Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Semila

Compra de Acções / Custos / Mais Valias

10 publicações neste tópico

Gostaria que me ajudassem no seguinte:

estava pensado entrar no mundo das acções, comprar títulos de alguns bancos e empresas nacionais. Tenho 1.000 € para tal.

gostaria de saber como funciona as mais valias na compra e venda de acções. tenho de declarar no irs? alguem me pode ajudar? obrigado.

e os bancos cobram pela guarda de títulos? recebem comissão? como funciona?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se detiveres as acções durante mais de um ano não tens de declarar nada no IRS. Se as tiveres menos de um ano, as mais valias são tributadas. O banco ou corretora manda-te a declaração para o IRS no início do ano, não precisas de fazer nada.

Quanto a comissões há vários tipos. Todos cobram comissões por cada operação realizada (compra, venda, receber dividendos, etc), podendo este valor ser fixo ou uma percentagem do valor da transacção. Há ainda a chamada comissão de guarda de títulos que para te ser cobrada basta que tenhas acções durante mais de uns meses. Para confirmares todos estes valores tens que consultar os respectivos preçários.

Atenção que os bancos, não sendo a sua especialidade, aproveitam e cobram das comissões mais altas. Vê se não ficas melhor servido através de uma corretora, como esta, por exemplo: http://www.gobulling.com/

Mas, já agora, 1000€ não são um bom capital de entrada. Vais perder mais dinheiro em comissões que aquele que eventualmente ganhes de mais valias, basta fazer as contas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sendo Assim, será melhor invertir num fundo de investimento? ou em ppr's?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos da forma que está o mercado não aconselho.

PPR depende da tua idade.

Vê os depósitos a prazo, estão com boas taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se detiveres as acções durante mais de um ano não tens de declarar nada no IRS. Se as tiveres menos de um ano, as mais valias são tributadas. O banco ou corretora manda-te a declaração para o IRS no início do ano, não precisas de fazer nada.

Quanto a comissões há vários tipos. Todos cobram comissões por cada operação realizada (compra, venda, receber dividendos, etc), podendo este valor ser fixo ou uma percentagem do valor da transacção. Há ainda a chamada comissão de guarda de títulos que para te ser cobrada basta que tenhas acções durante mais de uns meses. Para confirmares todos estes valores tens que consultar os respectivos preçários.

Atenção que os bancos, não sendo a sua especialidade, aproveitam e cobram das comissões mais altas. Vê se não ficas melhor servido através de uma corretora, como esta, por exemplo: http://www.gobulling.com/

Mas, já agora, 1000€ não são um bom capital de entrada. Vais perder mais dinheiro em comissões que aquele que eventualmente ganhes de mais valias, basta fazer as contas.

É normal que os bancos cobrem para deixar sair uma carteira de títulos para outro banco? É que encontrei um banco com comissão de guarda ligeiramente mais baixa, mas não está muito explícito no preçário se o meu banco cobra alguma coisa pela saída da carteira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É normal que os bancos cobrem para deixar sair uma carteira de títulos para outro banco? É que encontrei um banco com comissão de guarda ligeiramente mais baixa, mas não está muito explícito no preçário se o meu banco cobra alguma coisa pela saída da carteira.

Já perguntaste ao banco?

E no banco de destino, pode ser que como têm interesse em ficar com a tua carteira, se prestem a suportar os eventuais custos pela transferência, procura isso também ;)

Mas, já agora, os bancos fazem-se um bocado caros para gerir as nossas acções. Antes de mudares, compara com o preçário praticado por algumas corretoras, costumam ser mais baratas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso dessa Gobulling, como transfiro o dinheiro para eles?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Provavelmente por transferência. Mas podes criar uma conta no site e perguntar. Eles têm suporte por chat, acho eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma minuta que deves enviar ao teu banco onde tens actualmente os titulos.

Toma atenção aos custos de transferência, se eventualmente os houver.

O BIG por exemplo para transferência de acções nacionais não cobra despesas.

Tem atenção que o titular da conta de origem deve ser o mesmo da de destino para dessa forma evitares custos no de destino.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se detiveres as acções durante mais de um ano não tens de declarar nada no IRS. Se as tiveres menos de um ano, as mais valias são tributadas.

Se as vender tem de as declarar na mesma no anexo G1, não são é tributadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0