Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Claudia Costa

imposto de sucessão

3 publicações neste tópico

Olá,

Gostaria de saber o seguinte:

Sou beneficiária de um testamento da minha avó.Existem mais herdeiros, nesse caso directos, os filhos da minha avó.

Ser beneficiária de um testamento, fico issenta do imposto de sucessão?

Tenho de declarar nas finanças que sou beneficiária do mesmo? Passarei a pagar algum imposto (e qual) sobre os bens a herdar?

Na minha declaração do IRS virá algo sobre esse assunto?

Pagarei já o IMI dos imóveis? Neste momento o IMI consta em nome do cabeça de casal dos herdeiros, pois ainda se está na fase da elaboração da escritura da habilitação de herdeiros.

Agradeço a quem obtiver informações sobre este assunto.

Cláudia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Já não existe o imposto sobre sucessões e doações.

Existe apenas o imposto de selo que incide também nas transmissões gratuitas.

No seu caso está isenta de tributação em imposto do selo dada a relação familiar com a sua avó.

Não obstante a isenção o cabeça de casal tem de relacionar os bens e indicar os beneficiários dos mesmos até ao final do 3º mês seguinte ao óbito.

A aquisição gratuita para já não terá qualquer impacto na sua declaração fiscal de IRS, portanto não terá de declarar nada.

Estará isenta de IMI se for por exemplo residir num dos imóveis, tornando-a como habitação permanente e sendo esse o seu domicílio fiscal (atenção que esta isenção depende do Valor Patrimonial Tributário - até € 236.250 consegue beneficiar).

O IMI é pago por quem for o proprietário do imóvel a 31 de Dezembro de 2010.

Miguel P.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Sou herdeiro de bens imobiliarios ? de uma tia sem filhos os pais e irmãos todos falaçidos.

Nos somos quatro sobrinhos filhos de tres irmãos, 2 de un e um de cada um dos outros, qual é a parte de cada um?

Qual é o valor das taxas a pagar ao estado ?

Obrigado pela resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0