adjp

Mais valias imobiliárias

7 publicações neste tópico

Boa tarde.

Tenho uma questão que me estar a baralhar (já fui a diversos sítios (finanças, bancos,...) e ainda ninguem me esclareceu da minha dúvida que é a seguinte:

DADOS: Tenho um apartamento que me custou 97500 euros (em 2000) e pretendo vendê-lo por 100000 para adquirir uma moradia de 200000 euros e para saldar a minha dívida ao banco. Devo neste momento ao banco 65000 e o meu actual apartamento esta avaliado pelas finanças (valor patrimonial) em 118000. Queria contrair novo credito (estóu a apensar pedir a volta dos 200000).

1 questão: Como calculo a mais valia? Com os 10000 ou com os 118000? Como faço as contas?

2 questão: Terei mais valias, ou vez que pretendo contrair novo emprestimo, e saldar o actual?

3 questão: se o banco me conceder os 200000, e depois de pagar a antigo credito (como vou vender por 100000 e devo 65000 fico com 35000) n posso ficar com esse dinheiro (35000) ou tenho de abater nos 200000, isto é só posso pedir 165000? Muito Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1+2: A mais valia é calculada com base no valor por que efectivamente vendes. Entretanto, e porque o apartamento já foi comprado há uma série de anos, há que fazer a actualização do valor de compra para valores actuais. Podes também descontar os encargos com as escrituras e a SISA e agora com a imobiliária, se os tiveste. Mas só com a actualização para os valores actuais, ficas logo com menos valia: 100.000 - 97.500 * 1,28 = -24.800€

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

(NOTA: aquele factor é para vendas em 2009, mas ficas com a ideia).

3: SE o banco te conceder os 200.000€, o que fazes depois com os 35.000€ é lá contigo... a menos que fique alguma coisa estipulada no contrato de crédito com o banco, o que não é nada habitual (mas, em teoria, pode ser uma condição para o banco te fazer melhores condições no novo empréstimo, por exemplo). Não sendo o caso, quando a altura chegar, podes optar livremente entre amortizar à dívida ou investir noutra coisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, li atentamente a sua resposta e fico desde já muito agradecido, mas ainda tenho alguma dúvidas (perdoe a minha ignorância nesta matéria)

1:o valor que ganho com a venda do apartamento, sendo uma menos valia, não tem de ser declarado às finanças, pois não?

2:Nas condições que apresentei (vendendo por 100000 e voltando a pedir uma empretimo à volta dos 200000) é considerado um reenvestimento total?

3:Se sim, fico, neste caso, isento de tributação?

Mais uma vez aobrigado por tudo

Um abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. A declaração às Finanças é feita na declaração de IRS e é obrigatória, sim...

2 + 3. Só é considerado reinvestimento o que sair do teu bolso. Se a nova casa custar 250.000 e pedires 200.00 ao banco pode-se considerar que há 50.000€ reinvestidos. De qualquer forma não há mais valias logo não tens de te preocupar com isso pois não é o dinheiro da mais valia que estás a investir (e que daria direito a que esta não fosse tributada). Não é a compra da casa que é tributada neste aspecto é o lucro que fazes com a venda. Se estás a vender com prejuízo, não há tributação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mais uma vez bom dia

caso concreto

a casa custará 2000000 e estou a pensar pedir os 200000, ou muito perto desse valor (isso se o banco me conceder esse emprestimo, estando dependente, obviamente, da avaliação que mesmo fará).

então sendo assim não sai nada do meu bolso,  pelo que não haverá nada de reenvestimento, certo?

mas como diz, vendendo eu o apartamento com prejuízo, não tenho que me preocupar, pois não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas como diz, vendendo eu o apartamento com prejuízo, não tenho que me preocupar, pois não?

Pela 3ª vez: é como acabaste de dizer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpe e obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead