kinkas

Dúvida IMT

5 publicações neste tópico

Bom dia Exmos. Srs.

Agradecia a vossa ajuda na seguinte dúvida / problema:

Um casal vai comprar uma nova casa pelo valor de 240000,00€

A compra dessa casa realizar-se-à com um processo de permuta.

Um dos elementos do casal é o único proprietário do imóvel que vai servir de permuta o qual será vendido por 85000,00€

Ou seja:

240000,00 - 85000,00€ = 155000,00€

O outro elemento do casal não é dono do imóvel a permutar, apesar de viverem juntos e de se tratar de habitação de família.

Quanto vai pagar cada um de IMT uma vez que apenas um deles tem um bem para dar?

Agradecia imenso a vossa ajuda

Com os melhores cumprimentos - KInk@s

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda, este simulador realmente poderá dar uma ajuda, no entanto, segundo me informaram a situação é um pouco mais complicada do que um simples processo de permuta.

O problema é o seguinte, segundo o que me foi dito:

Num processo normal de permuta é bastante simples, ou seja:

1º Ex. - O casal ( 2 pessoas ) em que AMBOS SÃO PROPRIETÁRIOS do imóvel, ambos podem beneficiar no desconto de IMT, Ex:

240 000 - 85 000 = 155 000    IMT a Pagar = 2.275,00 €

2º Ex. - O casal ( 2 pessoas ) em que APENAS UM DELES É PROPRIETÁRIO do imóvel, apenas esse poderá beneficiar no desconto de IMT, Ex:

240 000 : 2 = 120 000 ( partem ambos com 50 % da dívida para cada um )

O que tem o bem para dar ( imóvel ): 120 000 - 85 000 = 35 000    IMT a pagar = 0

E o outro que IMT pagará, de 120 000 ou de 155 000 ( diferença )?

Agradecido pela atenção.

Obrigado pelo link do simulador. :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que em caso algum o IMT a pagar deve ser superior aos tais 2275€

Julgo que se forem casados não é particularmente importante quem paga porque na prática são os dois (a menos que estejam casados com separação de bens).

Se forem solteiros provavelmente é como dizes - um está isento e outro paga IMT... provavelmente sobre os 120.000€ que lhe correspondem. Mas isto já não tenho a certeza absoluta.

Mas não há como preencher a declaração nas Finanças para saber quanto se ficará a pagar ;)

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/main.jsp?body=/imt/entregaIMTContribuinteAppletForm.jsp

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado :) Pedropais e Pauloaguia

Como já estava a ficar baralhado  ::) ::) com esta dúvida, decidi ir hoje ás finanças a fim de ser esclarecido, apanhei uma grande seca !!  >:( >:( !! mas disseram-se que seria assim:

240000 : 2 = 120 000

O que tem o bem para permutar:

Para que se encontre o valor a pagar, à necessidade de saber qual é o valor para subtrair aos 120 000, se a diferença entre o valor patrimonial ou sobre o valor real que me dão pelo meu imóvel, o que no meu caso é indiferente pois em ambas as situações não pagarei IMT

Diferença entre o Valor Patrimonial        = 120 000 - 41 000 = 79 000

Diferença entre o valor real que me dão = 120 000 - 85 000 = 35 000

O IMT só é pago a partir de 90 418,00, logo estou isento

No caso da minha mulher, ela irá pagar IMT de 120 000 o que será + ou - = 670,00

A juntar a isto à ainda o(s) imposto(s) de selo

Feitas as contas a tudo, iremos pagar um valor entre 2300,00 / 2500,00

Melhor seria não pagar nada mas a ser estes valores não é mau, acho eu...

1 abraço para todos os admins / users  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead