sultão

DISTRATE

13 publicações neste tópico

Segundo a DECO, a CGD, o Banco Popular, o Deutsche Bank, o Crédito Agrícola, o Finibanco e o Montepio cobram entre 78 e 208 euros pelo distrate de hipoteca e imposto de selo, se o cliente respeitar o prazo do contrato

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=440569

Em comunicado, que ainda não localizei, mas gostava de ler na íntegra, a CGD diz que não cobra comissões pelo distrate de hipoteca e imposto de selo, se o cliente respeitar o prazo do contrato no crédito à habitação.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=440675

Pergunto:

Em que ficámos? Paga-se ou não?

Responda quem souber. Eu não sei.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

uma boa pergunta, mas acho que quem deve estar certo é a DECO

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu sou cliente montepio... "dono do banco"  ;D

estou a planear efectuar amortização total do meu CH... e pelo que um amigo meu (funcionário no MG) me disse, além dos 0.5% de penalização por amortização total, tenho que pagar +192€ pela extinção da hipoteca (acho!?)...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ainda tens de pagar para amortizar a totalidade. Chulice!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eis a resposta que obtive após ter questionado a CGD via e-mail:

No que diz respeito ao distrate da hipoteca, referimos que, após a liquidação total do empréstimo, a Caixa Geral de Depósitos emite um documento em que renuncia à hipoteca que foi constituída a seu favor e em que declara liquidada a dívida, deixando, pois, de exercer quaisquer direitos sobre o imóvel em causa.

Este documento será facultado pela Agência e tem um custo de 104,00€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

104€ :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse documento, chamado de Distrate é dado ao cliente sempre que este LIQUIDA o crédito e não o Amortiza (Tem diferenças óbvias estes dois verbos), como já aí foi dito. E isto é uma Renúncia de Hipoteca, o que em termos práticos, o Imóvel fica livre de quaisquer ónus.

Para além de os Bancos estarem proibidos de cobrar esta comissão há algum tempo, não sei porquê continuam a cobrar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse documento, chamado de Distrate é dado ao cliente sempre que este LIQUIDA o crédito e não o Amortiza (Tem diferenças óbvias estes dois verbos), como já aí foi dito. E isto é uma Renúncia de Hipoteca, o que em termos práticos, o Imóvel fica livre de quaisquer ónus.

Para além de os Bancos estarem proibidos de cobrar esta comissão há algum tempo, não sei porquê continuam a cobrar.

Estou em vias de liquidar o meu CH e obviamente interessada  em saber se tenho ou não que pagar o distrate.

Sabes-me dizer onde posso ler o que afirmas: "os estarem proibidos de cobrar esta comissão"?.

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz uma breve pesquisa nos Cadernos do Banco de Portugal e não encontrei, mas tenho isso algures num Dossier que não encontro.

O mais fácil mesmo é enviares um e-mail para a DECO que estes podem fornecer-te essa informação mais detalhada.

Se encontrar aquilo digo-te.

Uma pergunta, se não é indiscrição minha.

Qual o valor actual em dívida? O Crédito é mesmo crédito à Habitação ou Multinalidades? Pois no primeiro só se paga 0,5% de comissão de liquidação antecipada, enquanto no segundo é, por norma, 2%. E se for Taxa fixa, pode ser uns 3%.

Há por algures no site negocios.pt uma calculadora especifica onde dizia se era mais vantajoso liquidar ou pegar no dinheiro disponível para aplicar num DP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz uma breve pesquisa nos Cadernos do Banco de Portugal e não encontrei, mas tenho isso algures num Dossier que não encontro.

O mais fácil mesmo é enviares um e-mail para a DECO que estes podem fornecer-te essa informação mais detalhada.

Se encontrar aquilo digo-te.

Uma pergunta, se não é indiscrição minha.

Qual o valor actual em dívida? O Crédito é mesmo crédito à Habitação ou Multinalidades? Pois no primeiro só se paga 0,5% de comissão de liquidação antecipada, enquanto no segundo é, por norma, 2%. E se for Taxa fixa, pode ser uns 3%.

Há por algures no site negocios.pt uma calculadora especifica onde dizia se era mais vantajoso liquidar ou pegar no dinheiro disponível para aplicar num DP.

A minha dívida é de pouco mais de 10 000 €; CH e taxa variável. Acho que consigo fazer os cálculos  ;)

E não é só o distrate que se paga ! Depois ainda há as despesas notariais. Enfim.....Sempre a pagar!

Quanto à DECO, extraí da revista de Setembro o seguinte:

"

“Facadinha” por menos 200 eurosRegra geral, quem leva o contrato até à última prestação tem menos custos. Metade dos bancos que analisámos isenta mesmo os clientes de todas as despesas: ActivoBank, Banco Best, Banco BPI, Banco Espírito Santo, Banco Português de Negócios, Barclays, Millennium bcp e Santander. Ainda assim, por vezes, compensa terminar o contrato nem que seja um ou dois meses antes da data final. É o caso da Caixa Galicia (excepto o protocolo DECO/Caixa Galicia, que está isento), da Caixa Geral de Depósitos, do Banco Popular, do Deutsche Bank, do Crédito Agrícola, do Finibanco e do Montepio.

Estes bancos cobram entre € 78 e € 208 pelo distrate de hipoteca e imposto de selo se o cliente respeitar o prazo do contrato estoicamente. Já se amortizar antes, alguns incluem aquela comissão, ou parte dela, na penalização máxima que o consumidor é obrigado a pagar (0,5% ou 2% sobre o capital em dívida, consoante o crédito seja de taxa variável ou fixa). Ou seja, em vez de premiarem os clientes fiéis, alguns bancos penalizam-nos. Vejamos o exemplo da Caixa Galicia, supondo que falta apenas uma prestação de € 350 para liquidar o crédito (taxa variável). Se cumprir o contrato, paga € 208 pelo distrate. Se amortizar um mês antes, gasta só € 1,75 (€ 350 × 0,5%), cerca de € 200 menos.

Penalização a dobrarAté 2007, os bancos aplicavam penalizações pela amortização antecipada do crédito à habitação que chegavam aos 5% (€ 1000 para um empréstimo de 20 mil). A intenção era onerar a saída dos clientes de tal forma que a mudança para outros bancos se tornasse quase incomportável.

A lei entendeu, e bem, que se tratava de um entrave à concorrência. Por isso, limitou aquela penalização a 0,5% e a 2% e estendeu-a a todos os créditos cujo hipoteca seja um imóvel do crédito à habitação (por exemplo, os multiusos).

Além disso, esclareceu que aquela percentagem deveria reflectir todos os encargos bancários com o fim do contrato, excepto os notariais e os de natureza fiscal. Resultado: em vez de € 1000,os bancos passaram a cobrar apenas € 100 ou € 400 para dívidas de 20 mil, por exemplo.

Em regra, todos os bancos cumprem a lei, mas dois insistem em desrespeitar o consumidor e cobrar mais do que o permitido. À penalização legal, o Crédito Agrícola e o Deutsche Bank somam o custo do distrate de hipoteca, que deveria estar incluído naquela percentagem (€ 78 e € 90, respectivamente).

Na prática, em vez de uma penalização de0,5%, exigem 0,72% e 0,75% pelo reembolso antecipado de 40 mil euros. Se amortizou um crédito recentemente num destes bancos, exija o que pagou a mais. Só o Banco Big cobra menos

do que o permitido nos créditos de taxa fixa: 1% em vez de 2 por cento.

Avise 10 dias antesPara saber quanto o banco pode cobrar pelo fim do contrato, consulte o plano de pagamentos do seu empréstimo e multiplique o valor em dívida por 0,5% ou 2%, consoante tenha contratado um crédito de taxa variável ou fixa. Adicione a

este valor o imposto de selo sobre a penalização, à taxa de 4 por cento.

Envie uma carta ou um e-mail ao seu gestor de conta, para informar que pretende amortizar a dívida na totalidade. Faça esta comunicação com 10 dias de antecedência, pelo menos. Além da penalização, conte com mais € 100

na conservatória do registo predial para formalizar o negócio. Leve também o distrate de hipoteca, os documentos pessoais e a caderneta predial.

Penalizações até 0,5% e nem mais 1 euro

A lei que limitou os custos por reembolso

antecipado do crédito à habitação continua

a não ser totalmente cumprida.

O Crédito Agrícola e o Deutsche Bank

adicionam outras comissões à penalização

legal de 0,5% ou 2 por cento.

■ Quando o cliente cumpre o contrato até

ao fim, sete bancos exigem uma “comissão”

pelo distrate de hipoteca, que pode ir até

aos 200 euros. Enquanto insistirem neste

encargo, devem incluí-lo no cálculo da taxa

anual efectiva divulgada ao consumidor.

Esta reflecte o custo total do crédito.

■ A DECO já denunciou estes resultados ao

Banco de Portugal e à Secretaria de Estado

para a Defesa do Consumidor. Na carta,

exigimos mais fiscalização para o sector."

In: http://www.deco.proteste.pt/credito/20100901/credito-a-habitacao-Attach_s608661.pdf

que só os associados têm acesso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixo aqui o meu testemunho.

Afinal não tive que pagar +192€ pelo distrate da hipoteca  ;D

Solicitei antecipadamente a liquidação do meu CH ao Montepio e fui informado que não seriam +192€ (para emissão de documento de distrate) mas, 121,5€ (com taxas e impostos...)

A liquidação foi efectuada em 13/10/10 com penalização de lei (0,5%). O documento de distrate tem a data de 15/10/10 e foi levantado (num balcão diferente e escolhido por mim) no dia 18/10/10... e, até hoje, ainda não debitaram os tais 121,50€...  ???

Já efectuei o cancelamento de hipoteca na conservatoria... e só paguei 50€...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber se podem cobrar o distrate pelo crédito multiopções. Penso que só se aplica ao CH, mas queria ter a certeza.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber se podem cobrar o distrate pelo crédito multiopções. Penso que só se aplica ao CH, mas queria ter a certeza.

Se estiver previsto no preçário podem... O que diz no preçário?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor