Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
taranta

Higiene e segurança no trabalho

7 publicações neste tópico

Sou um empresario em nome individual, e tenho um negocio de venda de fruta num mercado municipal. Tenho 2 funcionarios, que são os meus filhos. Vendo no mercado municipal e tambem ando com uma carrinha em venda ambulante,  tenho um armazem junto á minha residencia, onde guardo os produtos numa camera frigorifrica.

Um colega disse-me, que a partir de agora, sou obrigado a contratar um empresa de Higiene e segurança no trabalho, que entre outras coisas me vai obrigar a fazer obras no meu armazém. Venho aqui ao forum, solicitar a algum dos colegas que esteja dentro do assunto, que me confirme se é verdade e em caso afirmativo a partir de quando.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É verdade, que tem quer uma empresa de higiene e segurança no trabalho. O ano passado já era obrigatório. Mas agora o controle é muito mais apertado, pelo que, cada vez mias haverão multas.

Posso dizer-lhe que as multas andam á volta de 25/30 mil euros, dependendo das infrações cometidas.

A sua actividade tem algumas permissas, que a obrigarão a cumprir uma serie de regras escrupulosas, caso não as esteja ainda, a cumprir.

Não efectivamente não estou ainda a cumprir nenhuma permissa, isto já se vem falando á alguns anos, mas com a crise temos deixado andar. Até agora ainda não fomos chateados. Será que se formos apanhados somos logo multados os teremos um prazo para cumprir-mos as referidas premissas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em princípio será logo multado visto que essas medidas já há muito que vigoram, no entanto a atenção dos inspectores tem estado mais virada para as grandes empresas, com um número significativo de funcionários. No entanto sei que eles desde já uns tempos que também andam a inspeccionar as pequenas empresas.

De momento não sei qual é a legislação aplicável mas poderá sempre consultar uma empresa de HST. Como tem um número reduzido de funcionários não necessita de ter permanentemente um técnico de higiene e segurança. O que a grande maioria das pequenas empresas faz é contratar uma empresa que fornece os serviços, faz o levantamento das necessidades ou verificação das condições e aplica, ou melhor, indica-lhe o que tem de fazer para cumprir segundo a lei, além dos exames médicos obrigatórios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em princípio será logo multado visto que essas medidas já há muito que vigoram, no entanto a atenção dos inspectores tem estado mais virada para as grandes empresas, com um número significativo de funcionários. No entanto sei que eles desde já uns tempos que também andam a inspeccionar as pequenas empresas.

De momento não sei qual é a legislação aplicável mas poderá sempre consultar uma empresa de HST. Como tem um número reduzido de funcionários não necessita de ter permanentemente um técnico de higiene e segurança. O que a grande maioria das pequenas empresas faz é contratar uma empresa que fornece os serviços, faz o levantamento das necessidades ou verificação das condições e aplica, ou melhor, indica-lhe o que tem de fazer para cumprir segundo a lei, além dos exames médicos obrigatórios.

É isto tudo.

É obrigatório toda e qualquer empresa ter serviços de HST já desde há muito tempo, mas os empresários ou por desconhecimento ou por outras situações nunca quiseram saber disso. O que é facto, é que o ex-IDICT ou a IGT (Inspecção Geral do Trabalho), pode inclusivé mandar encerrar a empresa por falta deste serviço. Peça informações a várias empresas de HST, pois cada uma pratica o seu próprio preço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez, fosse uma boa ideia consultar o site da HST: http://www.hst.pt/engine.php?cat=33

A HST é uma empresa prestadora de serviços, tal como as centenas de empresas de HST que existem em Portugal  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A HST é uma empresa prestadora de serviços, tal como as centenas de empresas de HST que existem em Portugal  ;)

Tens razão!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0