Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
jppm

Recibos Verdes - IVA + IRS (urgência)

3 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Chamo-me João e gostaria de dar os Parabéns pelo forum. Acabei de me inscrever neste forum pois gostei bastante do que li dos antigos posts.

Hoje fui abrir actividade como Designer e comprei os respectivos recibos. Na altura coloquei as minhas dúvidas sobre o preenchimento e a senhora ajudou me e senti-me esclarecido. No entanto, surgiram algumas duvidas as quais vou tentar colocar aqui de forma mais explicita que conseguir.

Aviso: não sei bem os termos técnicos correctos por isso é normal que surja alguma gafe da minha parte (como por exemplo pagar IVA, cobrar IVA ou descontar IVA)

Finanças - qual o ordenado que pensa receber com os recibos verdes?

Eu - 850euros.

Finanças - Então fica no escalão normal e terá que pagar IVA (pois passa os 10.000€ ano)

850 € + 178.5 € IVA (21%) = 1028.5 €

1028.5 € - 182.75 € IRS (21.5%) = 845.75 €

Isto foi o que me foi explicado num papel na altura da abertura da actividade (hoje).

1ª Dúvida: Visto só ter aberto actividade hoje e já estamos em Setembro praticamente, tenho que cobrar IVA já em cada recibo?

Tinha ideia que só se ao fim de 12 meses (ano fiscal) o total dos recibos fosse superior ao 10.000€ é que no ano a seguir se tinha que pagar ou cobrar IVA.

Entretanto encontro-me numa empresa em regime de freelancer e o total acordado a receber foi de 1200 € limpos. Entretanto a pessoa do financeiro foi de ferias e deixou um cheque para mim nesse valor…

2ª Dúvida: Agarrando no exemplo que me foi explicado vou receber 1194 € o que não é muito grave. No entanto, se ainda que tiver que descontar IVA e IRS aí o caso já muda de figura !

Seguindo o exemplo que me foi explicado de manha nas finanças:

1200 + 252 (IVA) = 1452 €

1452 - 258 (IRS) = 1194 € importância recebida

------------------

Concluindo,

O cheque tem o valor que eu pedi, tenho que pedir alteração do cheque de modo a ter o IVA e o IRS ? Segundo o que entendi a diferença entre o IVA e o IRS é de 0.5% o que para valores mais baixos não é significativo, daí em vez dos 1200 ser 1194€.

Espero ter-me explicado minimamente bem. Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos, João.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto à 1ª Dúvida:

Ficou logo sujeito a IVA porque a A.F. extrapolou dos 850 euros para o seu rendimento anual e este ficou acima do limite para a isenção e que são os € 10.000.

Tivesse indicado 800 euros e já beneficiaria dessa isenção inicial. ;)

No que toca à 2ª questão:

É melhor pedir uma nova emissão do cheque onde esteja o valor efectivo de € 1194. Entretanto como liquidou IVA terá de entregar os € 252, o que lhe deixa um valor final de € 942.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

vou receber 1200.00€ a recibos verdes, mediante este valor qual vai ser a totalidade dos meus descontos no presente ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0