Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
aimedaca

Perco direito ao Estágio Profissional?

5 publicações neste tópico

Boa noite,

Tenho dissipado muitas das minhas questões pela leitura deste forum, mas esta é uma dúvida que não consegui esclarecer, espero que me consigam ajudar.

É o seguinte eu acabei a licenciatura em Eng. Mecânica este mês e tenho a possibilidade de realizar um curso numa escola de formação chamada ATEC, não sei se conhecem, é uma Escola que tem as instalações e foi criada pela Autoeuropa, mas é como se fosse uma escola independente, não serve apenas a Autoeuropa, também serve outras empresas.

O curso chama-se "Curso de Integração Empresarial de Quadros" e tem a duração de 12 meses, sendo 161 horas de "Formação Sócio-cultural" que são aulas na dita escola sobre marketing, Técnicas de Apresentação, Higiene e Segurança, coisas desse género, e 1608 horas de "Formação Prática em Contexto de Trabalho" que não é mais nem menos que estar a realizar um trabalho na minha área Eng. Mec., resumindo é 1 mês de formação teórica e 10 meses de trabalho em uma empresa com protocolo com a escola.

A minha dúvida é se alguém sabe se eu realizar este curso irei perder o direito a realizar posteriormente estágio profissional?

O que eles pagam digamos que chega para as despesas, esta página contém toda a informação sobre curso:

http://www.atec.pt/ficha-de-cursos-standard.html?cId=19

Se não me conseguirem ajudar, sabem ode posso dissipar este tipo de dúvida?

Agradeço  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não te sei responder e és capaz de teres dificuldades em obter uma resposta concreta.

Ouviam-se rumores de que iam acabar e agora, pelo menos por um tempo que dizem de balanço, vão mesmo "parar". No anterior regime nada impedia que fizesses formação.

Lê esta notícia:

http://www.ionline.pt/conteudo/71244-estagios-profissionais-fechados-balanco-

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria que a melhor entidade a quem colocar essa pergunta é mesmo a ATEC pois eles conhecem as condições do curso melhor do que ninguém. Além disso, pelo que percebi, do curso pode resultar desde logo um emprego, portanto dá para te ires informando melhor sobre isso desde já.

De qualquer forma, o regulamento dos Estágios Profissionais está disponível no IEFP. Um excerto:

Destinatários

2.3.1 Constituem-se como destinatários dos apoios previstos no presente Regulamento, os jovens com idade até aos 35 anos, inclusive, aferida à data de entrada da candidatura, à procura do primeiro emprego ou de novo emprego e que seja detentor de formação de nível superior.

...

2.3.4 Considera-se jovem desempregado à procura do primeiro emprego, aquele que se encontra numa das seguintes situações:

a) Esteja inscrito no IEFP, IP como tal;

B) Nunca teve registos de remunerações na segurança social;

c) Não tenha exercido uma ou mais actividades profissionais (por conta de outrem ou como trabalhador independente) por um período de tempo, no seu conjunto superior a 12 meses.

2.3.5 Considera-se desempregado à procura de novo emprego, aquele que se encontra numa das seguintes situações:

a) Tenha adquirido uma formação qualificante que lhe permita o acesso a nível de qualificação distinto (nível de qualificação superior ao que detinha) e não tenha tido ocupação profissional, nessa área, por período superior a 12 meses.

Assim de repente, não me parece que essa formação conte como emprego, mal é remunerada sequer, quanto mais fazer descontos... Mas como diz a m.elis, isto pode estar prestes a mudar (duvido que restrinjam as condições de acesso, com os níveis actuais de desemprego, mas nunca se sabe)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

caro colega engº mecânico,

relativamente ao estágio, se sim ou não, não sei. Mas há uma coisa que sei: se tens oportunidade de ter essa "formação em contexto de trabalho" nas empresas ou na área do grupo Auto Europa não a percas pois é do melhor que podes encontrar no âmbito da nossa profissão em Portugal: ficarás com um excelente cartão de visita.

E, depois, eu pergunto-te: tu queres um "estágio" ou um emprego ? Supondo que preferes um emprego não percas o dito "cartão de visita", que aliás (não sei, suponho...) poderá dar-te acesso ao emprego se porventura os formandos dessa escola forem (geralmente é assim) alguns "pescados" pelas empresas para as quais gravita: basta seres aplicado e esforçado durante o curso, provavelmente, para teres aí mesmo uma oportunidade...

Relativamente à inscrição na Ordem (se é para isso que queres o estágio) penso que o relatório dessa formação em contexto de trabalho (tenho a certeza) servirá, até porque terás com toda a certeza um colega senior que servirá de teu tutor na empresa onde irás praticar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tendo em conta tudo o que se anda a passar por ai, encerramento indeterminado de estágios profissionais, este curso nem seria mau de todo, e se por acaso o curso não impedisse a realização posterior de estágio profissional, podia ser que nessa altura já os estágios estivessem abertos e aproveitava-o nessa altura.

mas vou me informar na universidade e na propria ATEC se o estágio será perdido ou não.

para o calos2008, sim ter um curso desta natureza é sempre um bom cartão de visita para o futuro.

obrigado pelas respostas..  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0