teresagraca

Será esta uma altura indicada para compra de casa?

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de saber se consideram esta uma altura perfeitamente desaconselhada para comprar casa e desta forma contrair um crédito habitação ou pelo contrário os valores actuais das taxas não influenciam esta decisão por aí além.

Muito obrigada.

Cumprimentos,

Teresa Graça

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende!

Precisa de casa?

1ª ou 2ª habitação?

Os bancos podem conceder CH, desde que consiga "provar" que tem condições para pagar não só no presente, como no futuro!...  :o

Atendendo a que a taxa continua num valor baixo, os bancos compensam a compra do dinheiro (antes conseguiam-no entre pares. Actualmente vão ao BCE!...) com o spread.

Como já deve ter reparado, os spread's têm vindo a subir e como tal se precisa de casa para habitação e quer ser proprietária, isto é, não pretende viver numa casa alugada, quanto mais depressa se despachar melhor!...  ;)

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com as taxas baixas como andam, pode parecer uma altura muito boa para avançar. O importante é prestar atenção ao futuro e ver como a inevitável subida das taxas de juro vai influenciar a prestação.

Fazer simulações tendo em atenção os cenários de subida de 2% ou mesmo 3% nas taxas de juro é essencial. Se nesses cenários a prestação continuar com valores comportáveis (até cerca de 30% do rendimento líquido) então pode-se avançar com alguma segurança (claro que um crédito é sempre um risco - nada garante que em 20 ou 30 anos as taxas de juro não passem os 5%). Se com a subida das taxas de juro em apenas mais 2% ou 3%, a prestação assumir valores mais puxados, o melhor é não se meter nisso para já... O melhor é deixar a compra para daqui por mais algum tempo e ir poupando mais um bocado para conseguir melhores condições por entrar com maior percentagem do valor logo na entrada...

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Não deixa de ser uma boa altura , mas como acho que a crise ainda vai apertar mais com aumentos de impostos para 2011 e 2012 é de pensar se o seu próprio emprego também não estará em risco. Lembre-se que o desemprego ainda está a subir e portanto , mais gente estará aflita em um futuro próximo fazendo com que a oferta aumente e desta forma baixem os preços das casas.

Eu diria que se não precisa de uma casa agora , para si não tem diferença nenhuma meter-se em um crédito , ou juntar mais dinheiro para quando a portunidade chegar pedir menos dinheiro ao banco. Quanto mais puder esperar , menos juros paga ao banco. Mais liquidez tem em caso de algum problema com desemprego.

Não tenha problemas em ter dinheiro no banco. Ele não desaparece. E para quem tem dinheiro há sempre boas oportunidades.

Inclusive , não tendo pressa , discute melhor preços. Se gosta de uma casa faça uma oferta. Se o vendedor não aceitar , volte dali a 3 meses (porque nesta altura quase de certeza que ainda não a vendeu) , e volte a ofereçer. Se gostou meeeeesmo da casa e o vendedor não aceitou volte dali a 8 meses com a mesma oferta ( A necessidade de dinheiro do vendedor agora pode já ser maior d que  há uns meses atrás..).E nesse meio tempo ainda pode descobrir uma coisa que goste ainda mais ou mais vantajosa.

Com dinheiro e sem pressa vc tem mais folego . Vc negocia melhor.

O problema das pessoas de um modo geral é que não conseguem ter dinheiro no banco.Tem que estar sempre a inventar uma maneira de gastá-lo.

Speedbird

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead