro a casa (é linguagem tão técnica que o zé povinho assina ingenuamente os papeis sem perceber a diferença toda que esta clausula faz!)

Pretendo enviar carta ao banco a exigir que não haja uma clausula deste género. Será que o banco aceita? Imagino que o banco possa recusar renegociar o empréstimo ao meu irmão e depois lá vai ele fazer pressão psicológica sobre mim que não quer estar a pagar a casa e ela continuar em nome da ex-companheira, blah, blah...

Mas é completamente diferente, no caso de incumprimento, o meu irmão estar a dever 100.000 euros e venderem a casa e, depois de pagas todas as despesas, eu ter ainda de pagar 20.000 Euros da restante dívida, do que eu ter de pagar 100.000 Euros e não ter direito nenhum sobre a casa...

Alguém tem dicas de como "pressionar" o banco a aceitar que não venha uma clausula deste género?

Mais sugestões de como me proteger?

Claro há sempre a mais óbvia, não ser fiador, mas irmão é irmão e como já disse não tenho qualquer razão para pensar que ele não vá pagar, excepto o facto de ele ser trabalhador independente e de nesta altura de crise o negócio não andar nos melhores dias...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu se fosse a ti não lembrava ao banco nada que te possa prejudicar...

O teu irmão deve é pedir que o banco lhe dê uma cópia tipo do contrato de empréstimo para poder analisar antecipadamente. Aí vocês vêem o que está ou não previsto no contrato. Se existir a tal cláusula de renúncia ao benefício da excussão prévia, aí sim, entram em contacto com o banco e tentam negociar essa cláusula... parece-me ser o mais sensato.

"Pressionar" os bancos é relativamente fácil - propõem-se-lhes uma subida de algumas décimas no spread ou a contratação de mais alguns produtos em troca de alguma coisa que nos dê jeito a nós... é a isso que se chama negociação. O difícil normalmente é conseguir que a contrapartida que propomos ao banco não seja assim tão má para o nosso bolso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eles vão manter as condições anteriores ao teu irmão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que o meu irmão me diz, sim, pelo menos no que toca ao spread (ele tem 0,4 ou 0,5%, o que é bem inferior às taxas actuais de mercado)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cuidado com este assunto de ser fiador de alguem, seja quem for. eu se pudesse nem era fiador de mim próprio ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead