hpassos

Custos - Compra de casa (Avaliação + Comissões + Casa Pronta + IS + IMI +IMT)

5 publicações neste tópico

Alguém consegue explicar em pormenor os custos, assim como os timings burocráticos disto?

Já me informei mais ou menos e na compra de casa com recurso  a crédito ficará mais ou menos assim:

- Pagamento  da avaliação (depende das IC's)

- Pagamento das comissões de dossier/bancárias (depende da IC)

- Escritura e burocracias através do Casa Pronta (650 euros)

- Imposto de selo (0,008 x valor do escritura + 0,006 X montante do crédito) - quando se paga isto e como?

- Imposto Municipal Sobre Transacções (no meu caso dá para pedir isenção - mas como funciona? Tenho de pagar primeiro e depois reembolsam-me?)

- Imposto Municipal Sobre Imóveis (posso pedir adiamento ou isenção não é?)

Alguém dá uma ajuda...thanks!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Conheces o Fórum Casa? Se fizeres uma pesquisa por lá, provavelmente encontrarás a resposta.

Como não sei se é de bom tom, estar aqui a colocar um link de outro fórum, mando-te por PM. O site da DECO, se fores sócio, tb tem uns simuladores que te podem ajudar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda ninguém pagou destas coisas...?

:-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hpassos :)

Vou responder-te apenas aos timings, os custos já os mencionei no link dado pelo Pedro Pais.

Esta é a minha experiência.

-Entrada de documentos no banco para Crédito à Habitação - 8 de Fevereiro 2008

-Avaliação - 20 de Março de 2008.

-Débito bancário do custo da Avaliação - 12 de Maio 2008.

-Débito bancário da Comissão de Empréstimo - 28 de Abril 2008 (No dia da data da carta de aprovação do empréstimo).

-Realização Escritura - 29 de Maio de 2008. (não foi através do Casa Pronta).

-Imposto de selo - uma parte foi paga juntamente com o custo da escritura, ao notário. A outra parte foi-me retirada da conta uns dias depois da escritura.

-IMT- paguei o meu na manhã da minha escritura. De seguida fui mostrar o IMT ao notário para ver se estava tudo conforme, senão teria de voltar às Finanças novamente (Foi um dos funcionários das finanças que me fez este pedido estranho ???, felizmente, estava tudo Ok) Quando comprei a minha casa anterior, tive isenção do IMT, não tive de o pagá-lo 1º.

-IMI - já não posso pedir mais isenções, por isso, vou aguardar que me digam quanto tenho de pagar. O IMI de 2008 só se paga em 2009. Atenção aos prazos para se pedir a Isenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead