peter.a

Duvidas sobre Crédito à Habitação

9 publicações neste tópico

Bom dia,

tentei procurar esclarecer as minhas dúvidas no forum sobre o Crédito à Habitação e, embora tenha encontrado muito conteúdo util, gostaria de partilhar convosco a minha situação em particular.

Eu e a minha namorada (na casa dos 30) estamos a pensar em comprar um apartamento. Temos em mente comprar um T2 usado, com um valor a oscilar entre os 100.000€ e os 115.000€ no máximo.

Somando os rendimentos de ambos, dá qualquer coisa como 1.300€ euros mensais (líquidos). Possuímos 35.000€ para dar como entrada para o apartamento e temos ainda algum de parte para efectuar obras essenciais no apartamento (nomeadamente cozinha e mobiliário).

Com os nossos rendimentos, podemos avançar de forma relativamente estável ou o risco será considerável?

Obrigado e cumprimentos a todos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja, um pedido de empréstimo de até 80.000€. Sendo um bocado pessimista e supondo uma taxa de 5% (já prevendo uma subida das taxas) e um prazo de 25 anos dá (usando a calculadora do blog) cerca de € 470€ de prestação.

Dá um pouco acima de 1/3 do rendimento líquido que normalmente se recomenda como tecto a não ultrapassar, mas também é improvável que as taxas não subam a estes níveis tão depressa e podeis sempre aumentar um pouco ao prazo do empréstimo.

E de qualquer forma, no cenário que referi, acho que tendes bastante folga para renegociar o contrato se as coisas começarem a ficar apertadas...

Se a vossa situação profissional for estável, não deveis ter grandes problemas em conseguir o crédito nessas condições...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado pela previsão.

Os empregos são estáveis (se é que se pode "dizer" isso de hoje em dia), felizmente. Próximo passo é melgar os bancos :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado pela previsão.

Os empregos são estáveis (se é que se pode "dizer" isso de hoje em dia), felizmente. Próximo passo é melgar os bancos :)

Quando diz que são estáveis quer dizer que são efectivos é isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando diz que são estáveis quer dizer que são efectivos é isso?

Correcto, somos ambos efectivos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

È a tua namorada. As condições de emprego são estáves.

Além de pensar nas condições do empréstimo em si , tens que pensar também como ficarão as coisas e com quem ficarão as coisas em caso de separação. Pode tudo complicar-se bastante.

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

È a tua namorada. As condições de emprego são estáves.

Além de pensar nas condições do empréstimo em si , tens que pensar também como ficarão as coisas e com quem ficarão as coisas em caso de separação. Pode tudo complicar-se bastante.

Speedbird

É uma observação pertinente, pois pelo rendimento conjunto dá para ver que, se desse algo para o torto, seria complicado para qualquer um de nós ficar com a casa. Mas namoramos há quase dez anos e está mesmo na altura de dar o passo seguinte..

Mas agradeço a chamada de atenção, comprar casa não é brincadeira :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma observação pertinente, pois pelo rendimento conjunto dá para ver que, se desse algo para o torto, seria complicado para qualquer um de nós ficar com a casa. Mas namoramos há quase dez anos e está mesmo na altura de dar o passo seguinte..

Mas agradeço a chamada de atenção, comprar casa não é brincadeira :)

Julgo que o cuidado é o mesmo que devem ter os casados e unidos de facto. O crédito fica no nome dos dois, os dois vão pagar a casa,  logo a casa será dos dois, ou não? Se fossem casados teriam o mesmo problema se se separassem (dificuldade de um  sozinho pagar a casa).

Felicidades, é o que lhes desejo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sendo vocês efectivos e ao terem capacidade de aforro como dizes ter 35000€, acho que qualquer banco vai querer vos fazer o crédito!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead