Pedro Pais

Novo nome para o blog e fórum

68 publicações neste tópico

Olá a todos.

Tenho recebido algumas sugestões para mudar o nome do blog e do fórum para algo mais ligado com dinheiro, finanças e afins. Portanto, tenho duas questões:

1 - Acham boa ideia?

2 - Têm alguma sugestão para um novo nome?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acho uma optima ideia. Este é um nome que independentemente de ser "amador" ou não tem um problema de funcionalidade ou seja nada tem a ver com o conteúdo do fórum e portanto não é reconhecido pelos motores de busca como termos associados às finanças, dinheiro, economia...etc

Quanto ao novo nome deve ter conotação com o tema do fórum o resto não interessa.

Ponham algo que tenha o termo Dinheiro ou Finanças ou poupar! que é o que as pessoas procuram mais!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Eu gosto do nome actual com o subtítulo (Pedro e o Blog - as suas finanças pessoais). Dá-lhe um certo toque familiar, nada de muito oficial... Realmente só o nome não tem muito a ver, mas lá que fica original fica. O problema é se algum dia quiseres começar a falar sobre outras coisas - não podes chamar Pedro e o Blog a todos os teus blogs ;D

2. (imagino que queiras usar o mesmo nome para o fórum e o blog?)

Finanças Pessoais     (é o título actual, sem a palavra Fórum, mas acho que fica um pouco impessoal)

Cantinho das Finanças

Sugestão: Depois de recolheres algumas sugestões adiciona votação a este tópico :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...nada tem a ver com o conteúdo do fórum e portanto não é reconhecido pelos motores de busca como termos associados às finanças, dinheiro, economia...etc

E, no entanto, passa a vida a aparecer-me nos resultados das pesquisas que faço sobre o tema :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

aparece porque ele depois vai buscar o conteúdo que está associado ao fórum. O Pedro é que sabe as intenções, ambições e o que pretende para o fórum mas na minha opinião ganha muito com mudar o nome.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Eu gosto do nome actual com o subtítulo (Pedro e o Blog - as suas finanças pessoais). Dá-lhe um certo toque familiar, nada de muito oficial... Realmente só o nome não tem muito a ver, mas lá que fica original fica. O problema é se algum dia quiseres começar a falar sobre outras coisas - não podes chamar Pedro e o Blog a todos os teus blogs ;D

2. (imagino que queiras usar o mesmo nome para o fórum e o blog?)

Finanças Pessoais     (é o título actual, sem a palavra Fórum, mas acho que fica um pouco impessoal)

Cantinho das Finanças

Sugestão: Depois de recolheres algumas sugestões adiciona votação a este tópico :)

O principal objectivo era criar um nome que fosse mais claro. Não tenho pretensões de escrever sobre outros temas, mas a verdade é que o nome do site podia estar mais ligado à temática.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu gosto do nome. Já estou como o Paulo Aguia - tem um quê de familiar e isso agrada-me. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu gosto do nome. Já estou como o Paulo Aguia - tem um quê de familiar e isso agrada-me. ;)

Eu também gosto do nome. Tenho algumas dúvidas se colocará algumas pessoas de pé atrás ou incapazes de compreender rapidamente do que é que falamos por aqui.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obviamente que cria essa desconfiança. Com todo o respeito PEDRO E O BLOG diz tanto como JOAQUIM e BLOG ou FRANCISCO E O FÓRUM, isto é não diz rigorosamente NADA!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também gosto do nome. Tenho algumas dúvidas se colocará algumas pessoas de pé atrás ou incapazes de compreender rapidamente do que é que falamos por aqui.

obviamente que cria essa desconfiança. Com todo o respeito PEDRO E O BLOG diz tanto como JOAQUIM e BLOG ou FRANCISCO E O FÓRUM, isto é não diz rigorosamente NADA!

Não acho que crie desconfiança nenhuma. Se fosse somente "Pedro e o Blog" não haveria relação com o tema, mas o que faz a diferença é "as suas finanças pessoais". Mas são opiniões.....

Aliás, neste momento o teu blog e fórum conquistaram credibilidade difícil de perder. Não sei se queres atingir outro público mais " informado" em questões de investimentos e finanças. Aí o nome actual não lhes inspirará confiança, no entanto, julgo que este fórum é mais para gente comum, que quer aprender e, se possível, ensinar também.

Conheci este fórum através da minha filha, já o recomendei a muita gente e ninguém se queixou  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se queres atingir outro público mais " informado" em questões de investimentos e finanças. Aí o nome actual não lhes inspirará confiança, no entanto, julgo que este fórum é mais para gente comum, que quer aprender e, se possível, ensinar também.

Conheci este fórum através da minha filha, já o recomendei a muita gente e ninguém se queixou  :D

Não, eu quero mesmo é ajudar o comum cidadão.

A questão que se levanta, em parte, é porque é que há um número relativamente baixo de pessoas a participar no fórum. Será mesmo assim ou haverá algo em concreto que se pode melhorar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

exactamente Pedro tocas-te no ponto que falei contigo ontem.

Mais de 300 000 visitas por mês e podes ver que esta comunidade não é mais de 20 pessoas que postam e participam. Porque será?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

exactamente Pedro tocas-te no ponto que falei contigo ontem.

Mais de 300 000 visitas por mês e podes ver que esta comunidade não é mais de 20 pessoas que postam e participam. Porque será?

Por isso mesmo estou a perguntar a quem se interesse. Para mim não é claro o porquê, vamos aguardar se alguém tem boas ideias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é muito fácil entender porque!

Vou-te dar o meu exemplo. Eu quando me inscrevi aqui foi quando estava a procurar uma coisa no google. Estava a procurar notícias da banca para completar o meu estudo e cheguei assim a este blog. Quando abri o blog fiquei logo e vi o nome pensei logo nisto: é um blog de uma pessoa que se lembrou de fazer umas perguntas sobre finanças, alguém que pretende ganhar uns trocos com isto. E isso levou com que não me registasse na altura. No entanto numa nova pesquisa voltei a encontrar o blog e quis participar e por isso me registei. Mas ainda hoje só participo em 3 fórums praticamente: Bancos, Investimento e Poupança tudo o resto acho inócuo e na minha opinião havia metade dos fórums que aqui existem.

Portanto eu no início senti logo que era um fórum amador e essa percepção começou logo pelo nome. Mas fui verificar e vi que era um fórum que aparecia muito em pesquisas e que tinha uma taxa de rentenção baixíssima e tal como eu as pessoas devem pensar do mesmo modo porque PEDRO E O BLOG não entendemos mais que um curioso que criou um fórum pessoal o tal aspecto de familiar que eu prefiro chamar amador.

Digo ainda que sempre que me registo noutros fórums que vejo terem acompanhamento dinâmico no facebook, que vejo terem um STAFF e portanto que vejo serem aposta e com ambição de fazerem a diferença por entre os milhares de fórums que temos aí quando os vejo registo-me logo pois entendo que podem ser mais valias. Aconteceu com o Caldeirão da Bolsa ou o Club Invest que pelo nome diz muito da sua credibilidade.

Atenção não quero que entendam mal as minhas palavras! Gosto deste Blog mesmo tendo o nome que tem e mesmo o Pedro não tendo grande ambição para ele. Acho que tem um potencial enorme e que poderia ser um caso sério na pasta das Finanças. Propus ao Pedro um caminho, um plano, identifiquei problemas, apresentei soluções para tornar este fórum como um fórum com mais participantes mas o Pedro não considera que esse seja o objectivo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou em crer que uma mudança de nome pode ajudar a ir buscar novos utilizadores, mas mudar apenas por mudar pode fazer desaparecer o nome das pesquisas habituais.

A verdade é que ao pesquisar com os termos:

Finanças Pessoais

Média mensal da Euribor

para dar dois exemplos, o forum/blog é uma primeira escolha.

Uma solução pode passar também pelos Links patrocinados do Google que ajudam com as pesquisas e dão uma informação de amplitude global.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão que se levanta, em parte, é porque é que há um número relativamente baixo de pessoas a participar no fórum. Será mesmo assim ou haverá algo em concreto que se pode melhorar?

Sinceramente não sei até que ponto a mudança do nome do site teria impacto na participação. As pessoas não participam pelos mais diversos motivos:

* não se sentem capazes de o fazer (há imensa "iliteracia financeira")

* não estão habituadas a fazê-lo (quantas pessoas conhecem que na vida real se metam activamente no meio de uma discussão, sobretudo entre pessoas que não conhecem? Ou que tenham a coragem de fazer daquelas perguntas básicas só porque tem vergonha de parecer burro?)

* não sabem fazê-lo - eu recebo imensas mensagens privadas de pessoas que pensam que estão a colocar uma mensagem no fórum; noutras ocasiões provavelmente nem a isso chegam... a iliteracia informática tem um papel também (claro que isto não se aplica aos utilizadores habituais... mas sem perguntas também não há respostas)

* não gostam do estilo de outros membros (às vezes basta ter o azar de apanhar uma resposta torta logo ao início para não voltar a por cá os "pés")

* têm mais o que fazer (apesar do fórum ter cerca de 2 anos já várias pessoas que foram muito activas em tempos e foram deixando de participar por estarem ocupadas com outras coisas na sua vida pessoal)

* encontram as respostas que procuravam e pronto (apesar de tudo, há já uma base de dados de conhecimento com uma dimensão razoável - as pessoas procuram a resposta a um problema específico, vêm ter ao site, lêem a solução e não precisam de colocar a mesma pergunta novamente)

Estou em crer que uma mudança de nome pode ajudar a ir buscar novos utilizadores, mas mudar apenas por mudar pode fazer desaparecer o nome das pesquisas habituais.

Duvido - a mudança do título só terá impacto em quem pesquisar directamente por "Pedro" ou "Pedro e o Blog" e não sei se haverá muitos a fazê-lo.

Poderia ter um impacto inicial se o URL for alterado mas mesmo isso pode ser recuperado em pouco tempo se a coisa for feita em condições (não sei é o controlo que o Pedro tem sobre o servidor para reencaminhar automaticamente para um novo endereço se for caso disso... mas isto já é demasiado técnico para discutir agora).

E voltando à pouca participação - então não há mais propostas para novos nomes? Eu não acho que o nome actual seja um grande problema, mas talvez votasse num nome novo se gostar dele ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente não sei até que ponto a mudança do nome do site teria impacto na participação. As pessoas não participam pelos mais diversos motivos:

* não se sentem capazes de o fazer (há imensa "iliteracia financeira")

* não estão habituadas a fazê-lo (quantas pessoas conhecem que na vida real se metam activamente no meio de uma discussão, sobretudo entre pessoas que não conhecem? Ou que tenham a coragem de fazer daquelas perguntas básicas só porque tem vergonha de parecer burro?)

* não sabem fazê-lo - eu recebo imensas mensagens privadas de pessoas que pensam que estão a colocar uma mensagem no fórum; noutras ocasiões provavelmente nem a isso chegam... a iliteracia informática tem um papel também (claro que isto não se aplica aos utilizadores habituais... mas sem perguntas também não há respostas)

* não gostam do estilo de outros membros (às vezes basta ter o azar de apanhar uma resposta torta logo ao início para não voltar a por cá os "pés")

* têm mais o que fazer (apesar do fórum ter cerca de 2 anos já várias pessoas que foram muito activas em tempos e foram deixando de participar por estarem ocupadas com outras coisas na sua vida pessoal)

* encontram as respostas que procuravam e pronto (apesar de tudo, há já uma base de dados de conhecimento com uma dimensão razoável - as pessoas procuram a resposta a um problema específico, vêm ter ao site, lêem a solução e não precisam de colocar a mesma pergunta novamente)

Partilho de algumas razões para a pouca participação no fórum, apontadas pelo Paulo e também me parece que não é pela mudança de nome que se vai lá!...  :o

Duas possibilidades de aumentar o número de participantes:

- intervenção pública em discussões sobre este tema (Finanças Pessoais);

- a publicitação em sites visíveis como os que apontei no tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2185.0.html

É claro que deve ter os seus inconvenientes ($$$$$), mas este também tem imensa publicidade que "atrapalha" um pouco o fórum em si. É claro que depois de ter clicado inadvertidamente numa dessas publicidades e passar a receber directamente no email diariamente, publicidade não desejada passei a "ignorá-la"!...

Ao efectuar uma pesquisa recentemente, descobri mais este site: http://www.pedropais.net/

Parece-me que têm a mesma origem (Pedro Pais)!...  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Reitero o que disse anteriormente.

Um fórum como este tem que estar diariamente ligado a outros fórums, a outras páginas que discutem temas idênticos. Tem que estar numa contínua interação com mais pessoas com mais fórums com mais informação.

O meio preveligiado para obter essa forte e continua divulgação é o Facebook. É através dele que as notícias chegam às pessoas que adiram à nossa página. É através de intervenções em nome de Pedro e o Blog que o nosso logótipo aparece noutros sítios. É a curiosidade ou a pertinência da participação que vai fazer as pessoas clicarem lá e verem o facebook e ao verem a nossa página do face tem lá o site para o site. Não tenho dúvidas que muitas mas muitas mais pessoas vão ficar a saber da existência do nosso fórum e quantas mais visitas mais o potencial de registo que teremos.

No entanto o facebook embora seja uma montra global de um produto, por si só não faz milagres. Depois dependerá tb muito do aspecto mais profissional que o fórum terá e aí coloca-se em causa o NOME e mesmo a estética ou mesmo o número elevado de fórums que tem.

Atenção a mudança nunca pode ser radical. Comecem pelo face e pelo nome e deixem a estrutura do fórum para depois. Pois assim vamos medir a retenção dos users com a nova dinâmica que o facebbok promove e podem gostar mesmo assim como está o nosso visual.

Nunca mudar tudo ao mesmo tempo. 1º Facebook, 2º nome, 3º visual e estruturação do fórum. Tudo isto com semanas de intervalo ou mesmo meses. Apostem nas ferramentas que temos gratuitas para fazer o nosso Marketing voluntário e gratuito. Tenhamos ambição porque este fórum tem enorme potencial de desenvolvimento!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Eu acho que realmente o nome é muito importante.. Não acho este nome muito bom , primeiro porque isto não é um blog , é um forum. Já aqui faz muita diferença.Depois porque realmente não tem  nada a ver com finanças.Com este nome poderia ser qualquer coisa .Tecnicamente há dois erros no atual nome deste forum.

O novo nome poderia ser desde algo muito profissional como money managment ou Portal de Finanças Pessoais ou seja lá o que for até algo mais descompromissado como Poupa Tostões , mas tem que estar ligado às finanças.

Eu acho que a mudança só pode ajudar o forum. As pessoas que já aqui participam continuarão a participar, e os que ainda não conheçem , terão uma melhor idéia do que se trata logo à partida. Ao saber logo ao ler o nome de que se trata , o internauta tende já a vencer a inércia existente de pensar que estará abrindo algo sem interesse.

Tem que se ter em conta que hoje em dia somos contaminados continuamente com lixo na net e temos uma tendencia quase automatica de deletar tudo. Se nos aparece à frente um Pedro e o Blog...

Eu confesso que só cheguei aqui pelo livro do Pedro. De outra forma...acho que não vinha cá...

O nome Pedro e o Blog foi bom para o começo.Mas se querem que mais gente conheça e participe , há que chamar essas pessoas e não nos podemos agarrar a nostalgias , etc.  Há que ser agressivo.

Se querem abrir uma companhia aérea , por exemplo , vão chamá-la de Trans Portugal , TAP air Portugal, Portugal Airlines ou vão chamá-la de Empresa do Pedro , ou o Mundo do Pedro ?

È a mesma coisa.

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O nome Pedro e o Blog foi bom para o começo.Mas se querem que mais gente conheça e participe , há que chamar essas pessoas e não nos podemos agarrar a nostalgias , etc.  Há que ser agressivo.

Aí está uma pessoa de visão!

Parabéns SpeedBird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

parece que este tópico vai seguir o caminho de muitos outros... Cair no esquecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

parece que este tópico vai seguir o caminho de muitos outros... Cair no esquecimento.

Sim, parece que sim. Agradeço os inputs de todos e concluí que o possível benefício não supera os custos (e esforço) envolvido, pelo que o nome não vai mudar.

Quem quiser realmente ajudar tem agora uma boa hipótese: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3414.0.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois eu vi esse tópico mas não é por aí o caminho isso não vai mudar nada.

Mais não posso fazer não posso obrigar a mudar quando o próprio administradro não quer. Resta-nos continuar a participar :'(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois eu vi esse tópico mas não é por aí o caminho isso não vai mudar nada.

Mais não posso fazer não posso obrigar a mudar quando o próprio administradro não quer. Resta-nos continuar a participar :'(

Não és obrigado a participar e não penses que é um favor que me fazes.

Só cá está quem quer e quem tem vontade de ajudar na prática. De planos, ideias, ambições e afins está a Net cheia, coisas concretas é que não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

todas as participações são bem-vindas! Todos ajudamos. No entanto sempre entendi que este fórum poderia ter outra projecção pois tem capacidade para muito mais do que é. No entanto não é com a vontade dos users que isso se faz mas sim tem que partir da administração.

Concretamente já te enviei um email com os problemas, com as soluções e disponibilizei-me para ser uma das 3 pessoas que iriam começar a dar outa vida ao fórum através do facebook. Podes até colocar aqui o email para que todos possam ver. Mais concreto que isso não sei que será!

Quando me refiro a que continuamos a participar refiro-me no meu caso a outras ambições que tinha para o fórum mas que tais não são correspondidas nem o nome vai ser alterado pelo que resta continuar a participar e esquecer que alguma vez este blog poderia dar o salto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead