Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Paceinca

Dúvidas Recibos Verdes, Actos Isolados...

3 publicações neste tópico

Boas tardes a todos,

Antes de tudo peço desculpa pelo meu primeiro post neste fórum ser sobre dúvidas que tenho sobre questões que me dizem respeito, mas fui dar com o vosso fórum através das várias pesquisas que tento fazer para que as minhas dúvidas sejam esclarecidas.

A verdade é que é tanta a informação que fico todo baralhado...

A minha situação é a seguinte:

Recentemente concluí a minha licenciatura e neste momento ainda não tenho uma coisa séria em perspectiva. Para já o que vou ter é uma ocupação durante 6 dias em Agosto em que vou auferir 30€/dia (portanto 180 no total) que pode ser através de recibos verdes ou acto isolado, e ainda uma ocupação a partir de Setembro em que mensalmente receberei 150€ por mês (isto num clube desportivo em que nem me importa tanto o lucro) por recibos verdes tal como um dirigente desse clube me garantiu (não sei se for por acto isolado se também será possível???). Esta última actividade ainda pode durar vários meses, podendo ser alguns anos conforme as coisas corram ou não bem, podendo considerar-se uma actividade contínua, penso eu.

Ou seja, estas ocupações seriam mais encaradas como uns pequenos biscates e não como algo tão sério.

As minhas dúvidas passam por saber no que é que devo fazer para aproveitar da melhor maneira os rendimentos que vou auferir, ou seja, tendo que cobrar o menor valor de impostos possível??

Importa dizer que não tenho nenhuma actividade aberta nas finanças. Sei que se for acto isolado nem é preciso abrir e basta só cobrar IVA mas as minhas dúvidas prendem-se mais com os recibos verdes, e se vale a pena até fazer por recibos verdes na 1ª ocupação tendo em conta que praticamente a seguir vou ter outra ocupação. Estas ocupações são em entidades empregadoras diferentes e como também no meu caso estes rendimentos são tão baixos nem sei o que realmente devo decidir.

Cumprimentos e desculpem-me o incómodo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a actividade for compatível com as duas não vejo porque não abrir logo recibos verdes para a primeira - escusas de cobrar IVA e de certeza que o cliente agradece ;)

Aliás, no acto isolado acho que a retenção na fonte é obrigatória (desde que o cliente tenha contabilidade organizada) enquanto que pelos recibos verdes podes optar por que não te façam retenção na fonte até atingires um volume de negócios de 10.000€ num ano.

De qualquer forma, do ponto de vista do IRS é a mesma coisa. Quando muito, se te fizerem retenção na fonte no acto isolado vais pagar menos um bocadinho no próximo ano porque esse valor é descontado ao que tens que pagar (mas no total o imposto pago é o mesmo).

Quanto à Segurança Social, ficas isento durante o primeiro ano de actividade, depois tens de começar a descontar (com valores tão baixos é capaz de valer a pena meter um requerimento para tentar pagar menos, dá uma vista de olhos no site da SS para saber mais). Se abrires actividade em Agosto vais ter menos um mês de isenção do que se a abrisses em Setembro... a diferença não deve ser grande.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, já deu para ter uma ideia.

Muito obrigado Paulo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0