coolzero

IMT - Quanto é?

10 publicações neste tópico

Viva,

Preciso da vossa ajuda antes que dê um tiro na minha própria cabeça.

Tou num processo de compra de habitação. A casa custa 185.000€ e tá avaliada em mais de 200.000€.

Nas simulações dos bancos o IMT fica à volta dos 4.500€. Ando agora aqui a brincar no site das finanças, onde também se pode fazer a entrega do IMT para depois pagar. Não sei onde estarei a errar mas aqui a simulação dá 12.000€...

Onde diz valor de contrato é suposto ser 185.000€, certo? E na parte dos benefícios? É para meter alguma coisa?

Outra questão... A casa (e o crédito) é suposto ficarem em nome de 2 pessoas: meu e da minha namorada. No entanto ainda não somos casados. No pedido de IMT só dá para colocar 1 número de contribuinte... Não há problema?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu caro o IMT é calculado a partir do valor da aquisição, o que no seu caso dá um valor de 4.528€.

Quanto ao seu pagamento, quando o imóvel é adquiridos por pessoas que não sejam casadas o pagamento será efectuado nas respectivas proporções, que no seu caso será de 50% para si e 50% para a sua namorada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu caro o IMT é calculado a partir do valor da aquisição, o que no seu caso dá um valor de 4.528€.

Quanto ao seu pagamento, quando o imóvel é adquiridos por pessoas que não sejam casadas o pagamento será efectuado nas respectivas proporções, que no seu caso será de 50% para si e 50% para a sua namorada.

Esqueceste-te de dizer para ele não dar um tiro na cabeça dele nem na de ninguém. looooool. Boa Páscoa a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ensina-me lá o truque que usaste para chegar a esse valor. Esse também o valor que tenho na simulação do Totta mas após várias tentativas no simulador das finanças consegui chegar a um valor de 4.300 (com código de benefício 74) e 5.300€ (com código de benefício 4).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

SIM O IMT É CALCULADO PELO VALOR DA AQUISIÇAO - MAS ATENÇAO - ELE PODE VIR A SER RECTIFICADO SE A CASA FOR AVALIADA PELAS FINANÇAS - A AVALIÇAO DFOS BANCOS NAO SERVE PARA NADA AQUI-

PARA MAIS DUVIDAS E AJUDA  - TEL 93 426 24 35 OU

WWW.PAPELADA.NO.SAPO.PT OU  WWW.JA-ESTA.COM

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoal,

Desculpem lá voltar a este assunto :)

Eu não tenho muito tempo para ir às finanças e ainda por cima sei que se lá for vou ter imensas horas na fila. Gostava que alguém me explicasse umas coisas sobre a entrega da declaração do IMT online - existem alguns campos que não sei preencher.

Em anexo a este post está uma imagem da declaração online.

1º. Quadro V - Quota parte - Vou comprar com a minha namorada (ainda somos só solteiros). Eu devo meter 1/2 na minha declaração e ela 1/2 na dela?

2º. Quadro V - Valor do contrato - É o valor pelo qual comprei a casa? Neste caso 185.000€? Ou é dividido por dois? 92.500€?

3º. Quadro V - Código - É o 4 (Habitação) ou o 74 (Exclusivamente para habitação própria e permanente) ou outro?

4º. Quadro VI - É o valor da compra apenas? (185.000€) Acho que não vou ter quaisquer outros custos...

Desculpem lá estas perguntas. Sei que para muitos de vós estas coisas são óbvias mas não queria arriscar e fazer alguma asneira.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tanta gente que já comprou casa e pagou o IMT e n há ninguém que me ajude :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tanta gente que já comprou casa e pagou o IMT e n há ninguém que me ajude :(

Eu não comprei. Fiz autoconstrução.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

coolzero  :)

Eu tratei do assunto directamente nas finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois... Eu também já lá fui... Teve de ser para ver se a coisa não corria mal...

Entretanto hoje é a escritura  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead